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Está cada vez mais difícil estabelecer os limites de cada disciplina do Marketing

Por | 21/06/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

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Está cada vez mais difícil estabelecer os limites de cada disciplina do Marketing

Alexis Pagliarini, Sócio-Diretor da Impact Marketing & Trade e VP da Ampro - Associação Brasileira de Marketing Promocional -, comenta sobre os destaques de Cannes quando o assunto é Promoção.

Acabou o Festival X Começou o Festival
Estranha a sensação, dia 19 no Palais: para quem estava lá com olhos voltados para Promo ou Direct, como eu, o Festival tinha praticamente acabado. Já para os ligados nas categorias mais tradicionais (Film, Press & Outdoor), o evento estava com cara de começo. A fila para fazer o "check-in" no evento foi grande ao longo de todo o dia, o que mostrava que muitos ainda não estão ligados nas categorias ditas "below the line".

Muitas atividades estavam começando neste dia, como o hospitality center da Corbis (image bank) no Hotel Majestic e a chocante exposição Tasting the Limits, da sua concorrente Getty Images, instalada na rua, aberta ao público que passava em frente ao Palais. Uma exposição paralela - Act - focada em campanhas com tema Responsabilidade Social e Ambiental, também aberta ao público, foi montada em um espaço anexo no Palais. Enfim, agora sim o Festival tinha "pegado" por inteiro. À noite, a bela festa de abertura (mas eu já estou indo embora!?) do Festival.

Rescaldo do Promo Lions
Para nós, de Promo, foi um dia para se despedir, não sem antes passar em revista todas as peças do shortlist e as que ganharam destaque. É bom salientar que a categoria Promo Lions só teve um Grand Prix, para NZRU/ Adidas (TBWA/ Whybin - N.Zelândia) com o incrível case do pôster impresso com tinta misturada com o sangue dos jogadores do time neozelandês de rugby All Black. Não houve ganhadores de Ouro, Prata ou Bronze, embora tenha havido entrega de troféus aos melhores de cada categoria. A sensação final é que Promo ainda não pegou a mão do Festival. O simples fato de não haver ganhadores de troféu, além do G.Prix, demonstra que algo está errado com quem inscreve ou com quem julga. Outra reflexão importante é a dificuldade de acomodar em "caixas" bem definidas as categorias do Festival. Basta perceber que o mesmo case é inscrito em 2 ou mais categorias, alguns até em 4. Uma constatação mais gritante disso é a BFerraz aparecendo 2 vezes na shortlist de Media e nenhuma em Promo e McCann e Loducca emplacando shortlist em Promo. Definitivamente, está cada vez mais difícil estabelecer os limites de cada disciplina do Marketing.

Hora de ir embora, hora de refletir
Escrevo este último report já no avião. Cannes ficou para trás e levo comigo um monte de material, um sem fim de imagens e impactos que só um Festival desse tamanho pode gerar. Aliás, não deu para acompanhar nem metade do que o Festival oferece nos 3 dias que fiquei por lá. Recomendo a quem planeja ir no ano que vem que fique mais tempo, para Film, Titanium, workshops e seminários.

Levo também a missão de, via AMPRO, agregar mais conteúdo de Promo ao Festival. O próprio diretor do Cannes Lions, Terrys Savage, além de Claudio Santos, do Estadão, representante do Festival no Brasil, comprometeu-se a acatar nossa recomendação e - quem sabe - até abrir espaço para uma apresentação da AMPRO. Até 2008!


Espaço Corbis no Hotel Majestic


Exposição Taste the Limits, da Getty Image


Armando Ferrentini (Editora Referência) e esposa, na festa de abertura do Festival

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