Suvinil revela a cor do ano de 2023: Calcita Alaranjada Bruno Mello 8 de setembro de 2022

Suvinil revela a cor do ano de 2023: Calcita Alaranjada

         

Marca apresenta outras 25 cores divididas em cinco paletas que ilustram sentimentos e que devem movimentar o mercado de decoração

Publicidade
Oferta Antecipada Prime Day

“Como estamos nos sentindo nesse momento?” Essa é a pergunta que norteia o Suvinil Revela 23+, o estudo anual de tendências e cores que a marca já publica há mais de 10 anos. Batizada de O Poder das Cores, a pesquisa, liderada pelo terceiro ano consecutivo pelo consultor de cores e diretor criativo Michell Lott, e com ambientes assinados pela diretora de arte Natalia Martucci, traduz em 26 cores divididas em cinco paletas os principais aspectos comportamentais da nossa sociedade, as tendências nacionais e globais, e convida a uma reflexão sobre como as cores influenciam o dia a dia das pessoas.

Dentre elas está a cor de 2023, Calcita Alaranjada, tom inspirado no mineral homônimo. Trata-se de um laranja terroso que traz a energia da inovação enquanto abraça o conforto dos tons terrosos. Equilibrar os sentidos foi a chave para a escolha. Depois de Eclipse, a cor de 2022, um verde cítrico e amarelado que simbolizou a fusão entre universos naturais, digitais e surreais; e Meia-Luz, cor de 2021, um rosa avioletado inspirado no pôr-do-sol que vimos pelas janelas durante os dias mais intensos da pandemia, chega a hora de seguirmos em frente com a energia de uma cor que traz otimismo e segurança ao mesmo tempo.

Especialmente depois do turbilhão que passamos nos últimos anos – e continuamos passando – a marca estimula o público a encontrar refúgio nos sentidos: assim como navegamos pela vida em busca da simplicidade dos cheiros, dos gostos e das texturas, é possível usar ainteligência cromática para criar um ambiente ao nosso redor favorável às emoções.

Significados

Por isso, cinco grandes temas ilustram os principais sentimentos que assolam as pessoas nesse momento, segundo o relatório. A Exausta; A Otimista; A Empolgada; A Conectada; e A Cibernética convidam a uma autoanálise que ajuda a encontrar a paleta perfeita para cada situação.

Publicidade

“Traduzir o sentimento dos tempos que vivemos em cores é um desafio muito gostoso e importante, pois estamos em uma fase emocionalmente intensa e com muitas mudanças acontecendo. Por isso, para 2023, trazemos uma pitada de humor em todos os âmbitos, desde o nome das paletas até a forma como apresentamos o material ao público. A cor do ano define bem nossa necessidade. Falamos de um tom otimista e estimulante que passa a se relacionar, também, com nossa reconexão junto a natureza: a energia aterradora da nuance terrosa, com a possibilidade de diminuirmos o nosso impacto no planeta”, explica Michell Lott, consultor de cores da Suvinil e diretor criativo do Revela 2023.

A exausta: “Pareço exausta — e estou mesmo”. Como diz o meme, a quantidade de informações e novidades do mundo têm deixado muita gente esgotada. Por isso, a paleta A EXAUSTA traz cores claras, leves e dessaturadas que estimulam o descanso mental e nada mais.

A otimista: O mundo está mudando — e as novas possibilidades de viver e ser feliz levam os novos românticos a acreditarem no futuro. A paleta A OTIMISTA traz tons felizes e inspirados na natureza que vão pintar as paredes com cores revigorantes. Ora luminosas, ora intensas, permitem contrastes cromáticos que nos estimulam a tomar uma atitude em relação à vida.

A empolgada: Mesmo com qualquer crise, aprendemos com a recém adulta geração z a fazer uma declaração de Felicidade Radical! A EMPOLGADA é uma paleta com tons vibrantes equilibrados por outros mais leves ideal para injetar uma dose dopamina em qualquer espaço.

A conectada: Os tons pastel se tornaram a paleta oficial da tecnologia. Em A CONECTADA, abraçamos a realidade conectada para trazer cores leves e dessaturadas que ajudam a desacelerar, trazem a sensação de organização e nos inspiram um futuro harmônico.

A cibernética: O verde-cítrico e o prateado-metálico criam uma ponte cromática que nos leva direto ao metaverso na paleta A CIBERNÉTICA. Nuances escurecidas de lilás e verde evocam a imensidão do espaço sideral ou de oceanos profundos nunca explorados. O laranja-terroso traz um novo elo sustentável entre o ancestral e o futurismo, e um azul brilhante, que faz referência à cor do céu.

Nova versão de tinta – Junto da cor do ano, a Suvinil lança um produto que já era desejado há muitos anos. Calcita Alaranjada chega em versão inédita, com pigmentação 100% mineral, em uma edição limitada. Suvinil Cores da Terra é um produto feito de uma combinação de argilas, dispensando o uso de pigmentos sintéticos em sua composição.

“Estamos realizando um desejo que nos acompanha há tempos, de lançar, junto com a cor do ano, nosso primeiro produto com pigmentação 100% mineral, em linha com os compromissos de sermos uma marca mais sustentável. Sabemos que temos um longo caminho para uma vida mais sustentável e, por isso, seguimos avançando para construir um futuro viável para todas as pessoas. Essa é mais uma solução mapeada por meio de tendências que identificam uma necessidade do consumidor, que cada vez mais procura por produtos sustentáveis”, pontua Renato Firmiano, diretor de Marketing da Suvinil.

Leia também: Tok&Stok e Melissa anunciam collab de móveis com aroma de Tutti-Frutti


Publicidade
Oferta Antecipada Prime Day