Especialistas debatem inovação e tendências de mercado no Rio | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Especialistas debatem inovação e tendências de mercado no Rio

Em painel de Marketing, conceitos como inovação, design e relacionamento em redes sociais são reforçados pro acadêmicos

Por | 26/08/2009

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O Grupo Pragmática reuniu sete especialistas do Brasil e exterior para debater sobre soluções em inovação e tendências de mercado ontem e hoje, em evento no Rio de Janeiro. Iniciativas de Marketing foram debatidas no primeiro dia do Brasil Connection.biz, com Marty Neumeier, americano presidente da Neutron, empresa de Design em São Francisco e Luiz Eduardo Irumé, brasileiro que atua nas áreas de Consultoria e Auditoria Empresarial há 20 anos.

Na primeira palestra, Neumeier debateu o tema do livro Zag, onde propõe que, "quanto todo mundo faz zig, faça zag". Em sua analogia, o especialista defende que as empresas devem buscar soluções que resultem não apenas em produtos bons, mas diferentes. Deixar de enfrentar alguns obstáculos como resistência do mercado ou até de alguns consumidores, em sua opinião, é um indicativo que o negócio não é diferente o suficiente, e por isso não é inovador, disse o executivo, após ilustrar com alguns comentários negativos sobre seu livro postados por consumidores na Amazon.

Na segunda participação, o especialista citou a importância do design na estratégia de Marketing, afirmando que os designers devem participar das decisões de Marketing. "Eles não devem ser mais colocados ao fundo do escritório em uma mesa pequena. Bem aproveitados eles podem até ser o CEO da empresa", disse durante a palestra.

Luiz Eduardo Irumé debateu na parte da tarde sobre a importância do uso de redes sociais nos relacionamentos de marcas com os seus consumidores, citando cases de sucesso como MyStarbucksIdea, da Starbucks, IdeaStorm, da Dell, e também de fracasso, como outro da Dell, em que um blogueiro fez sucesso ao publicar seu desconforto com empresa, e um da Domino´s, em que dois funcionários postaram no YouTube um vídeo em que preparavam sanduíches sem higiene adequada.

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss