Mercado de sorvetes deve produzir 1 bi de litros este ano | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Mercado de sorvetes deve produzir 1 bi de litros este ano

Desde 2002, consumo no Brasil cresceu 39,5%, passando de 713 mi de litros/ano para 995 mi de litros/ano

Por | 06/04/2010

sylvia@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Mesmo com o fim do verão, o mercado de sorvetes permanece otimista. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete (Abis), a expectativa é de que o setor atinja um bilhão de litros produzidos até o final deste ano. Em 2009, o segmento registrou a produção de 998 milhões de litros, um crescimento de 3% em relação a 2008. Desde 2002, o consumo de sorvetes no Brasil cresceu 39,5%, passando de 713 milhões de litros/ano para 995 milhões de litros/ano. Já o consumo per capita teve um aumento de 28,71%, saindo de 4,04 para 5,20 litros/ano.

Para isso, as indústrias têm investido em desenvolvimento tecnológico e novos estudos nutricionais, além de ações empreendidas pela Abis. Entre as principais iniciativas está um projeto de exportação e aumento do mercado nacional, a partir da alimentação escolar, que estabelece um convênio com a Agência Alemã de Cooperação Técnica, que atua apoiando agricultores familiares do Semi-Árido Nordestino e das Florestas Tropicais.

A ideia é que eles passem a produzir polpas de frutas, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Selo Abis de Qualidade, para fornecer às indústrias de sorvetes. Atualmente, o mercado de sorvetes no Brasil movimenta cerca de R$ 2 bilhões por ano e é representado por 10 mil fabricantes, 90% de micro e pequenas empresas. Hoje, os picolés representam 19% do mercado, aproximadamente 191 milhões de litros. O sorvete soft vem ganhando espaço e é responsável por 9%, enquanto os sorvetes de massa ficam com 72% do total, um volume estimado em 718 milhões de litros.

De acordo com dados do Euromonitor, os 10 sabores mais consumidos no mundo são: Chocolate (21%), Baunilha (13,7%), Morango (6,3%), Caramelo (4%), Limão (3,1%), Framboesa (2,5%), Laranja (2,5%), Café (2,4%), Foundant (2,2%) e Amêndoa (2%). No Brasil o ranking é um pouco diferente: Chocolate (28,8%), Baunilha (10,3%), Morango (9%), Creme (3,8%), Caramelo (3%), Coco (3%), Abacaxi (2,2%), Passas (2,2%), Maracujá (1,9%) e Rum (1,9%).

Comentários


Acervo

Pesquisar por Tags

Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2020.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2020. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss