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Eventos proprietários como experiência com a marca

Gaetano Lops fala sobre os cases Red Bull Air Race e Red Bull X Fighters

Por | 26/06/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

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Eventos proprietários como experiência com a marca

Por Guilherme Neto
guilherme@mundodomarketing.com.br

A importância de gerar experiência do consumidor com a marca está levando muitas empresas a investirem em eventos proprietários. Nesse meio, a agência Rio360 virou referência para esse tipo de ação depois do sucesso do case Red Bull Air Race, realizado em 2007 no Rio de Janeiro. Após um ano e meio de planejamento, a corrida de aviões atraiu mais de 1 milhão de pessoas na Praia de Botafogo.

Durante sua palestra no III Marketing 360, no Rio de Janeiro, Gaetano Lops, sócio-diretor da Rio360 Comunicação, explicou que o caráter grandioso, inovador e relacionado aos conceitos da marca foi o fator de sucesso do evento. O objetivo era gerar lembrança após a corrida e, conseqüentemente, da marca, algo que a Red Bull não havia conseguido com o Red Bull Giant of Rio, corrida em que os participantes se revezavam em modalidades diferentes de esportes, realizada em 2004.

Para reforçar o Red Bull Air Race na cabeça dos cariocas foram distribuídos materias promocionais para divulgar a ação em escolas, boates, restaurantes, livrarias e praias, entre outros espaços. "Como era algo inovador, havia o risco das pessoas não entenderem e por isso não se interessarem pelo evento", conta Gaetano Lops.

No ano seguinte, a crise aérea no Brasil, com a trágica queda de dois aviões em um intervalo de poucos meses, além da busca por inovação levou a Red Bull, ainda em parceria com a Rio360, trocar o avião pela moto. O Red Bull X Fighter levou motoqueiros para o Sambódromo para uma competição de manobras radicais. Para isso, nove toneladas de terra foram usadas para a que foi considerada a maior e mais difícil pista da competição. Dessa vez, o desafio de vender ingresso não impediu o sucesso de público no evento, que atraiu 30 mil pessoas.

O novo evento também teve como preocupação o foco no consumidor, possibilitando a contagem de embalagens de Red Bull vendidas, algo que não era possível fazer no Red BUll Air Race. O sucesso de ambos os evenos levou a agência a ser vista apenas pelos grandes eventos. "Mas fazemos eventos de todos os budgets e portes, pequenos ou grandes, além de oferecer outros serviços como lançamentos de produtos e shows exclusivos para clientes", explica Gaetano. O III Seminário Marketing 360º é patrocinado pela Sun MRM Worldwide, Copernicus Marketing Consulting, Dinamize e TNS InterScience.

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