Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Varejo de eletroeletrônicos perde R$ 1 bi por ano com devoluções

Estimativas da Accenture indicam que avaliação, reparo, reembalagem, reposição de estoque e revenda desses produtos são responsáveis pelos gastos

Por | 29/10/2009

sylvia@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O mercado brasileiro de eletroeletrônicos perde R$ 1 bilhão por ano com mercadorias devolvidas pelos consumidores. É o que indica as estimativas da consultoria Accenture. A avaliação, o reparo, a reembalagem, a reposição de estoque e a revenda desses produtos são os fatores que levam aos gastos com retorno de mercadorias, que representam até 2% do faturamento do setor. Na maioria das vezes, o valor acaba diluído nos custos da operação, sem que as empresas consigam contabilizar as perdas de maneira efetiva.

Entre os principais motivos alegados pelos clientes para a devolução de podutos estão defeito, arrependimento e insatisfação com a compra. No entanto, 80% dos produtos retornados não apresentam defeito. Nos Estados Unidos, a reciclagem e revenda de produtos "não-novos", ou seja, de mercadorias de demonstração, devolvidas, reembaladas ou usadas, movimenta cerca de US$ 15 bilhões apenas no setor de eletrônicos. No Brasil, segundo estudos da Accenture, este é um mercado com faturamento potencial de US$ 1 bilhão.
 

Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss