SOA ? O que a Venda Direta pode ensinar
SOA ? O que a Venda Direta pode ensinar
Por Redação - 06/03/2008 Artigos
<p><strong>SOA &ndash; O que a Venda Direta pode ensinar</strong></p><p>Por Marcelo Alves*</p><p>O mercado de desenvolvimento de software tem visto crescer, nos &uacute;ltimos tr&ecirc;s anos, a discuss&atilde;o em torno da import&acirc;ncia estrat&eacute;gica para essas empresas da ado&ccedil;&atilde;o do conceito de SOA em seus produtos. SOA &eacute; a sigla para &ldquo;Service Oriented Architecture&rdquo; &ndash; ou seja, arquitetura (do produto) voltada a servi&ccedil;os. Quem se dispuser a pesquisar mais sobre isso no Wikip&eacute;dia, por exemplo, vai se deparar com uma sutil discuss&atilde;o entre profissionais de TI, adeptos do vi&eacute;s t&eacute;cnico do conceito, com outros profissionais que entendem este conceito como algo que vai al&eacute;m, perpassando e influenciando os processos de neg&oacute;cios das empresas do segmento de software. Preciosismos &agrave; parte, o que tem a ver este conceito aparentemente t&atilde;o segmentado nesse nicho, com a Venda Direta ou com o Marketing na Venda Direta? Muito!</p><p>Ao buscar entender melhor o conceito, me vi fazendo uma analogia entre o que as empresas de software est&atilde;o buscando e justamente algo que &eacute; o pilar b&aacute;sico do sucesso das empresas e do conceito da Venda Direta: ter uma &ldquo;arquitetura do produto&rdquo; voltada a atender as necessidades de presta&ccedil;&atilde;o de servi&ccedil;o, ou, num sentido mais amplo, a atender o foco do NEG&Oacute;CIO.</p><p>O mercado de software j&aacute; percebeu, de forma brilhante, que o futuro dos neg&oacute;cios (na verdade, para QUALQUER EMPRESA) depende da facilidade que as empresas ter&atilde;o em adaptar seus produtos &agrave; din&acirc;mica dos neg&oacute;cios &agrave;s necessidades diferentes de seus diferentes clientes, as quais mudam a cada dia mais rapidamente. Se estas empresas dependerem do tempo que normalmente levam para adaptar a arquitetura original de seus programas, feitos de forma &uacute;nica e voltada a um determinado uso espec&iacute;fico, para outros clientes que podem usar PARTES das funcionalidades de seus produtos, os clientes n&atilde;o mais esperar&atilde;o por isso. V&atilde;o buscar essas solu&ccedil;&otilde;es na concorr&ecirc;ncia. </p><p>Pior ainda: se as empresas continuarem cobrando por essas complexas adapta&ccedil;&otilde;es baseadas nos arcaicos conceitos de custos pulverizados de &ldquo;homem/hora&rdquo;, tamb&eacute;m perder&atilde;o competitividade cada vez mais rapidamente diante deste novo cen&aacute;rio. Ou seja, o que o conceito de&nbsp; SOA prop&otilde;e &eacute; que as empresas identifiquem a &ldquo;anatomia&rdquo; de seus produtos, isolem as funcionalidades-chave dos produtos em &ldquo;servi&ccedil;os&rdquo; de forma modular, os quais podem ser integrados para compor novas solu&ccedil;&otilde;es, quase como um &ldquo;lego&rdquo; conceitual montado com as caracter&iacute;sticas-chave do produto. </p><p>Isso agiliza a cria&ccedil;&atilde;o de novas solu&ccedil;&otilde;es, a partir de funcionalidades pr&eacute;-existentes, e facilita inclusive a composi&ccedil;&atilde;o de pre&ccedil;os, a partir do VALOR real destas funcionalidades, e n&atilde;o meramente do tempo que se leva para desenvolv&ecirc;-la, o que &eacute; intang&iacute;vel para o cliente e de dif&iacute;cil justificativa real para argumenta&ccedil;&atilde;o comercial na hora de fechar um projeto. Sem falar que o tempo de desenvolvimento apresentado pode estar baseado na inefici&ecirc;ncia da m&atilde;o-de-obra e nos processos internos da empresa.</p><p>Transpondo esse cen&aacute;rio para a Venda Direta: o Marketing dessas empresas trabalha seus &ldquo;produtos&rdquo; (tang&iacute;veis e intang&iacute;veis, o que inclui o servi&ccedil;o ao cliente direto) baseado na realidade da din&acirc;mica deste mercado. Os produtos e servi&ccedil;os prestados nascem das necessidades manifestas pelos clientes &agrave;s equipes de vendedores aut&ocirc;nomos, uma vez que este contato sistem&aacute;tico e di&aacute;rio &eacute; um dos pontos fortes deste modelo comercial. </p><p>Essa informa&ccedil;&atilde;o flui diretamente para os processos internos atrav&eacute;s das reuni&otilde;es de Time, que integram pessoal das &aacute;reas comercial, produtos, log&iacute;stica e mesmo t&eacute;cnica, para que todos se comprometam em implantar, em suas &aacute;reas, processos voltados a essa realidade e em apresentar solu&ccedil;&otilde;es sin&eacute;rgicas envolvendo todas estas &aacute;reas para atender essas necessidades do mercado. </p><p>Mesmo o desenvolvimento de produtos que se origina nos processos cl&aacute;ssicos da &aacute;rea de P&amp;D, envolvendo tend&ecirc;ncias globais do mercado, pesquisas, necessidades internas como repacking ou otimiza&ccedil;&atilde;o de insumos, mat&eacute;rias-primas ou princ&iacute;pios ativos, leva em considera&ccedil;&atilde;o o impacto do produto na m&atilde;o da &aacute;rea de vendas, o n&iacute;vel de dificuldade que poder&aacute; ser exigido na argumenta&ccedil;&atilde;o junto aos clientes, ou o n&iacute;vel de investimento necess&aacute;rio em material de apoio e comunica&ccedil;&atilde;o para fazer vingar aquele lan&ccedil;amento ou mudan&ccedil;a de produto.</p><p>Conceitos e ferramentas importantes inerentes ao trabalho das &aacute;reas de Marketing, como a cria&ccedil;&atilde;o de fam&iacute;lias de produtos e extens&otilde;es de linha, contribuem para amparar de forma organizada e consistente todo o trabalho de desenvolvimento que j&aacute; &eacute; orientado pela realidade de Vendas. </p><p>Esse processo de trabalho deveria ser o espelho de toda empresa, pois creio que a grande maioria que l&ecirc; este artigo, n&atilde;o sente na pr&aacute;tica que os processos internos das empresas, onde trabalham hoje, s&atilde;o orientados para atender &agrave;s necessidades da &aacute;rea de vendas ou mesmo preparados para rapidamente se adaptarem &agrave;s necessidades (ou a exceder as necessidades) do cliente sem criar prazos mirabolantes ou custos impratic&aacute;veis. </p><p>Reflita e perceba que criar uma estrutura de neg&oacute;cio com esse foco seria um diferencial estrat&eacute;gico para todos os segmentos, e n&atilde;o apenas para o setor de software ou para a Venda Direta &ndash; que devido a isso, no Brasil, por exemplo, tem auferido resultados positivos anualmente, registrando percentuais de crescimento de dois d&iacute;gitos h&aacute; quase uma d&eacute;cada, per&iacute;odo onde vimos grandes oscila&ccedil;&otilde;es econ&ocirc;micas e quedas significativas no com&eacute;rcio de varejo, que tem dificuldade em se reinventar, assim como as empresas que dependem do varejo convencional e seu processo de oferta e demanda para alavancar suas vendas.</p><p>Por isso, na Venda Direta, podemos dizer que SOA poderia significar &ldquo;Sales Oriented Architecture&rdquo;, ou seja, ter produtos, processos e servi&ccedil;os voltados &agrave; otimizar os resultados trabalhados pela &aacute;rea de vendas! Parece &oacute;bvio, f&aacute;cil e at&eacute; uma redund&acirc;ncia ou&nbsp; pleonasmo, mas na pr&aacute;tica, muitas empresas n&atilde;o t&ecirc;m se dedicado a isso, e erroneamente t&ecirc;m priorizado e se deixado envolver na complexidade individual de seus processos t&eacute;cnicos, distanciando-se assim do neg&oacute;cio-fim, relegando, de forma m&iacute;ope, a responsabilidade &uacute;nica pelos resultados aos vendedores. </p><p>Isso, na pr&aacute;tica, for&ccedil;a a equipe de vendas a vender mal. Vender o que n&atilde;o tem para entregar. E pressionar, de forma inversa, a empresa a se desdobrar tecnicamente para produzir e entregar o que foi vendido, que geralmente &eacute; o que o cliente quer, a empresa n&atilde;o se preparou para descobrir e produzir antecipadamente de forma &aacute;gil e rent&aacute;vel. A concorr&ecirc;ncia agradece.</p><p>* Marcelo Alves &eacute; Diretor de Marketing da DirectBiz Consultants, consultoria especializada em Venda Direta. E-mail: <a href="mailto:alves@directbiz.com.br">alves@directbiz.com.br</a>. </p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span><br /><a href="http://www.directbiz.com.br" target="_blank">www.directbiz.com.br</a></p>