As mudanças da comunicação estão revolucionando a forma das empresas conversarem com os seus stakeholders, dando oportunidade para outras áreas se destacarem, como é o caso do Marketing Digital – que está emergindo com maior força. Esse termo tem sido cada vez mais usado e muito escutamos sobre o tema, mas é imprescindível que os empresários estejam realmente atentos às suas tendências para os próximos anos – uma vez que os objetivos serão, cada vez mais, gerar resultados e performance para a sua marca. Sendo assim, destaco abaixo as que ganharão destaque nos próximos anos:

Marketing de Influência

A agência norte-americana Mediakix destacou o mercado de Marketing de influência como um negócio extremamente lucrativo, que – atualmente – rende mais de US$ 1 bilhão e a estimativa é que este número aumente significativamente no ano de 2019.

Outro estudo realizado junto ao mercado de anunciantes americanos pela Linqia, em outubro de 2017, aponta que 86% dos entrevistados realizam ações com influenciadores no ano e, destes, 92% afirmam que a estratégia foi eficaz.

Grandes marcas internacionais estão investindo no Marketing Digital brasileiro. A Adidas, Nike, Sephora, entre outras empresas consolidadas, estão comprovando as vantagens de estabelecer parcerias com influenciadores digitais, uma vez que – por meio destas – estão obtendo lucro significativo.

Na M2B Agência PME, a equipe trabalha as mais diversas tendências, que estão ganhando cada vez mais mercado e aprovação das marcas. Um exemplo foi a ação que fizemos com marketing de influência para a Triocaps, com o produto Lifecol. Selecionamos quatro influenciadoras do segmento fitness, beleza e moda para divulgar o produto entre o target deles. As métricas foram bastante expressivas, com 60,21% de aumento nos acessos, 61,39% desse tráfego foram de novos usuários e 157,55% a mais de cliques no botão ‘Comprar’.

Realidade Virtual Aumentada

O que é realidade virtual? Como o próprio nome sugere, é um universo presente no cenário virtual, que se assemelha muito a realidade material. Entre as formas de explorar a ferramenta, podemos destacar algumas que englobam diversos aspectos deste universo e oferecem inúmeras possibilidades de utilização. Confira:

Cardboards: uma alternativa barata para que o usuário tenha acesso a realidade virtual e que as marcas podem utilizar através de ativações, por exemplo. Trata-se de um dispositivo, que pode ser fabricado por empresas – como é o caso do Google e Facebook – ou por indivíduos independentes que buscam ter um contato maior com a realidade virtual dentro de suas casas. Sua aparência é similar aos óculos 3D, utilizados nas salas de cinema.

Vídeos 360°: com o objetivo de auxiliar na criação de experiências interativas para engajar o público-alvo de uma marca, os vídeos podem ser produzidos profissionalmente por uma empresa especializada no setor. Esta opção pode ser explorada de diversas formas como na identidade visual da empresa, como no site – por exemplo -, com ativações, em eventos etc.

Aplicativos de realidade virtual: estas ferramentas é uma ótima forma de garantir que o Marketing de realidade virtual seja um esforço contínuo da sua empresa e não acabe resumindo-se a uma série de campanhas que se encerra logo. Além disso, acredita-se que será possível aprender com os erros e acertos conforme os usuários indicam o que deve melhorar para que permaneçam interessados.

Mídias Sociais Integradas

Segundo o Facebook, 92 milhões de brasileiros acessam a plataforma todos os meses, o que corresponde a 45% de toda a população, a tornando a rede social mais utilizada no país. Mas, apesar deste número impressionante, as demais mídias como o Instagram, Linkedin e Twitter estão sendo cada vez mais aproveitadas pelos profissionais da área, a fim de promover uma divulgação integrada nestas plataformas.

Sempre ressaltamos que, para que tudo saia como o planejado, todas as ações sejam realizadas por uma agência da área com profissionais especializados, que possam elaborar a melhor estratégia, gerando a melhor visibilidade, credibilidade e reputação. As campanhas crossmedia – bem desenvolvidas – são, sem dúvida, o caminho mais assertivo no que diz respeito ao Marketing Digital.

Além dos pontos destacados acima, ainda é importante pontuar outras novidades que estarão cada vez mais em evidência no setor nos próximos anos como a ‘automação de Marketing e a inteligência artificial’, ‘fazer pesquisas de mercado online’, ‘estratégias SEO – que alcançaram recorde de interesse no mercado’, ‘Outbound Marketing’, ‘Chatbots’, entre outros.

Uma dica muito importante é estar sempre ligado ao mercado e ter uma equipe especializada no setor para a alavancar cada vez mais a sua marca, mas que – apesar de precisar de destacar com velocidade – não deixar de criar valor agregado.