Treinamento da força de vendas on-line
Treinamento da força de vendas on-line
Por Redação - 14/12/2006 Artigos
<p><strong>Treinamento da for&ccedil;a de vendas on-line</strong></p><p>Por Cl&aacute;udia Pereira*</p><p>&ldquo;Reduzir custos&rdquo; &eacute; praticamente a palavra de ordem que reina em nossa vida empresarial. Ser criativo e eficiente em reduzir custos foi a meta que nos propusemos a atingir para treinar toda a nossa for&ccedil;a de vendas, em um s&oacute; tempo.</p><p>A Imaje lan&ccedil;ou, no &uacute;ltimo ano, cinco novos produtos. N&atilde;o sei se esse volume representa muito ou pouco, mas no nosso neg&oacute;cio &eacute; uma imensid&atilde;o de tecnologia, de bons servi&ccedil;os, de estar na frente.</p><p>Quando do lan&ccedil;amento do primeiro produto, a equipe comercial foi treinada por tr&ecirc;s profissionais vindos da matriz, na Fran&ccedil;a, que passaram tr&ecirc;s meses seguidos viajando por todos os pa&iacute;ses onde a Imaje est&aacute; localizada. Fa&ccedil;am as contas: passagens, hotel &ndash; tanto para esses profissionais, como para os origin&aacute;rios das Filiais – e todos os demais custos de um evento desse porte, sem contar com a inatividade da for&ccedil;a de vendas, sem visitar, nem cotar, nem vender. Sim, j&aacute; imaginamos tudo isso.</p><p>No lan&ccedil;amento do segundo produto, tivemos uma evolu&ccedil;&atilde;o. O treinamento foi realizado para um n&uacute;mero menor de pessoas, j&aacute; visando a redu&ccedil;&atilde;o de custos. Ent&atilde;o os profissionais do Brasil, Argentina e M&eacute;xico se juntaram e foram para o Estados Unidos, para mais uma semana de treinamento. E os outros pa&iacute;ses da Am&eacute;rica Latina foram treinados posteriormente, seguindo a linha de multiplica&ccedil;&atilde;o de conhecimento. Imaginem novamente o custo. At&eacute; d&oacute;i no or&ccedil;amento anual, n&atilde;o &eacute;? J&aacute; t&iacute;nhamos planos para novos treinamentos em rela&ccedil;&atilde;o a novos produtos, quando veio a ferramenta de marketing, ainda nem t&atilde;o completa.</p><p>No terceiro produto foi criado um site especifico para mostrar aos clientes a nova tecnologia, enviado por e-mail aos principais clientes e prospects de cada pa&iacute;s e ajudar a for&ccedil;a de vendas, pois o site era mostrado tamb&eacute;m a cada visita feita. Assim, se o cliente n&atilde;o tivesse aberto o e-mail, teria a possibilidade de ver, ao lado do profissional de vendas, como um excelente apelo visual e fonte de conhecimento. </p><p>Ent&atilde;o veio a &ldquo;Eureka&rdquo;, porque n&atilde;o treinamos todo mudo ao mesmo tempo?</p><p>No quarto produto, um outro site para os clientes, enviando as informa&ccedil;&otilde;es sobre o lan&ccedil;amento, novamente atrav&eacute;s de e-mail e para a equipe de vendas uma sess&atilde;o exclusiva com perguntas freq&uuml;entes, como montar o equipamento, acess&oacute;rios,tudo virtual, em idioma local na maioria das vezes (porque o ingl&ecirc;s continua imperando e porque s&oacute; assim a for&ccedil;a de vendas treina o ingl&ecirc;s t&atilde;o necess&aacute;rio!) . </p><p>A parte de perguntas e respostas era obrigat&oacute;ria e, sem que eles notassem, no mais puro estilo Big Brother, pod&iacute;amos saber quem entrou, quantas perguntas acertou, quantas vezes fez o teste, para monitorar n&atilde;o s&oacute; o conhecimento, como o interesse. Depois de um tempo de &ldquo;investiga&ccedil;&atilde;o&rdquo; tivemos que falar que eles estavam sendo monitorados, porque alguns vendedores entravam, mas n&atilde;o faziam o teste. </p><p>Tudo isso para outro fator utilizado pela empresa j&aacute; h&aacute; algum tempo: <a href="mailto:RR@RP">RR@RP</a> (Right People at The Right Place&nbsp; – a pessoa certa no lugar certo). Portanto, neste formato, est&atilde;o o RH, o Treinamento, a Tecnologia, tudo absolutamente &ldquo;linkado&rdquo;.</p><p>Claro que no quinto produto, tudo j&aacute; fluiu normalmente, a tradu&ccedil;&atilde;o para outros idiomas foi r&aacute;pida, o site j&aacute; estava r&aacute;pido – o primeiro era de uma lentid&atilde;o de tartaruga! -, todos entraram e fizeram o teste, os vendedores faziam confer&ecirc;ncias entre eles para tirar as d&uacute;vidas, tudo muito mais r&aacute;pido, profissional, econ&ocirc;mico, tecnol&oacute;gico.</p><p>Nem pensamos mais em outra maneira de ser treinados. Claro, nossos t&eacute;cnicos continuam com a velha e boa maneira de se juntar e mexer em cada pe&ccedil;a do novo equipamento, mas isso &eacute; outro assunto.</p><p>O fato &eacute; que ganhamos tempo, economizamos rios de dinheiro, cada profissional de vendas tem seu ritmo e tempo de treinamento, &eacute; um outro argumento de venda e, principalmente, &eacute; algo que buscamos sempre, querendo o melhor para todos, para, assim, oferecer o melhor a todos.</p><p>* Cl&aacute;udia Pereira &eacute; Coordenadora de Marketing para a Am&eacute;rica Latina da Imaje.<br />Acesse: <a href="http://www.imaje.com.br/">www.imaje.com.br</a></p>