Spotify Marquee: como a nova ferramenta ajudará artistas a viralizar
Novidade permite o gerenciamento de campanhas. Ouvintes impactados são duas vezes mais propensos a salvar a música ou adicioná-la às suas playlists pessoais
Por Redação - 18/07/2022 Reportagens

O Brasil é o primeiro mercado na América Latina a lançar Spotify Marquee, uma ferramenta de gerenciamento de campanhas do Spotify for Artists para artistas e gravadoras que contribui para transformar ouvintes em fãs engajados, impulsionando o sucesso de lançamentos no Spotify. A ferramenta promocional atende tanto o artista quanto o ouvinte e começou a ser disponibilziada desde o último dia 14.
Ao contrário de outras ferramentas de Marketing pagas, permite que os artistas segmentem os ouvintes com base em seu histórico de audição em vez de dados demográficos ou interesses amplos. Além disso, alcança os ouvintes quando estão decidindo o que ouvir e não quando estão rolando um feed, por exemplo. Por meio de recomendação patrocinada, exibida em tela cheia, os ouvintes gratuitos e premium que demonstrarem interesse pela música e clicarem na inserção Marquee são direcionados ao lançamento sem nenhuma distração.
Como resultado, os usuários consideram as recomendações relevantes: em média, mais de 15% das pessoas acessaram a inserção de lançamento via Marquee no período de duas semanas. Além disso, os ouvintes que são impactados pela inserção são duas vezes mais propensos a salvar a música ou adicioná-la às suas playlists pessoais para ouvir no futuro.
De acordo com o Spotify, um exemplo do sucesso dessa ferramenta foi Justin Bieber e sua equipe da Def Jam Recordings, que fizeram uso frequente da ferramenta Marquee quando o álbum Changes foi lançado, após cinco anos sem lançamentos. Sua equipe usou Marquee para engajar os fãs e maximizar o momento do lançamento com uma média de 15 streams por ouvinte. A equipe de Bieber usou a ferramenta novamente para o lançamento de seu single Anyone em 2021. O uso do Marquee contribuiu para que 24% dos ouvintes salvassem em suas bibliotecas ou adicionassem a uma playlist pessoal, preparando os fãs para o lançamento de seu sexto álbum de estúdio, Justice (2021), com Marquee.
Por fim, os relatórios da Marquee avaliam o impacto na audição da música e no envolvimento dos fãs. Com a experiência da área comercial de Spotify for Artists, os artistas e suas equipes no Brasil poderão criar campanhas com a mesma facilidade com que atualizam o perfil e alcançar uma audiência em 13 mercados com Marquee: Áustria, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Liechtenstein, Mônaco e Suíça.
Para Josphyne Ruiz Healy, Senior Product Marketing Manager – Native Ads do Spotify, a segmentação de público ajudará os artistas a viralizarem mais rápido. “Marquee ajudou a banda Beach House a usar seu impulso viral para desenvolver fãs mais profundos de sua música. Depois que sua faixa de 2015 “Space Song” inesperadamente se tornou viral no ano passado, eles tiveram um público recém-expandido que eles escolheram segmentar com um Marquee para seu novo álbum, levando 24% dos ouvintes casuais a salvar uma faixa de seu novo lançamento e 20% para transmitir de seu catálogo”, afirmou em entrevista ao Mundo do Marketing.
Confira abaixo a entrevista com Josphyne Ruiz Healy, Senior Product Marketing Manager – Native Ads, e Regina Escamilla, Senior Creator Product Marketing Manager, executivas do Spotify.
Mundo do Marketing – Por que o Brasil foi escolhido para ser o primeiro país da América Latina a usar o Spotify Marquee?
Regina Escamilla – Na América Latina, o Brasil experimentou o maior nível de crescimento (32%) para a receita de música gravada em 2021, de acordo com a IFPI. Não só o Brasil tem uma indústria musical em expansão, mas, como nosso Spotify for Artists Fan Study indica, São Paulo é a cidade líder em fluxos totais de novos conteúdos globalmente. Além disso, o Brasil desempenha um papel fundamental na condução da cultura musical em todo o mundo: somos movidos por estrelas brasileiras como Xamã, Matuê e Jovem Dionísio que estão deixando sua marca no cenário global. Estamos entusiasmados em ajudar artistas e suas equipes no Brasil a promover seus novos lançamentos para suas bases de fãs fervorosas localizadas dentro e fora do Brasil.
Mundo do Marketing – Como ele pode maximizar os resultados?
Josephyne Ruiz Healy – Artistas de todos os tamanhos usaram o Marquee para impulsionar o streaming focado de seus novos lançamentos. Os ouvintes que veem um Marquee têm, em média, duas vezes mais chances de salvar uma faixa do lançamento promovido para streaming futuro. Isso significa que o Marquee gera mais do que apenas streams, ele pode ajudar a aumentar um público que apoiará um artista nos próximos anos. E, Marquee não é apenas sobre o novo lançamento – os ouvintes que se envolvem com um Marquee são três vezes mais propensos, em média, a transmitir lançamentos mais antigos.
Mundo do Marketing – As redes sociais desempenham um papel muito importante na catapulta de novos hits. Haverá alguma integração entre eles?
Josephyne Ruiz Healy – Os fãs usam o Spotify para ouvir e se envolver ainda mais com a música e os artistas que amam. O Marquee é uma ferramenta de Marketing feita para música — atinge os ouvintes quando eles estão prontos para transmitir, diretamente na plataforma em que estão ouvindo.
Mundo do Marketing – Toda semana alguém novo se torna viral. Como a ferramenta pode ajudar um artista a se destacar e se tornar mais popular?
Josephyne Ruiz Healy – Os artistas geralmente querem transformar os ouvintes conquistados em momentos virais em fãs maiores que transmitirão além de apenas um hit. Os artistas podem usar o Marquee para explorar esse público expandido, segmentando segmentos de público específicos, como ouvintes recém-interessados ??ou casuais, com suas novas músicas.
Por exemplo, Marquee ajudou a banda Beach House a usar seu impulso viral para desenvolver fãs mais profundos de sua música. Depois que sua faixa de 2015 “Space Song” inesperadamente se tornou viral no ano passado, eles tiveram um público recém-expandido que eles escolheram segmentar com um Marquee para seu novo álbum, levando 24% dos ouvintes casuais a salvar uma faixa de seu novo lançamento e 20% para transmitir de seu catálogo.
Mundo do Marketing – Você pode compartilhar os nomes de alguns artistas brasileiros que serão os primeiros a usá-lo?
Regina Escamilla – Embora ainda não tenhamos notícias para compartilhar sobre artistas brasileiros adotando essa ferramenta, estamos animados com o interesse inicial do mercado e esperamos que muitos tipos de artistas brasileiros comecem a usar o Marquee em breve.
Leia também: Spotify e o movimento de investir em compartilhamento