Últimas Notícias

Ao vivo - Hacks de Marketing Digital para enfrentar a crise
Publicidade
Publicidade

Executivos estão sobrecarregados de dados, diz pesquisa

Estudo indica que o crescente volume de informações é resultado da preocupação para satisfazer o consumidor

Por Cláudio Martins - 06/04/2011

Os Executivos estão sobrecarregados com dados, segundo a pesquisa “O impacto empresarial de grande quantidade de dados”, conduzida pela Kelton Research. O levantamento, encomendado pela provedora de tecnologia de negócios Avanade, ouviu 543 executivos responsáveis por decisões em TI, de 17 países da América do Norte e do Sul, Europa e Ásia. Mais da metade dos entrevistados (56%) relataram que a produção de dados está crescendo exponencialmente. Esse resultado também se deve ao fato de que 61% dos líderes das empresas querem ter acesso mais rápido às informações sobre os consumidores.

Cerca de 46% dos entrevistados afirmam já ter tomado alguma decisão equivocada devido a dados imprecisos ou desatualizados. A preocupação com informações corretas faz com que um a cada três executivos acredite que o acesso a mais fontes permitiria executar melhor as tarefas. As companhias reconhecem a importância dos dados, seja para a melhoria das previsões empresariais, para reduzir a incerteza na tomada de decisão ou para melhorar o posicionamento competitivo. Para um total de 61%, essa quantidade de informações entrando nas empresas muda fundamentalmente a maneira como elas operam.

A preocupação com a segurança dos dados também é mencionada por 78% dos executivos. Já no setor público esse índice chega a 85%. Apesar do valor dado às informações, 46% enxergam os dados como diferenciais estratégicos e 54% os consideram apenas uma consequência dos negócios. O estudo conclui que o crescente volume de informações é resultado de uma preocupação maior para satisfazer as expectativas dos consumidores.