<p><strong>Tempo de espera em call center n&atilde;o pode passar de um minuto</strong></p> <p>O Ministro da Justi&ccedil;a Tarso Genro&nbsp;assinou ontem uma portaria que estabelece tempo m&aacute;ximo de um minuto no atendimento em call centers. No caso de bancos e empresas de cart&otilde;es de cr&eacute;dito, o limite &eacute; de 45 segundos. &Agrave;s segundas-feiras, dias anteriores e posteriores a feriados e quinto dia &uacute;til do m&ecirc;s, dias em que a demanda geralmente &eacute; maior, o tempo m&aacute;ximo ser&aacute; de 90 segundos para todas as empresas. A medida vale a partir do dia primeiro de dezembro, quando entra em vigor o decreto n&ordm; 6.523, que determinou novas leis para o setor de atendimento ao consumidor.</p> <p>O novo regulamento vale para companhias telef&ocirc;nicas, de TV por assinatura, &ocirc;nibus, avia&ccedil;&atilde;o civil, energia el&eacute;trica, planos de sa&uacute;de, bancos e cart&otilde;es de cr&eacute;dito, que s&atilde;o reguladas pelos &oacute;rg&atilde;os p&uacute;blicos. Em rela&ccedil;&atilde;o &agrave;s&nbsp;empresas de energia el&eacute;trica, o limite pode ser ultrapassado em casos de emerg&ecirc;ncia, como na queda no fornecimento de energia de uma determinada regi&atilde;o, por exemplo.</p> <p>Entre outras medidas j&aacute; divulgadas pelo decreto, est&aacute; o funcionamento ininterrupto dos call centers, com exce&ccedil;&atilde;o dos servi&ccedil;os indispon&iacute;veis 24 horas, valendo o hor&aacute;rio que podem ser adquiridos. As companhias dever&atilde;o resolver solicita&ccedil;&otilde;es e reclama&ccedil;&otilde;es de consumidores em at&eacute; cinco dias &uacute;teis, enquanto que pedidos de cancelamento dever&atilde;o ser atendidos imediatamente.</p> <p>Ficam proibidas ainda a veicula&ccedil;&atilde;o de mensagens publicit&aacute;rias no tempo de espera para o atendimento e a transfer&ecirc;ncia da liga&ccedil;&atilde;o para mais de um atendente. Todas as liga&ccedil;&otilde;es ter&atilde;o que ser gravadas e ter seu hist&oacute;rico registrado e guardado por dois anos.</p>
Tempo de espera em call center não pode passar de um minuto
14 de outubro de 2008