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Marketing direto premia planejamento, criação e resultado

Conheça as características que fizeram 26 cases brasileiros serem reconhecidos internacionalmente

Por | 25/09/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

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Marketing direto premia planejamento, criação e resultado

Por Mariana Oliveira
redacao@mundodomarketing.com.br

Um antigo conceito afirma que o marketing direto é aquele relacionado a vendas diretas, que baseado em bancos de dados atingia seus clientes por telefone e correspondências. A valorização pela qual esta área passou transformou o relacionamento com o cliente e o planejamento estratégico em pressupostos para o sucesso.

Coordenador do curso de Marketing Direto da Abemd - Associação Brasileira de Marketing Direto -, Fábio Adiron, relata que o Marketing Direto passou por um processo de aprimoramento nos últimos anos, onde os profissionais se conscientizaram que esta pode ser uma ferramenta de diálogo entre consumidor e empresa. "O marketing direto sempre foi a melhor ferramenta para fidelizar o cliente, mas o mercado não se preocupava com isso há 10 anos", elucida.

Ele explica que os profissionais passaram a entender melhor o mercado e a valorizar respostas imediatas capazes de serem fornecidas pelos processos de mensuração de resultados. "O marketing direto é uma serviço que mede tudo", garante Adiron.

O VII Prêmio Amauta, realizado no fim de agosto na Cidade do México, consagrou os melhores cases da área na América Latina. O Brasil conquistou 26 troféus e se destacou ao promover o marketing direto como uma área de planejamento e resultado.

A agência Interact foi uma das premiadas com um troféu de ouro no case de suporte a forças de vendas, desenvolvido para a Brasil Telecom. A campanha voltada para os segmentos automotivo e governamental oferecia soluções customizadas em telecomunicações e teve um planejamento de prévio de mais de ano.

Maria Luiza Piccioli (foto), Diretora-Executiva da empresa, conta que os resultados são privilegiados pelos jurados, bem como a integração das ações da campanha. Ela explica que a Interact se destacou ao mostrar um aumento de 25% nas vendas e a construção de um mailing eficaz depois de verificar que este seria o melhor formato de abordagem. "A Interact se destaca pelo planejamento e entendimento real da necessidade do cliente", afirma.

Maria Luiza garante que os resultados são importantes, bem como o planejamento e a criação, mas o conjunto deve se diferenciar. Fábio Adiron reconhece estas fases e ressalta uma característica que continuará sempre em alta: ser um bom vendedor.

Acesse:
www.abemd.com.br

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