Reportagens

Publicidade
Publicidade
Promoção e Eventos

Nivea faz Marketing com estilo no Fashion Rio

Marca patrocina evento de moda com foco em interatividade

Por Thiago Terra - 15/06/2009

Assim como para as marcas do mundo da moda, para as principais marcas de produtos de beleza o Fashion Rio também é um dos eventos mais relevantes para oferecer experiência ao consumidor. A Nivea está há cinco anos patrocinando o evento sempre com uma ação diferenciada para quem vai ao estande da marca. Em 2009 a empresa mais uma vez “envelopou” os banheiros do Píer Mauá, no Rio de Janeiro, e ainda ofereceu diversos produtos para experimentação.

Desenvolver ações de Marketing surpreendentes é o foco da Nivea em todos os eventos patrocinados por ela, que não são muitos, de acordo com Maria Laura Santos, diretora de Marketing da marca no Brasil. Além de estar em prateleiras e gôndolas de todo o país, uma linha de produtos da marca foi lançada durante o evento onde os consumidores puderam personalizar as embalagens com a imagem de seus rostos.

Nivea faz Marketing com estilo no Fashion Rio

O slogan usado pela Nivea - “Pele bonita e bem cuidada nunca sai de moda” - revela que a marca está ligada no que suas consumidoras gostam e, por isso, investe em serviços relevantes para elas. A ação "Visual Novo" buscava mulheres que estavam no Fashion Rio para receberem conselhos e dicas sobre moda dados pela especialista Gloria Kalil. “As pessoas gostam quando uma marca te ajuda de alguma forma. O objetivo é fazer com que a consumidora goste da marca e que tenha experiências relevantes com a marca”, conta Maria Laura em entrevista ao Mundo do Markerting.

Nivea faz Marketing com estilo no Fashion RioBem na foto para a embalagem
Se no Fashion Rio os estilistas mostram as tendências da moda, a marca apresenta novos produtos para suas consumidoras presentes ao evento. Desta vez, a Nivea lançou a embalagem de 1 litro do hidratante corporal Nivea Soft Milk, exclusiva para o Fashion Rio. Além disso, as consumidoras puderam imprimir a própria foto no rótulo criando assim um vínculo mais quente e mais forte entre marca e consumidor, segundo Maria Laura.

Assim como a Nivea prepara novidades, existe também a manutenção de ações que fazem sucesso, como o banheiro 100% Nivea. “Mantivemos esta ação e nunca deixaremos de fazê-la. Lá os visitantes encontram um banheiro limpo, cheiroso e ainda podem experimentar produtos gratuitamente”, diz Maria Laura (foto).

O combustível para as ações da Nivea não provém de reuniões somente no departamento de Marketing da empresa. “Trabalhamos com base em pesquisas qualitativas e quantitativas, além de visitas ao consumidor. Conversamos sobre os hábitos deles e foi daí que surgiu a ideia do banheiro 100% Nivea. Procuramos saber quais os produtos que nossas consumidoras usam no banheiro e do que elas gostam. Se é moda, é por isso que estamos aqui no Fashion Rio”, explica a diretora de Marketing ao site.

Ação relevante
De acordo com Maria Laura, uma das próximas ações que podem compor o próximo Fashion Rio já é feita em pontos-de-venda do Brasil, que é voltada para o público masculino. “Criamos uma barbearia itinerante para que o homem também tenha uma experiência com a marca. Só não aplicamos aqui no Fashion Rio porque o público é quase todo de mulheres”, aponta.

Um dos focos do patrocínio de Nivea ao Fashion Rio é a interatividade com a consumidora e levar a marca para o dia-a-dia dela. Patrocinar este evento é mostrar que a marca está viva e não está só na prateleira, mas não por isso a Nivea investe neste tipo de estratégia de marca. “Não fazemos muito patrocínio. Apenas quando sabem que poderemos nos relacionar com a consumidora. Se o contrato fosse para colocar somente o nome da marca na assinatura do Fashion Rio, a gente jamais faria. Buscamos sempre dar vida a marca e esquentar a relação com o consumidor”, completa a executiva.