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O canivete suíço da Loyalty Full

Apesar de seus quatro anos de existência, a agência tem em seus sócios quase quatro décadas de casos de sucesso

Por | 17/01/2007

bruno@mundodomarketing.com.br

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O canivete suíço da Loyalty Full

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

Quando começaram como agência especializada em below the line, Marcos Elia e Marcelo Custodio somavam, juntos, quase 40 anos de experiência em Marketing de Relacionamento, CRM e Database Marketing. Por isso, e apesar dos quatro anos de vida da Loyalty Full, a agência não pode ser considerada novata. Os dois fizeram parte das equipes que implantaram os primeiros programas de CRM no país. Marcos no Banco Nacional e Marcelo no BankBoston.

Hoje, a experiência dos dois ex-executivos de grandes empresas está a serviço dos clientes da agência. No começo, eram só eles dois e a secretária no escritório do Rio de Janeiro. Agora, são mais 25 pessoas e uma unidade em São Paulo para atender a clientes como Souza Cruz, Petrobras, AGF, Arcelor, Telmex, OdontoPrev, entre outros.

As ferramentas da Loyalty são tantas que eles trabalham para além do conceito de 360°. A noção de full service está exemplificada pelo canivete suíço, que dispõe de diversos serviços - um para cada ocasião. Serviços estes que estão divididos entre Loyalty Relacionamento, Loyalty Eventos, Loyalty Comunicação e Loyalty Digital. "Esse posicionamento full entrega tudo dentro de casa e somos uma das poucas agências no mercado assim", afirma Marcelo Custodio.

Integração
Como os dois executivos vieram da escola do Marketing de Relacionamento, a Loyalty começou especializada neste assunto até que eles viram que os programas eram muito mais abrangentes. "Os programas de relacionamento acabaram virando um Marketing 360° porque têm ligação com eventos, ponto de venda, com a parte on-line...", emenda Custodio (foto). Com essa visão, eles passaram a formatar os outros serviços das agências em sociedade com parceiros.

A Loyalty Relacionamento - a cargo dos dois sócios - cuida da parte de planejamento dos programas. "Além disso, temos uma unidade de telemarketing exclusiva para dar suporte aos programas de relacionamento e as campanhas", conta Marcelo, dando exemplo da unidade que também trabalha com RSVP. "Percebemos que o RSVP em eventos é muito primário. Normalmente é um assistente do promoter que fica ligando e anotando num papel", conta o empresário que faz boa parte dessas ações para a Petrobras, disponibilizando relatórios on-line.

Cases
Para a AGF Seguros, a agência desenvolve o Programa Seleção AGF. "Fizemos desde o planejamento até a implementação e hoje desenvolvemos muitos eventos para a área de B2B", conta Marcelo, que começou a agência com grandes trabalhos. "Tivemos uma grande oportunidade de iniciar com um cliente grande, que era a Souza Cruz", informa. "Para eles, atuamos dentro do mix de 360º para entender e planejar o relacionamento das marcas junto ao ponto de venda e do consumidor", afirma.

Um das áreas que mais crescem dentro da agência é a de eventos, formalizada em 2005 e que já realizou mais de 60 ações. Quem está à frente da Loyalty Eventos é Ana Claudina Camargo. "Só no final do ano passado, era um evento por semana", ressalta Marcelo, que também executa ações promocionais em parceria com agências de publicidade, como LePera, DPZ, Grey e Ogilvy. "Ainda somos uma empresa pequena diante dos grandes players apesar de já estarmos ganhando concorrência de grande agências", informa. "Uma vantagem disso é que os sócios participam diretamente das contas", completa. 

Entre as ações para a Petrobras, a Loyalty realizou um trabalho de um ano inteiro para conhecer os gostos e atividades dos principais investidores da petrolífera ao redor do mundo para que eles fossem bem atendidos nos Grandes Prêmio de Fórmula 1 em que foram convidados. "A cada etapa eram 20 pessoas e tivemos que hospedar, o menos banco de dados do mundo no maior nível de segurança que tem no Brasil, que tem até gente armada na porta do servidor", conta Marcelo Custodio.

Acesse
www.loyaltymkt.com.br

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