<p>Desde cedo o consumidor aprende que tudo o que &eacute; de gra&ccedil;a &eacute; bem-vindo. O ditado popular diz que, se for de gra&ccedil;a, vale at&eacute; pegar &ocirc;nibus errado ou levar uma inje&ccedil;&atilde;o na testa. Para os departamentos de Marketing de diversas empresas, oferecer um produto ou servi&ccedil;o de gra&ccedil;a &eacute; mais do que um agrado. &Eacute; uma estrat&eacute;gia de fideliza&ccedil;&atilde;o.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Exemplos n&atilde;o faltam de empresas que investem nesta estrat&eacute;gia. Desde as salas VIPs em aeroportos at&eacute; o estacionamento gr&aacute;tis em um restaurante, empresas como TAM, Land Rover, Citro&euml;n, Pantene e DPaschoal promovem servi&ccedil;os gratuitos para que o potencial cliente experimente um bem de consumo ou servi&ccedil;o e atraia novos neg&oacute;cios.</p> <p>Oferecer produtos de gra&ccedil;a faz com que os consumidores tenham o primeiro contato com a marca. Sem gastar dinheiro, fica mais f&aacute;cil para o consumidor experimentar um servi&ccedil;o sem contar no impacto positivo de lembran&ccedil;a de marca. Independente da classe social, as estrat&eacute;gias de Marketing que envolvem servi&ccedil;os gratuitos s&atilde;o um diferencial competitivo para quem busca novos consumidores.</p> <p><b>Experi&ecirc;ncia em troca de nada<br /> </b>Em 2008 a Land Rover desenvolveu uma a&ccedil;&atilde;o onde os clientes da marca que chegavam ao Restaurante 3X4, em S&atilde;o Paulo, dirigindo um modelo da Land Rover, tinham direito a estacionamento e servi&ccedil;o de chofer gr&aacute;tis. &ldquo;O foco das nossas a&ccedil;&otilde;es de Marketing n&atilde;o s&atilde;o nos servi&ccedil;os gratuitos. Isso &eacute; um beneficio indireto. Apesar dos clientes da marca n&atilde;o buscarem servi&ccedil;os ou produtos gr&aacute;tis, eles gostam muito, tem um valor&rdquo;, explica Luiz Tambor, Diretor de Vendas e Marketing da Land Rover em entrevista ao Mundo do Marketing.</p> <p>A Pantene apostou em a&ccedil;&otilde;es gratuitas no ver&atilde;o para divulgar a marca. Nas praias do Rio de Janeiro a marca levou o shampoo Panten Pro-V para o p&uacute;blico feminino experimentar. A empresa circulou com uma carreta equipada com tr&ecirc;s chuveiros e ofereceu o produto gratuitamente. &ldquo;Quando um produto tem como diferencial a sua performance, &eacute; importante promover atividades que gerem experimenta&ccedil;&atilde;o, pois o consumidor tem a oportunidade de provar o produto e comprovar seu desempenho&rdquo;, diz Thiago Icassati, Diretor&nbsp; de Marketing de Colora&ccedil;&atilde;o e Hearcare da Procter &amp; Gamble.</p> <p>Outra a&ccedil;&atilde;o que chamou a aten&ccedil;&atilde;o do p&uacute;blico foi desenvolvida pela Citro&euml;n em parceria com a AGEAC (Associa&ccedil;&atilde;o de Gastronomia, Entretenimento, Arte e Cultura da Vila Madalena). O Projeto Vila Madalena VIP contou com 24 autom&oacute;veis da marca para levar consumidores dos bares da regi&atilde;o para casa ap&oacute;s a balada sem cobrar nada. At&eacute; o fechamento desta reportagem, a Citro&euml;n n&atilde;o respondeu ao pedido de entrevista do site.</p> <p><em>A TAM oferece o servi&ccedil;o de Sala VIP para passageiros de primeira classe em aeroportos do Brasil, como Guarulhos (SP, Gale&atilde;o (RJ) e Recife (PE), com foco em um atendimento de qualidade com&nbsp; conforto e privacidade dos clientes. No espa&ccedil;o oferecido pela TAM, os passageiros podem usar notebooks com acesso &agrave; internet banda larga e wireless gratuitamente. Al&eacute;m disso, jornais e revistas nacionais e internacionais, TV de LCD, e uma minibiblioteca TAM com livros e pe&ccedil;as do acervo da companhia completam o&nbsp; ambiente, que conta tyamb&eacute;m com apresenta&ccedil;&atilde;o de pianistas todas as noites. Nos toaletes os passageiros encontram roup&atilde;o, toalhas aquecidas e n&eacute;cessaire especial com produtos das marcas patrocinadoras ou parceiras. O espa&ccedil;o tem &aacute;rea de 130m&sup2; e um buffet com snacks, frutas e frios, al&eacute;m de card&aacute;pios desenvolvidos pelo chef franc&ecirc;s Yann Corderon para cada per&iacute;odo do dia. Champagnes, vinhos, destilados, drinks, licores e conhaques completam o servi&ccedil;o sem que o cliente pague por ele. </em></p> <p><em>A companhia a&eacute;rea oferece ainda a Sala VIP para clientes do programa TAM Fidelidade Categoria Vermelha e para portadores do cart&atilde;o de cr&eacute;dito TAM Ita&uacute; Personnalit&eacute; Platinum. O espa&ccedil;o est&aacute; dispon&iacute;vel em diversos aeroportos no Brasil, e d&aacute; direito a um acompanhante. O acesso &eacute; permitido mediante a apresenta&ccedil;&atilde;o do cart&atilde;o TAM Fidelidade, categoria Vermelha ou Cart&atilde;o de Cr&eacute;dito TAM Ita&uacute; Personnalit&eacute; Platinum dentro da validade e o cart&atilde;o de embarque com a data vigente.</em></p> <p><b>Retorno garantido, mas sem identidade<br /> </b>Medir o retorno de a&ccedil;&otilde;es desta natureza &eacute; uma tarefa dif&iacute;cil se contar outros meios de medi&ccedil;&atilde;o que n&atilde;o seja a m&iacute;dia espont&acirc;nea. &ldquo;Al&eacute;m do retorno de m&iacute;dia e a divulga&ccedil;&atilde;o da marca, ganhamos o reconhecimento dos nossos clientes e tamb&eacute;m dos que n&atilde;o s&atilde;o clientes da Land Rover. N&atilde;o h&aacute; uma medi&ccedil;&atilde;o para estas a&ccedil;&otilde;es&rdquo;, avalia Tambor.</p> <p>De acordo com Icassati, a forma mais eficiente para minimizar os gastos da Pantene com a&ccedil;&otilde;es gratuitas &eacute; desenvolver a estrat&eacute;gia no lugar certo, na hora certa e para o p&uacute;blico correto. &ldquo;O resultado de uma a&ccedil;&atilde;o como essa vai desde uma grande visibilidade, j&aacute; que desperta curiosidade e chama a aten&ccedil;&atilde;o do p&uacute;blico, at&eacute; uma aproxima&ccedil;&atilde;o com o consumidor que interage e experimenta o produto. Para Pantene gerar a&ccedil;&otilde;es que levem a experimenta&ccedil;&atilde;o do produto, &eacute; fundamental, pois a reten&ccedil;&atilde;o a marca &eacute; grande&rdquo;, conta o executivo ao site.</p> <p>A DPaschoal tamb&eacute;m desenvolve a&ccedil;&otilde;es gratuitas para o p&uacute;blico ao oferecer produtos para diminuir a emiss&atilde;o de gases poluentes em ve&iacute;culos de passeio. A empresa desenvolveu o projeto Economia Verde nas lojas da DPaschoal e em postos de gasolina de grande circula&ccedil;&atilde;o em S&atilde;o Paulo. &ldquo;O Kit Verde possui um lixo para carro, tampa de v&aacute;lvula pneum&aacute;tica, medidor de desgaste dos pneus e dicas de economia para o motorista. Este material &eacute; distribu&iacute;do gratuitamente e o retorno &eacute; a satisfa&ccedil;&atilde;o dos clientes. Isto n&atilde;o &eacute; s&oacute; uma a&ccedil;&atilde;o de marketing da empresa, mas a sua filosofia&rdquo;, aponta o Gerente de Linha leve, autom&oacute;veis de passeio e neg&oacute;cios da DPaschoal, Alexandre Lopes.</p>
Serviços gratuitos como estratégia de Marketing fazem a diferença
20 de janeiro de 2009