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Data Popular comprova importância das classes emergentes

Congressso Nacional reúne principais empresas brasileiras que enxergaram oportunidades

Por Thiago Terra - 11/11/2010

O 1º Congresso Nacional de Classes Emergentes, realizado pelo Data Popular nos dias 9 e 10 deste mês, provou mais uma vez que o Marketing precisa considerar sempre o consumo de baixa renda para atingir o “Brasil de Verdade”, segundo Renato Meirelles, Sócio-diretor da empresa responsável pelo evento. Quem endossa este posicionamento é João Paulo Badaró, Diretor de Novos Negócios da AmBev, ao afirmar que a estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, é o local onde se vende a maior quantidade de chopp Brahma por metro quadrado no mundo.
 
Luiza Helena Trajano, Presidente do Magazine Luiza, destaca a importância da tecnologia para estreitar o relacionamento com o público emergente, devido ao suceso da loja virtual que é consultada por 59% dos que compram nas lojas e do Cartão Ouro, que permite o pagamento de contas diversas. Já o McDonald’s, representado por Mauro Multedo, Vice-Presidente da rede, apresenta a loja de Itaquera, na periferia de São Paulo, que registra o maior crescimento contínuo entre todos os pontos de venda da empresa de fest food no mundo.

Entre os projetos de maior relevância para as classes C, D e E, o acesso à internet nas lojas iniciou o processo de inclusão das classes emergentes no consumo da rede, em 2002. A ação envolveu cerca de 100 mil pessoas por mês e muitas delas entraram na web pela primeira vez. O ponto negativo com relação ao consumo foi destacado por Hugo Bethlen, Vice-Presidente do Grupo Pão de Açúcar e Jorge Gonçalves, Diretor Geral da C&C Casa e Construção. A dificuldade está no parcelamento sem juros que deixa o caixa das empresas comprometido.

Por fim, Manoela Amaro, Diretora de Marketing da Tam, mostrou que a companhia está preparada para atender a classe C desde o reposicionamento nos pontos de contato até a venda de bilhetes na Casas Bahia. A aceitação do modelo de negócios ganhou destaque para a empresa pela loja de São Mateus, localizada na periferia de São Paulo. O congresso ainda contou com a participação de Carlos Ferreirinha, Presidente da MCF Consultoria e especialista em negócios do Luxo.