Nosso blog completou o segundo aniversário! Nesse período, já acumulamos mais de 500.000 leituras e passamos dos 30.000 seguidores no twitter @errosdemkt !
Pra quem gosta de aprender com os erros dos outros, o ano de 2011 foi um prato cheio. Tivemos casos bastante sérios em quase todos os meses. Como fizemos em 2010, é hora de relembrar e homenagear os maiores deslizes de Marketing do ano. Alguns são casos de erros de execução, outros de planejamento e outros de… puro azar. Mas de alguma forma as marcas abaixo certamente foram impactadas. Bom proveito!
TOP 10 "ESCORREGADAS" DE MARKETING DE 2011:
1) ZARA DENUNCIADA POR TRABALHO ESCRAVO
Os dirigentes da rede espanhola de roupas não devem ter conseguido dormir na noite em que o programa "A Liga", da Band, mostrou por quase 1 hora (!) as péssimas condições de trabalho em algumas confecções que fazem as roupas pra rede no Brasil. Rendeu uma negociação milionária com o MPT e um problemaço de imagem de marca.
2) TODDYINHO QUEIMA BOCA DE CRIANÇAS
Mais um caso seríssimo. Um lote do achocolatado infantil mais famoso do Brasil saiu da fábrica com soda cáustica misturada ao produto e deixou crianças machucadas no sul do país. Imagine o impacto disso em uma marca voltada ao público infantil???? E dá-lhe problemas com a vigilância sanitária.
3) TIRARAM O COURO DA AREZZO
Em Abril a famosa marca de calçados despertou o furor dos internautas ao lançar uma coleção que usava peles e pêlos de animais. Ficou nos trending topics do twitter por um fim de semana inteiro, sendo detonada sem parar e precisou tirar a linha do mercado.
4) CORREIOS INVESTINDO PESADO NO MEIO DA GREVE
Pois é… enquanto os Correios estava lançando uma série especial de caixas de Sedex e fazendo uma forte campanha de divulgação por serem patrocinadores do Rock in Rio, o serviço estava… em greve. Milhões pelo ralo. Mereceu um destaque na lista das piores coisas que aconteceram nesse evento.
5) COMPRE PEPSI E GANHE COCA-COLA
Pra reforçar a campanha "Pode ser Pepsi", a vice-líder das colas resolveu fazer uma matadora promoção do tipo "leve 2, pague 1", colocando até propaganda na TV. Resultado: faltou tanto produto, que tinha mercado dando Coca-Cola pra quem queria Pepsi. Uma verdadeira lição de planejamento.
6) CAIXA MOSTRA MACHADO DE ASSIS BRANCO
Ops… a prova de que um "pequeno" erro de execução pode gerar um belo boca-a-boca negativo. Ao querer resgatar a história de seus clientes, o banco simplesmente ignorou a história. E o pior… desapontou justo as pessoas mais cultas (que, em geral, são formadoras de opinião). Tiveram que se desculpar, regravar o comercial e conviver com as críticas.
7) O OLÉ QUE O PÂNICO TOMOU DA PROIBIDA
O despojado programa de humor da RedeTV foi vítima de uma ação de "ambush marketing" e deu mais de 1 hora de conteúdo pra uma marca de cerveja sem saber ao criar um quadro com garotas-propaganda disfarçadas. E, o pior, o Pânico já tinha uma marca de cerveja (Skol) como patrocinadora. Rendeu processo e um belo mal estar com a Ambev.
8) NISSAN BOMBARDEOU A FORD
A montadora japonesa decidiu abalar o mercado em 2011. Apesar de ter acertado a mão com os pôneis malditos, o ano não começou tão bem… a companhia mais do que exagerou ao colocar no ar uma campanha que detonava diretamente a Ford, lembram? Rendeu caso no CONAR, processo e, de novo, boca-a-boca negativo.
9) BOMBRIL DETONA HOMENS PRA CONQUISTAR MULHERES
Ok, algumas pessoas gostaram. Mas nós mantemos nosso ponto de vista de que não é necessário criar rejeição em um público pra agradar o outro. Por isso, a campanha das Mulheres Evoluídas, da Bombril, merece lugar nessa lista.
10) NEXTEL ATRAPALHA NEYMAR
Talvez seja azar, talvez não. Mas em um importante jogo do Santos, o craque usou uma máscara feita pela sua patrocinadora pra comemorar um gol e… foi expulso. Bem-vindo ao clube do que não jogam na próxima partida, Neymar!
A lista poderia ir mais longe. Não incluímos, por exemplo, o fato de que Nokia, Nintendo, Sony e Yahoo perderam mais de 10% do seu valor esse ano, o caso da Duracell – que patrocinou um trio elétrico que ficou sem energia – e o polêmico caso do umbigo que desapareceu na propaganda das Havaianas.
Nosso desejo é que em 2012 aconteçam muito menos erros! Mas, se alguém errar, vamos estudar o caso. Afinal… é errando que se aprende!