Starlink Mini, novidade da SpaceX, promete reduzir custos de internet via satélite Bruno Mello 21 de junho de 2024

Starlink Mini, novidade da SpaceX, promete reduzir custos de internet via satélite

         

Mais leve e compacto do que a antena tradicional, lançamento carrega um roteador Wi-Fi interno e se destaca pela portabilidade e facilidade de recarga

Starlink Mini, novidade da SpaceX, promete reduzir custos de internet via satélite
Publicidade

A SpaceX está dando início às vendas do Starlink Mini, antena de conexão aos satélites da companhia. Do tamanho de um notebook, a novidade se destaca por sua portabilidade: compatível com estações de carregamento USB-C PD portáteis, o aparelho carrega em seu interior um roteador Wi-Fi capaz de entregar velocidades superiores a 100 Mbps.

A empresa pretende reduzir pela metade os atuais preços do Starlink – instalação de equipamentos e mensalidades –, especialmente em locais onde a oferta das redes tradicionais é inacessível ou completamente indisponível.

Em locais de alta conectividade, onde o Starlink Mini representa uma demanda adicional na rede de satélites, o preço praticado pela empresa será mais alto. O lançamento se conecta à mesma rede de satélites Starlink utilizada pelas antenas fixas.

A ideia é ampliar o escopo dos satélites, estendendo-os a diferentes ocasiões de uso. Isso, segundo a SpaceX, ajudaria famílias que dependem de um gerador solar improvisado para obter energia, um esquadrão de soldados tentando combater uma invasão ou mochileiros que optam por desbravar caminhos remotos.

No momento, a compra do Starlink Mini está limitada a um pequeno grupo de clientes convidados nos EUA. No entanto, a empresa pretende expandir a disponibilidade do equipamento para outros mercados no futuro.

Publicidade

No X, antigo Twitter, Elon Musk, CEO da SpaceX, publicou um post direto do espaço para dizer que havia acabado de montar o equipamento em menos de cinco minutos. Musk aproveitou a ocasião para dizer que a novidade mudará o mundo.

Leia também: Sem censura ou papas na língua: X anuncia Grok, seu novo chatbot de IA


Publicidade
Prime Day