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SightMomentum: mais do que uma agência promocional

Referência no mercado, a empresa realizou a maior promoção do país e obteve a maior participação numa campanha no Mundo. O sucesso é fruto da inventividade da unidade brasileira do grupo Interpublic, centro

Por | 02/05/2006

bruno@mundodomarketing.com.br

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SightMomentum: mais do que uma agência promocional

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

No Brasil, existe uma agência que promoveu a maior promoção e obteve como resultado a maior participação em uma campanha já realizada no Mundo. Esta agência é a SightMomentum, unidade brasileira do grupo Interpublic, centro de excelência da Momentum na América Latina e cinco vezes eleita agência de marketing promocional do ano.

O sucesso é fruto da inventividade de sua equipe e do perfil adotado pelo fundador Julio Anguita, Presidente da Momentum Brasil e Diretor Regional da Momentum América Latina. Para alcançar o título de referência em marketing promocional, a empresa aposta em um posicionamento agressivo. "Trabalhamos integrando o marketing promocional à publicidade e ao marketing direto", conta Anguita ao Mundo do marketing (foto à esquerda).

A inventividade dos funcionários faz da agência um celeiro de ações inovadoras como a campanha "Nestlé e você no Show do Milhão" de 2003, promoção recordista brasileira e mundial em que todas a marcas da cliente foram ativadas e ganharam fatias de mercado. "Não existia na prateleira um modelo clássico que permitia realizar um trabalho como este", afirma Reginaldo Ferrante, Vice-presidente da Sight. "Olhamos para o que o cliente espera de resultado e vamos buscar uma solução fora do comum, que neste caso da Nestlé mobilizou a família inteira", explica Ferrante ao Mundo do Marketing. "Só conseguimos desenvolver este projeto que entrou para história da promoção porque temos uma infra-estrutura muito boa e contamos com profissionais altamente qualificados", adiciona Anguita.

Para planejar casos de sucesso como este, a agência faz muita pesquisa e está organizada em núcleos igualmente singulares para o mercado. Sem atendimento, a divisão de Negócios é quem faz contato com os clientes e fica na dianteira dos projetos, do planejamento à execução, e os Núcleos de Produção e Suporte fazem criação, eventos e operação. "Nossa equipe tem grande capacidade de diagnóstico. Eles vêem rapidamente quais soluções implementar sem abrir mão da qualidade de produção e de retorno", relata Reginaldo Ferrante (foto à direita).

Crescimento contínuo
Em 13 anos de vida, a Sight tem como principal missão fazer as marcas para qual trabalha conquistar mercado. Essa lição vem de casa. Em 1998, a McCann-Erickson entra como sócia e, em 1999, a agência é incorporada a Interpublic e passa a fazer parte do WorldGroup como uma unidade da rede Momentum Worldwide no Brasil. Já em 2001, a Momentum expande sua participação no país e cria a NewMomentum, especializada em ponto de venda, e a SportsMomentum, focada no marketing esportivo e na ativação de patrocínio. Juntas, as três empresas formam o Momentum Group Brazil.

Primeira agência de promoção a se internacionalizar, a Sight se estabeleceu como um grupo forte e com um pensamento de comunicação em 360°. "Não oferecemos nossos serviços como discurso, como um conceito. Estabelecemo-nos como um grande grupo que realiza os trabalhos na prática", declara Julio Anguita. "A nossa vantagem competitiva é ter desenvolvido uma visão generalista que entende o que o cliente deseja para oferecermos o serviço certo na hora certa", completa Reginaldo Ferrante. "Estamos sempre pisando no acelerador e prontos para dar uma nova grande guinada", diz Anguita.

Case Nestlé e você no Show do Milhão
O projeto envolveu todas as marcas da Nestlé com o objetivo de aumentar as vendas e fortalecer a imagem da marca. A campanha promocional teve uma premiação excepcional, sem similar no histórico das promoções no Brasil. Em parceria com o Show do Milhão, programa do SBT, a Nestlé fez dos seus produtos um passaporte ao programa.

Para concorrer, o consumidor deveria juntar oito embalagens de diferentes produtos Nestlé, o que incentivava a compra de um mix mais variado de marcas.
Para cada programa eram sorteados 12 participantes, contemplando todos os estados do país. Além da possibilidade de ganharem R$ 1 milhão acertando o jogo de perguntas e repostas, os contemplados recebiam R$ 1 mil, concorriam a quatro outros prêmios no valor de R$ 40 mil e um megaprêmio de R$ 1 milhão.

Resultados obtidos:
- Mais de 75 milhões de cartas recebidas (a maior participação em uma campanha promocional já ocorrida em todo o mundo);
- Mais de 600 milhões de comprovantes de compra enviados;
- 1.117 consumidores sorteados;
- Mais de R$ 40 milhões em prêmios;
- 3.000 PDVs ativados em uma semana;
- Presença promocional em 1.299 PDVs;
- 11 praças envolvidas;
- Crescimento de share em 13 categorias.

Clientes Atendidos
Nestlé, Johnson & Johnson, General Motors, Avon, Friboi - Minuano, Intel, Tim, Motorola, International Paper, Iner - Pro espuma, Agrozurita, Doria Associados, Simdi Rações, Goodyear, Filtros Fram.

Principais executivos
SightMomentum: Julio Anguita, Reginaldo Ferrante, Márcia Gonçalves, Domingos Velletri, Elisa Najman, Miucha Benetti, Simone Pires, Márcia Sophia, Salvador Ponce e Fernando Cardamone.
NewMomentum: Regis Vizoni e Mario Nascimento.
SportsMomentum: Jullian Salgueiro.

Faturamento: R$ 200 milhões
85 Funcionários

Principais Prêmios
- Globes Awards 2003 - Etapa Nacional e Internacional
- Globes Awards 2004 - Etapa Internacional
- Globes Awards 2005 - Etapa Nacional
- 5 vezes Empresa de Marketing Promocional do Ano no Prêmio Colunistas (1996, 1997, 1999, 2002 e 2005)
- Júlio Anguita, Empresário de Marketing Promocional do Ano no Prêmio Colunistas em 1995 e 1998
- Reginaldo Ferrante, Melhor Profissional de Marketing Promocional do Ano no Globes Awards 2004 - Etapa Nacional
- Reginaldo Ferrante, Mário Nascimento e Kiko Ponce, Profissional de Marketing Promocional do Ano no Prêmio Colunistas em 2000 e 2001, 2002, 2005, respectivamente
- Prêmio de Mídia Estadão 2003
- Top de Marketing da ADVB 2003
- Marketing Best 2003
- Destaque no Marketing 2004 - Associação Brasileira de Marketing e Negócios
- Ouro no Festival Brasileiro de Promoção e Embalagem de 2004
- Ouro no Prêmio About de Comunicação Integrada e Dirigida 2004
- 32 medalhas de ouro, 34 de prata e 27 de bronze no Prêmio Colunistas

Acesse
www.sight-momentum.com.br





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