Promoção quer mais espaço dentro da estratégia do cliente | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Promoção quer mais espaço dentro da estratégia do cliente

Algumas das maiores empresas de promoção do país apontam os elementos necessários para conquistarem relevância dentro das ações integradas dos anunciantes

Por | 13/04/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Promoção quer mais espaço dentro da estratégia do cliente

Por Mariana Oliveira
redacao@mundodomarketing.com.br

Em meio a discussões sobre o setor e ao crescimento vivido pelas agências de promoção e eventos, muitas pessoas ainda se perguntam o que falta para consolidar este serviço especializado de marketing. A resposta para esta pergunta não é única, mas aponta caminho que incluem elementos como integração com as demais áreas das empresas e principalmente a estratégia de comunicação.

 Aos poucos as soluções que o mercado promocional oferece encontram espaço no planejamento global das empresas e a importância estratégica conquista cada dia mais credibilidade. "Este é um momento muito importante para o marketing promocional", garante Alexis Pagliarini, Vice-Presidente de Relações Institucionais da Ampro. Para ele, o diferencial para consolidar o setor é mostrar uma mudança de postura, onde as agências não atuem como "meras executoras" e sim como agentes das estratégias de comunicação em conjunto com outras áreas.

Esta questão parece ser unanimidade entre os profissionais da área. Dirceu Ramos (foto), da DR Comunicação Integrada, Fernando Figueiredo, da Bullet, Rodrigo Rivellino, da Aktuell p.s.v.a. e Fernanda Flandoli, da B/Ferraz são alguns dos profissionais que, questionados pelo Mundo do Marketing, ressaltam importância da estratégia como pressuposto. "Hoje a promoção passa a fazer parte do planejamento estratégico", ressalta Ramos, da DR. "Nas grandes empresas já pensam assim e nas pequenas é uma questão de tempo", acredita.

O que falta?
Rodrigo Rivellino, Presidente da Aktuell p.s.v.a, observa que apesar de tudo, ainda falta maturidade para enxergar a importância estratégica da comunicação below the line. "Falta confiança para o compartilhamento de informações estratégicas, imprescindíveis à realização de um trabalho com qualidade", diz em entrevista ao site. A solução é investir na integração com o above the line para ganhar status de parceiro estratégico, assim como tem a publicidade.

Fernanda Flandoli, Vice-Presidente de Planejamento, Estratégia e Integração do Grupo BYPY, destaca também a relação bilateral entre above e below. Para ela, esta postura tem um apelo maior junto ao consumidor, uma vez que o envolve em seus próprios interesses e afinidades. "A marca cria uma narrativa em torno de si e de seus valores, desloca o foco de atenção para ações que extrapolam a mídia convencional e saem do lugar comum", constata.

 Para Fernando Figueiredo, Presidente da Bullet Promoções, é necessário designar importância a esta tarefa e isto inclui desde profissionais qualificados à postura da agência e da empresa. "A Bullet mesmo já faz parte do grupo estratégico do cliente, participando de decisões importantes, que vão da embalagem, da distribuição, até o advertising do anunciante, mas isso ainda não é uma realidade na maioria dos casos", conta.

Ele destaca também que é preciso trabalhar em conjunto com departamento de marketing dos clientes e suas agências de publicidade. "Não sou a favor de liderar o processo. E sim, desenvolvê-lo a seis mãos, com todos os envolvidos o tempo todo. Assim, equilibramos as prioridades e transformamos o case do cliente em case de sucesso". Trabalhar em conjunto com o departamento de marketing da empresa e as agências de publicidade também é o que destaca Dirceu Ramos. Ele explica que este tripé é capaz de agregar muito mais valor à comunicação da empresa. 

Acesse
www.ampro.com.br
www.drpromo.com.br
www.aktuellpsva.com.br
www.bferaz.com.br
www.bullet.com.br

Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss