Seus colaboradores são os melhores influenciadores digitais para sua marca
Especialista aborda a questão de Employee Advocacy, ou seja, Colaboradores Defensores da Marca como arma poderosa de Marketing
Por Redação - 29/06/2021 Artigos

Se você é um profissional de Marketing, provavelmente já pensou (ou sonhou) em contratar um Influenciador Digital para divulgar sua marca, produtos ou serviços. O Marketing de Influência é um tema que está em alta e é um dos queridinhos dos profissionais de Marketing no momento. Essa estratégia, se bem utilizada, pode gerar ótimos resultados. Porém, é preciso ter conhecimento e ter muito cuidado ao adotá-la. É cada vez mais comum notícias com denuncias sobre influenciadores que fraudam seus números.
Além disso, por ser um mercado muito aquecido, está cada vez mais caro contratar influenciadores. Os preços por postagem das webcelebridades podem passar dos R$50.000. Se falarmos de pessoas mais reconhecidas como atores, atletas e cantores, esse preço chega na casa das centenas de milhares de reais.
Em países, como os Estados Unidos, as empresas têm encontrado alternativas utilizando uma poderosa arma de Marketing que está muito próxima: Seus colaboradores. Aproveitando-se do fato que 98% dos colaboradores já estão presentes nas redes sociais, essa estratégia já está bem consolidada e é chamada de Employee Advocacy, ou seja, Colaboradores Defensores da Marca.
A ideia é muito simples e poderosa: utilizar pessoas que conhecem sua marca, gostam e confiam sua marca como ninguém para espalhar as mensagens da empresa de forma orgânica.
Com o Employee Advocacy, você consegue engajar, educar e mobilizar seus colaboradores para que sejam verdadeiros Embaixadores da sua Marca em seus canais pessoais em redes sociais. Seus colaboradores são os melhores influenciadores que sua marca pode ter por dois motivos simples: credibilidade e conhecimento profundo de seus produtos ou serviços.
Diversos estudos comprovam isso:
– Conteúdo compartilhado por colaboradores recebem 8x mais engajamento do que conteúdos compartilhados por canais da marca (Social Media Today)
– Em média, um programa de Employee Advocacy com 1.000 colaboradores, pode gerar U$1.900.000 em valor de publicidade (Kredible)
– 92% das pessoas confiam em recomendações de produtos e serviços feitos por amigos ou conhecidos (Nielsen)
Se você tem como objetivo aumentar o alcance e reconhecimento da sua marca e não utiliza seus colaboradores como Embaixadores, está desperdiçando uma poderosa arma que está bem embaixo do seu nariz.
Para exemplificar o poder de alcance dessa estratégia:
Segundo a Brandwatch, em média as redes sociais pessoais possuem 600 conexões, ou seja, se sua empresa tem 100 funcionários, você está deixando de impactar até 60.000 pessoas todos os dias. Parece interessante, não?
O Employee Advocacy é uma estratégia ainda pouco conhecida no Brasil, mas empresas inovadoras como RD Station, Sankhya, Unico, entre outras já utilizam com sucesso.
Como toda estratégia de marketing, os pioneiros levam vantagem e atingem os melhores resultados. Se você busca ações que possam te dar uma vantagem competitiva, com certeza o Employee Advocacy é uma que você precisa olhar com carinho.