Seu branding pode impactar as vendas mais do que oferecer um produto tecnologicamente superior Bruno Mello 23 de fevereiro de 2022

Seu branding pode impactar as vendas mais do que oferecer um produto tecnologicamente superior

         

Para André Palis, a habilidade de uma marca de se conectar com seus clientes é tão ou mais importante que a superioridade técnica do que ela oferece

Seu branding pode impactar as vendas mais do que oferecer um produto tecnologicamente superior
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É só observar o mercado para perceber a corrida tecnológica entre as grandes empresas. Há muitas iniciativas (e muito dinheiro) em andamento para aprimorar as soluções que já temos e desenvolver novas. Faz sentido, já que as inovações dependem em grande parte da tecnologia.

Entretanto, nem sempre isso é o que leva uma empresa ao sucesso com o público. Mesmo que as pessoas estejam procurando por novidades, existe algo que, frequentemente, é visto como mais importante pela maioria dos consumidores: conexão.

A habilidade de uma marca de se conectar com seus clientes é tão ou mais importante que a superioridade técnica do que ela oferece. Pode parecer uma constatação excessiva, mas com alguma análise conseguimos ver que isso é verdade e está acontecendo ao nosso redor.

Nubank, por exemplo, certamente foi inovador à princípio, mas a originalidade não o manteve no topo ao longo de todos esses anos. Desde sua fundação, em 2013, diversos outros bancos digitais surgiram com propostas similares, e até mesmo os bancos tradicionais criaram alternativas digitais para seus serviços. Por que, então, o Nubank continuou como favorito de tantos, ao ponto de seguir crescendo até atingir seu IPO no ano passado?

A resposta está na conexão que foi criada com o público, através de boa comunicação, bom atendimento e experiência focada no cliente. Tudo isso contribui para a imagem da marca, que, aliada a estratégias inteligentes de marketing, seguiram impulsionando o Nubank para frente. Quando os concorrentes apareceram com suas estratégias, mesmo que certeiras, o banco do cartão roxo já havia conquistado uma fatia leal da população.

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Isso é branding.

Essa gestão de marca deu certo porque foi realizada desde o início, com aprimoramentos ao longo dos anos. Os resultados são de médio a longo prazo, como pudemos ver pelo sucesso crescente da empresa quase 10 anos depois da sua origem.

Esse é um ponto importantíssimo a se considerar sobre o branding: não é uma estratégia de retorno imediato, mas pode significar a diferença entre expandir ou deixar o mercado em alguns anos. E com certeza significa a diferença entre ser lembrado ou não.

Você certamente já tem algumas marcas em mente quando pensa em determinados produtos. Faça o exercício: pense em franquias de fast food, em tênis de corrida e em refrigerantes. Com certeza cada uma dessas áreas despertou uma memória em você, e a maioria das pessoas pensam nas mesmas. Isso só acontece porque o branding das marcas em questão é muito bem trabalhado.

Se a sua preocupação é o tamanho e o capital dessas marcas, não se engane, marcas pequenas também podem se tornar favoritas e serem lembradas depois de um trabalho consistente de branding. O importante não é ser o maior do mundo ou do País — ainda que esse possa ser o objetivo —, e sim estabelecer conexão com seu público-alvo. E isso não se restringe apenas ao varejo, viu?

Uma pesquisa do Circle Research mostrou que 77% dos líderes de marketing B2B (Business to Business, ou seja, empresas que fazem negócios com outras empresas) consideram a marca como fundamental para o crescimento. Em outro levantamento, da Pitchbook, 82% dos entrevistados consideram a força da marca como um aspecto importante para investidores e outros stakeholders essenciais. Ou seja, até mesmo para conseguir investimento a sua empresa precisa de uma boa gestão de marca.

Lembre-se que o branding faz parte da comunicação, mas está presente sob diversos ângulos. Está nos anúncios, nas publicações online, nas ações sociais, nos eventos, nos patrocínios, nas promoções, no atendimento. Todo e qualquer contato que o público venha a ter com a marca deve ser planejado para seguir um alinhamento e proporcionar sempre experiências positivas.

Se essa estratégia for aplicada correta e frequentemente, as chances que seu cliente te troque por outra empresa são pequenas. Mesmo que, à princípio, o produto ou serviço oferecido seja tecnologicamente superior. Porque você não vendeu apenas um produto para seu público: você vendeu confiança e aproximação. E ganhou de volta a fidelidade.


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