Setor de relacionamento consolida crescimento e faturamento | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Setor de relacionamento consolida crescimento e faturamento

Abrarec e agências demonstram com números e cases que cliente e empresa estão cada dia mais próximos

Por | 20/12/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Setor de relacionamento consolida crescimento e faturamento

Por Mariana Oliveira
redacao@mundodomarketing.com.br

A importância do marketing de relacionamento se consolidou para empresas há algum tempo, mas para a economia do país, a confirmação veio apenas este ano. Os dados divulgados pela Abrarec em setembro confirmaram o setor como aquele que mais emprega no país, com 280 mil trabalhadores. Os dados também apontavam que o setor deveria movimentar R$ 5,8 bilhões de reais até o fim do ano e as expectativas estão mantidas para o balanço a ser divulgado em março.

O ano de 2007, no entanto, não será de tranqüilidade. Para manter o crescimento principalmente na área de call centers é necessário cuidar de problemas que têm diminuído a rentabilidade e podem prejudicar a performance no próximo ano. Em entrevista ao site, Beatriz Cullen (foto), Diretora Executiva da Associação Brasileira de Relações Empresa Cliente - Abrarec -, conta que antigos problemas de ordem política, como a precariedade na formação dos profissionais e a falta de flexibilidade da legislação trabalhista comprometem o faturamento das companhias. "As empresas médias e pequenas praticamente dobraram em crescimento, mas não em lucro", analisa.

Esta tem sido uma das maiores preocupações da entidade no Planejamento para 2007. Um estudo que divulga e viabiliza as modificações propostas será encaminhada ao Ministério do Desenvolvimento até março. "Já que é um grande gerador de emprego, deve haver uma política para isso", ressalta Beatriz.

O investimento de curto prazo em infra-estrutura também é apontado como um dos problemas, mas as modificações na CLT para diminuir os custos e a melhor qualidade na formação profissional do trabalhador se mostram como prioridades à medida que a expansão dos serviços é prejudicada. A exportação dos serviços, por exemplo, tem apresentado contratempos, pois há insuficiência de profissionais aptos a falar outras línguas. Esta, segundo Beatriz, pode ser uma das causa de estagnação desta área em 2007, já que o crescimento deste ano não deve ser mantido se as condições não melhorarem, além do que para diminuir os custos, a qualidade dos serviços pode ficar prejudicada, no que ela afirma ser uma tendência mundial.

Boas perspectivas nas agências
Se os call centers talvez não apresentem boas perspectivas para 2007, as agências confirmam o crescimento deste ano e confirmam o otimismo para o ano que vem. A Fábrica Comunicação Dirigida, vencedora entre outros prêmios do III Prêmio Abrarec de estratégias vencedoras de relacionamento, obteve 35% de crescimento em relação ao ano anterior principalmente por causa de seis novos e importantes clientes.

O bom momento se deve principalmente pela segmentação e mensuração de resultados, como conta em entrevista Luiz Buono, Vice Presidente de Planejamento e Atendimento da empresa. "Muito da nossa conquista foi trazer a comunicação de envolvimento com os clientes", observa.

Ele conta que a expansão do crédito de baixa renda tem migrado para o mercado de consumo, o que tem sido benéfico para os negócios. O fim do ano foi movimentado com novas contas e, a julgar pelas iniciativas destes últimos meses, as perspectivas para 2007 são otimistas. "Todos os nossos clientes estão ativos para o ano que vem", garante.

Para Fábio Flandoli, da Lumina1, 2006 consolidou a integração entre as áreas do marketing, mas principalmente o relacionamento, que passou a ser visto pelas agências como uma forma realmente capaz de mudar a relação com o cliente. Para ele, as mudanças cabem principalmente a agências ao perceber que o cliente está preocupado com resultado. Quanto a 2007, as perspectivas não poderiam ser melhores. "Vamos fazer um trabalho bem diferente, abrir um caminho novo para chacoalhar o mercado e fazer trabalhos que usem todas as disciplinas de contato", garante.

Acesse
www.abrarec.com.br
www.fabricad.com.br
www.lumina1.com.br

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss