Pesquisa traça preferências e tendências no marketing esportivo | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Pesquisa traça preferências e tendências no marketing esportivo

Por | 28/05/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Pesquisa traça preferências e tendências no marketing esportivo

As empresas que realizam ações de marketing esportivo terão melhores informações para balizar seus investimentos. Foi lançado na última semana a pesquisa Target Sports que traçou as preferências dos consumidores quando o assunto é esporte.

O estudo realizado em São Paulo pelo Instituto de Pesquisa Uniban e a pela Informídia dá bases científicas a senso comum, como que o futebol é esporte preferido pelos brasileiros. Confira algumas conclusões da pesquisa.

 - O futebol ocupa o primeiro lugar como esporte preferido entre os entrevistados do sexo masculino com 80,25% e 45,42% entre o sexo feminino. Além do futebol, o vôlei e o basquete também se destacaram na preferência dos entrevistados.

- Embora a prática de atividades físicas faça parte de programas de qualidade de vida, orientações de programas de saúde e até modismo, a pesquisa mostrou que 37,39% dos homens e 47,71% das mulheres não praticam atividades físicas ou esportivas.

- Do total de pessoas entrevistadas, as atividades com maior adesão entre os homens foram futebol com um índice de 37,82% e natação com 11,76%. Entre as mulheres, a atividade de maior destaque foi a natação, apontada por 34,35%.

- 90,34% dos entrevistados do sexo masculino declararam assistir programações esportivas na TV. Entre as mulheres este hábito atingiu um índice de 76,72%.

- Entre as programações esportivas transmitidas na TV, futebol, vôlei, automobilismo e basquete são as que mais atraem ambos os sexos, sendo futebol o líder de audiência com 93,02% entre os homens e 73,13% entre as mulheres.

- A pesquisa mostrou que o vôlei é o segundo esporte mais assistido por 36,28% dos homens e 51,74% das mulheres.

- Entre os canais de TV Aberta, Rede Globo, Rede Record e Band são as emissoras mais citadas por todos os entrevistados.

- No que diz respeito aos canais de TV por Assinatura os preferidos são SporTV e ESPN.

- A pesquisa mostra que 36,55% dos homens e 12,98% das mulheres possuem o hábito de assistir algum tipo de esporte pessoalmente. Com relação aos entrevistados que declararam assistir esportes pessoalmente, 87,36% dos homens e 76,47% das mulheres frequentam estádios de futebol.

- Em se tratando de futebol, 80,67% dos entrevistados do sexo masculino e 59,16% do sexo feminino declararam lembrar-se de ter visto o nome de algum patrocinador.

- Entre as 15 primeiras marcas lembradas espontaneamente pelos entrevistados, todas tiveram ou têm relação de patrocínio com o futebol.

- Os patrocinadores mais lembrados pelos entrevistados que declararam se lembrar de algum patrocinador foram: Samsung, LG, Pirelli, Habib´´s e Parmalat. 

- O grande fenômeno entre os achados da pesquisa é a presença da PARMALAT como quinta marca mais lembrada, mesmo tendo deixado o esporte há cerca de 7 anos.

- Associação esporte X atributos: Juventude, Tecnologia, Companheirismo, Emoção, Alegria, Esforço, Coragem, Radical, Riqueza, Energia, Desempenho, Força, Saúde e Vitória.

Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss