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Sun, a multinacional brasileira do Marketing Direto

Prestes a completar 10 anos, a agência junta a estrutura internacional com a flexibilidade brasileira para realizar projetos integrados, multiplataforma e de olho no resultado para os seus clientes

Por | 20/04/2007

bruno@mundodomarketing.com.br

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Sun, a multinacional brasileira do Marketing Direto

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

 Paixão pelo que faz, conhecimento, versatilidade, planejamento integrado, entusiasmo, execução cuidadosa, atenção às métricas e aos resultados são tão intensos na Sun MRM Worldwide quanto um calor de 40°. A agência de Marketing Direto completa 10 anos em 2007, mas já nasceu como gente grande. Em menos de dois anos, se integrou à MRM - McCann Relationship Marketing -, pertencente ao Grupo Interpublic, e hoje é uma das maiores e mais respeitadas empresas do país em sua área e a segunda maior vencedora do Prêmio Abemd, premiação mais importante do país oferecida pela Associação Brasileira de Marketing Direto.

Com clientes de longo prazo como GM, Banco Real, Editora Abril e Intel, a Sun também se orgulha em apresentar como credencial o seu histórico de casos de sucesso e toda a sua infra-estrutura, com conceitos e plataformas múltiplas. Boa parte disto se dá pelo fato da agência fazer parte de um dos maiores grupos de comunicação e marketing do mundo. Mesmo assim, a liberdade para criar e se superar está no DNA da empresa criada pelos sócios Flavio Salles (foto) e Henrique Leal.

Os dois são expoentes e precursores da indústria de database no país. Salles fez parte da primeira equipe da Datamidia,FCBi, comandou o escritório da OgilvyOne no Brasil, foi presidente da Wunderman e este ano será jurado na categoria marketing direto do Festival de Cannes. Henrique Leal também foi da Ogilvy e da Wunderman, de onde os dois saíram para comandar a DM&A Comunicação Direta, agência pertencente ao grupo Quatro/A, do empresário Alexandre Accioly, e que deu origem a Atento. Foi com o fim da agência que começou a história de sucesso da Sun. "Na época, falamos com os clientes que eles teriam uma nova agência com uma velha direção", diverte-se Flavio Salles em entrevista ao Mundo do Marketing.

Integração e multiplataforma
 A velha forma de trabalhar chama atenção até hoje. "Montamos um time multidisciplinar e somos muito fortes em estratégia, tecnologia e criação", afirma Henrique Leal (foto) ao site. "Uma coisa legal é que somos uma agência independente apesar de ter alinhamento com McCann", adiciona Flávio Marchiori, Diretor de Criação. "O posicionamento da Sun, a sua estrutura, o foco em análise de resultado e em gerar retorno para os nossos clientes são os grandes diferenciais", emenda Marcus Tavares, Diretor de Atendimento. "Tem muitas campanhas por aí com vida útil curta e o papel da Sun é dar mais vida para campanhas e com estratégia definida para gerar mais retorno para a empresa", completa.

A Sun atua em aquisição de novos clientes, programa de fidelidade, up-sell e cross-sell, endomarketing e incentivo à vendas, geração de tráfego no ponto de venda, geração de leads, marketing on-line, e-mail marketing, programas de relacionamento, planejamento, consultoria estratégica, implementação e gerenciamento de programas de CRM. Tudo isso, integrado com as estratégias dos clientes, com o direcionamento das agências de publicidade, promoção e todos os parceiros envolvidos nos projetos.

 Dentro da Sun, que tem 55 funcionários entre os escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro, a palavra integração é uma ordem. Junta-se o planejamento, a criação e a produção na mesma mesa para pensar na melhor solução para o cliente. "Conseguimos agregar muito mais quando a criação trabalha desde o começo numa campanha", aponta Marchiori (foto). "O grande ponto de partida é a informação", ressalta Viviane Sbrana, Diretora de CRM. "Temos uma ligação muito grande com a criação, que busca informação para poder criar peças específicas para cada tipo de pessoa", completa em entrevista ao Mundo do Marketing. "Como estamos dentro de um grupo, conseguimos ter uma visão ampla e mapear todos os pontos de contato do cliente e alinhar com a comunicação da marca", explica Viviane.

Resultado
Trabalhar com uma disciplina como marketing direto, onde medir os resultados é primordial e menos complexo do que em outras áreas, pode ser uma vantagem para a Sun. Mesmo assim, é preciso mais. "O marketing direto não existe sem planejamento. Podemos medir tudo e, com isso, o trabalho é maior, pois há públicos diferentes", elucida Flávio Salles. "Por isso procuramos conhecer o consumidor ao máximo para enviar para ele a oferta certa e na hora certa. E com a internet podemos atingir muito mais pessoas com um custo muito mais barato", informa o executivo.

A área digital da Sun tem ganhado cada vez mais importância tanto pela eficácia em medir resultado quanto nas novas possibilidades que ela proporciona. "A tecnologia nos ajudou a ter mais agilidade, a mensurar e corrigir muito mais rápido as ações", adiciona Viviane Sbrana. "Nos preocupamos em comprovar o retorno, seja quantitativo ou qualitativo. E isso nasce no planejamento, em traçar bem o objetivo e as métricas. Até para o cliente avaliar os nossos resultados porque só através do resultado mostramos o nosso valor", atesta Henrique Leal.

 Para analisar os resultados, a Sun traça as metas que deseja alcançar e determina quais canais podem trazer mais retorno com um determinado investimento. "Conseguimos medir a venda efetivamente. A nossa diferença é essa, pois nos preocupamos até o fim do processo de negócios. No final o que importa é gerar negócios para o meu cliente, cortar custo e para isso a dispersão tem que ser a menor possível", aponta Marcus Tavares (foto), do Atendimento.


Principais executivos
Flávio Salles, presidente
Henrique Leal, vice-presidente de planejamento
Marcus Tavares, diretor-geral de atendimento
Flávio Marchiori, diretor de criação
Viviane Sbrana, diretora de CRM

Clientes atendidos
DataListas, Correio Braziliense, NET, AACD, Intel, TMKT, Editora Abril, Microsoft, Votorantim Metais, Banco Real ABN/AMRO, Sudameris, Gazeta Mercantil, Rodobens, Club Med, GM, Embratel, Aymoré, Bimbo, entre outros.

Acesse
www.sun-mrm.com.br

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