Sobre a Luiza Helena e a Gestão Humanizada 20 de abril de 2010

Sobre a Luiza Helena e a Gestão Humanizada

         

Gestão

Publicidade
Amazon Prime Day

<p class="MsoBodyText3" style="text-align: center; margin: 0cm 0cm 0pt"><span><embed height="263" width="325" src="http://www.youtube.com/v/kDYy4Dcv4lE&feature=related%26hl=en%26fs=1%26rel=0%26ap=%2526fmt=18" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent"></embed></span></p> <p class="MsoBodyText3" style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 0pt"> </p> <p class="MsoBodyText3" style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 0pt"><span>Na semana passada fiz uma palestra na Convenção da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Piauí. Confesso que fiquei encantada com o carinho com que fui recebida e impressionada com o profissionalismo do evento e com a adesão de toda a comunidade – autoridades, imprensa, convencionais e até mesmo familiares das lideranças. Tenho tido a oportunidade de fazer palestras em outros estados e constatado como o brasileiro é caloroso e gentil. Senti a mesma coisa nas Convenç</span><span>ões das CDLs do Ceará e do Rio Grande do Sul, nos eventos setoriais da Associação Comercial de São Paulo e no Encontro da Câmara das Mulheres Empreendedoras da FECOMÉRCIO Paraná. Estas demonstrações me fizeram refletir sobre a humanização das relações de trabalho.</span></p> <p class="MsoBodyText3" style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 0pt"> </p> <p class="MsoBodyText3" style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 0pt"><span><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoBodyText3" style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 0pt"><span>Na mesma Convenção assisti à palestra da Luiza Helena, Presidente da rede de lojas Magazine Luíza. O que sempre me encanta nas palestras da Luiza é que, mesmo à frente de um dos negócios mais competitivos da atualidade, ela preserva a humanização como um dos direcionadores da sua gestão. É possível conciliar uma gestão humanizada com a alta eficiência. Ela hoje é praticamente a ombudswoman do Magazine Luiza, a grande porta voz dos seus clientes e de sua equipe. Esta é em minha opinião a função mais nobre do primeiro executivo. </span></p> <p class="MsoBodyText3" style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 0pt"> </p> <p class="MsoBodyText3" style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 0pt"><span>São princípios importantes para a empresa a simplicidade e</span><span>m todos os aspectos do negócio: processos, relações, gestão, planos e a priorização das pessoas, sejam clientes ou funcionários. Esta priorização significa, por exemplo, a despadronização de alguns processos. Pode parecer paradoxal mas não é. Se as pessoas são únicas, a interação deve ser personalizada. O SAC é um bom exemplo. O Magazine Luíza acredita que o atendimento automizado proporcionado por muitos call centers dificulta e empobrece as relações com os clientes. Por este motivo não há script para os profissionais desta área. Eles devem interagir com os clientes, compreender suas expectativas e responder de forma personalizada para aquele cliente. </span><span>Eu considero esta estratégia visionária. Odeio falar com “robôs humanos” que não resolvem minhas questões e ainda finalizam: “Podemos fazer mais alguma coisa por você?” Mas não fizeram nada…. </span></p> <p class="MsoBodyText3" style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 0pt"> </p> <p class="MsoBodyText3" style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 0pt"><span>Admiro também a Luiza por seu compromisso com o país. Em todos os anos que a conheço, vejo-a lutando não apenas pelos resultados de sua empresa, mas para que o Brasil e as pequenas empresas se desenvolvam. Este é o motivo que a leva a proferir tantas palestras por este país. Apesar de ter colocado a Luiza Helena como inspiração deste post, o que eu gostaria de dividir com vocês é q</span><span>ue a Gestão Humanizada tem a verdade, a transparência e o calor humano como princípios. Tem que gostar de gente. Em um país afetivo como o nosso, percebo que muitos líderes ainda precisam entender a importância da humanização para o sucesso de seus negócios. Porém não como estratégia e sim como expressão da verdade que deveria nortear nossas vidas.</span></p> <p class="MsoBodyText3" style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 0pt"> </p> <p class="MsoBodyText3" style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 0pt"><span><o:p>Veja um trecho da entrevista da Luiza Helena para a série Grandes Líderes do Portal Exame.</o:p></span></p> <p class="MsoBodyText3" style="text-align: center; margin: 0cm 0cm 0pt"> </p>


Publicidade
Amazon Prime Day