Santander Real usa a maturidade como estratégia de relacionamento | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Santander Real usa a maturidade como estratégia de relacionamento

Talentos da Maturidade recebe mais de 11 mil inscrições e insere idoso no mundo virtual

Por | 02/12/2009

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A aposentadoria é o momento em que o idoso deixa de produzir e passa a descansar sem se preocupar com prazos, metas, objetivos pessoais... certo? Não. Longe disso. O Banco Real há 10 anos iniciou o programa Talentos da Maturidade com o objetivo de inserir o idoso na sociedade brasileira. O sucesso do programa hoje se reflete nas mais de 11 mil inscrições para a 11ª edição do evento que reúne as melhores peças de Literatura, Artes Plásticas e Música Vocal produzidas por pessoas da terceira idade.

Com início em 1999, o Talentos da Maturidade hoje recebe inscrições pela internet e incentiva, além da arte, o empreendedorismo e projetos exemplares para o público idoso. O site do concurso obteve 68% das novas inscrições e no total foram 47% delas feitas pelo endereço eletrônico construído especialmente para facilitar o acesso dos senhores e senhoras internautas.

A premiação deste ano ocorreu em Campinas após passar por Rio de janeiro, Curitiba, São Paulo, Minas Gerais, entre outras cidades do Brasil. Com cinco vencedores para cada categoria, o concurso oferece desde 2006 uma premiação para pessoas jurídicas. Além dos R$ 7 mil e do troféu oferecido aos idosos vencedores das categorias artísticas, a categoria Programas Exemplares oferece investimento de R$ 70 mil feito pelo banco com acompanhamento do projeto. Vale lembrar que este é o primeiro evento que leva a assinatura do Banco Real junto à do Santander.

Valorizando ideias e idosos
A história começa em 1999, ano internacional das pessoas idosas recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas). O objetivo era celebrar e apontar uma sociedade igual para todas as idades. O Banco Real entendeu o recado e percebeu que deveria direcionar outras ações que não fossem para o seu público-alvo à época, os universitários. Tudo se encaixou com o slogan "O Banco da Sua Vida", mas ainda faltava o principal desafio: fazer com que a sociedade brasileira valorizasse o idoso. "Não havia nenhuma ação privada para o idoso até então. Nosso objetivo era estimular o potencial criativo e reconhecer o valor deles na sociedade", aponta Laura Machado, consultora do Talentos da Maturidade e gerontóloga, campo que investiga os fenômenos relacionados com o envelhecimento do ser humano.

A ideia do projeto foi contribuir, por meio de um evento, com a quebra do preconceito da sociedade com os idosos. "O concurso foi criado para que eles desenvolvam habilidades. "Hoje percebemos a mudança de atitude da sociedade se comparada há 10 anos", explica Laura em entrevista ao site. Para garantir a inovação em cada edição do concurso, todo ano são feitas pesquisas e avaliações que mostram que há uma década a aposentadoria significava inatividade.
 
Tanto esforço é recompensado pelo valor agregado à marca do Banco. Um dos diferenciais mais notáveis desta 11ª edição do Talentos da Maturidade é o número de inscrições pelo site do evento. Cerca de 70% das novas inscrições no concurso foram feitas pela internet. Além de garantir a disputa pelos prêmios, o site serve como ferramenta de relacionamento entre os participantes.

Concurso como rede social
Este relacionamento faz com que o departamento de Marketing do Grupo Santander Brasil pense em novas ferramentas. "A tendência é que este site vire uma rede social. É uma ferramenta de interação entre o público idoso e todas as obras do concurso podem ser vistas", adianta Fabiana Horowicz, Gerente de Marketing do Grupo em entrevista ao Mundo do Marketing.

Além de se relacionar com os outros participantes do concurso, após o evento e a entrega de prêmios, os idosos continuam se relacionando. "O site este ano inovou. Mais da metade das inscrições foram feitas pela internet. Não imaginávamos que teria um público tão grande e isso mostra que estamos acompanhando as mudanças da sociedade", afirma Laura.

Mais do que uma simples ação de relacionamento, o Talentos da Maturidade é um programa que hoje integra a comunicação do Real e do Santander. "Usamos todas as ferramentas de Marketing, principalmente em programas de TV assistidos pelos idosos e mala-direta. Além disso fechamos parcerias com SESC e outras instituições que atendem idosos", diz Fabiana.

Banco Real X Santander
De acordo com a gerente de Marketing do Grupo Santander Brasil, a estratégia do concurso é manter o melhor dos dois bancos aproveitando a repercussão do programa no Brasil. A premiação das categorias artísticas oferece R$ 7 mil para cada vencedor além do troféu. Já a Programas Exemplares tem o objetivo de reconhecer projetos para idosos frágeis e empreendedores e, para isso, ganham o investimento de R$ 70 mil do Banco Real e acompanhamento do projeto.

Na edição deste ano, a Associação Saúde da Família ganhou o prêmio por capacitar idosos para desenvolver um trabalho de educação de prevenção à AIDS para pessoas da terceira idade. "O concurso começou buscando valorizar o idoso. Hoje caminhamos para o empreendedorismo, a inclusão digital e a responsabilidade social", diz Fabiana.

A ação contribuiu também para a marca do Banco Real no que diz respeito ao valor institucional. O Talentos da Maturidade é uma ferramenta de relacionamento com grande relevância para o banco e está alinhado ao posicionamento do Grupo no Brasil. "Resta saber quantos dos 11 mil participantes são clientes do Banco Real e do Santander", completa a gerente de Marketing do Grupo Santander Brasil.

Comentários


Acervo

Pesquisar por Tags

Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss