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O que marcas que crescem acima da média têm em comum

Interbrand lança primeira edição de seu novo estudo Breakthrough Brands, intitulado “Future Growth”, com três brasileiras em destaque: Sensorbox, Nubank e Do Bem

Por | 28/07/2016

renata.leite@mundodomarketing.com.br

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Apesar das crises econômicas e políticas que marcam o mundo contemporâneo, existe uma nova geração de startups que está remodelando seus mercados e congrega uma importante característica em comum: o crescimento. Elas também são unidas por refletirem o tempo atual: a Idade do "Você" (Age of You), como nomeia a Interbrand em seu novo estudo Interbrand Breakthrough Brands, intitulado "Future Growth". A primeira edição foi realizada em parceria com o Facebook, a Ready Set Rocket e a New York Stock Exchange (NYSE, a Bolsa de Nova York).

O que essas marcas têm em comum? Elas são capazes de se mover na velocidade da demanda das pessoas, o que exige uma agilidade nunca antes vista. A época é definia pelo fato de as pessoas quererem estar no controle e, mais especificamente, desenhar pessoalmente a vida que desejam viver. Algumas marcas já perceberam que precisam assumir o papel de veículos por meio dos quais os consumidores conseguem tomar as rédeas desse novo modo de consumir. Foi justamente sobre essas empresas que a Interbrand se debruçou.

Na lista de 60 startups disruptivas elencadas no estudo, há três brasileiras: Sensorbox, Nubank e Do Bem. Flexibilidade, agilidade e adaptabilidade são diferenciais de valor incalculável para empresas que querem crescer. Logo, são características que nortearam a seleção da Interbrand. As marcas categorizadas como "Breakthrough" são construídas sobre esses pilares e demonstram essas promessas diariamente. Como? Por meio de sua cultura, que rejeita burocracia, descobre e fomenta novas ideias e acelera a tomada de decisão, para que elas possam competir no mercado.

Foco no propósito
As companhias que aparecem na lista, segundo o relatório da Interbrand, foram pinçadas porque definem o ritmo de seus setores, ao refletirem o ritmo de vida das pessoas. Os consumidores estão, de fato - não só no discurso -, no centro desses negócios emergentes. As marcas "Breakthrough" entendem que as expectativas de quem paga por produtos ou serviços são altas: a demanda é por melhores escolhas, experiências mais ricas, narrativas significativas, atenção um a um, progresso pessoal e satisfação.

Elas compreendem também que os dados hoje disponíveis e a tecnologia mudaram completamente as definições de serviço e conectividade. As companhias disruptivas buscam ir além de suas ofertas em si, dos logotipos e de seus nomes. Sua essência é o propósito, a experiência que entregam e a conexão profunda que estabelecem com seu público-alvo. Empreendedores que erguem um negócio e uma marca simultaneamente são aqueles que partem na frente dos concorrentes, mesmo quando o que vendem é comparável com o que já existe no mercado.

As marcas inovadoras chegam ao coração. Segundo a Interbrand, essa categoria, mesmo quando tem como ambição principal ser melhor do que os concorrentes, ou completamente diferente deles, mantêm como foco principal um objetivo claro, um propósito central. É nisso que são brilhantes. Mesmo à medida que expandem, ou quando adquirem outros negócios, tudo que fazem reflete esse foco. Como diz o estudo, essas companhias emergentes "não tentam ser tudo para todas as pessoas, porque sabem que seriam incapazes de fazer isso sem sacrificar sua autenticidade - a única responsável pelo enorme sucesso".

Do Bem
Entre as três marcas brasileiras presentes na lista da Interbrand, está a Do Bem. Lançada em 2009, no Rio de Janeiro, já é distribuída também no Paraguai, na Colômbia, na Espanha e na França, tendo sido recentemente comprada pela Ambev. Chegou ao mercado como o primeiro suco de laranja integral em caixinhas do Brasil, sem adição de açúcar e conservadores, abrindo uma nova categoria de bebidas saudáveis. A companhia tendo como valor as pessoas - de funcionários a fornecedores e consumidores.

"Aqui, nós pensamos diferente das empresas convencionais. Todos os nossos colaboradores têm uma grande participação no resultado e nas diretrizes da empresa. Com uma equipe enxuta e eficiente, tentamos gerar o máximo de valor compartilhado para toda a cadeia da Do Bem", diz o site da marca. A Interbrand ressalta que as pessoas estão procurando viver de forma mais simples e saudável, o que é justamente a missão central da Do Bem. Seus valores também são ingredientes importantes para o sucesso: sustentabilidade, comércio justo, transparência pelas pessoas e cultura.

Nubank
"Diferente de tudo que você já viu". "O fim da complexidade", com direito ao desenho de um coração. Essas são algumas das descrições que estão presentes no site da Nubank, a fintech que oferece aos clientes um cartão de crédito sem anuidade e com juros baixos e que é gerenciado quase completamente por meio de dispositivos móveis com sistemas operacionais iOS e Android. Ao simplificar os serviços financeiros com a criação de uma plataforma totalmente digital, reduziu custos de consumo e está ajudando redefinir a indústria.

"Para quem sabe que tecnologia e design são melhores do que agências e papelada - controle total dos seus gastos no seu celular com o Cartão Nubank", também diz o site da marca. Palavras que traduzem os valores ressaltados como essenciais pela Interbrand para marcas de alto crescimento: autenticidade e aversão a burocracia.

Sensorbox
A Sensorbox é uma solução de monitoramento que conta com equipamentos e uma plataforma web. Entre as principais funções do dispositivo estão: monitorar o nível e oscilações elétricas, voltagem de baterias em Nobreaks ou Fontes DC, temperatura, umidade, eficiência energética, alarmes por contato seco, entre outros. Também permite ligar ou desligar dispositivos remotamente.

A companhia nasceu da percepção de um grande problema que afeta os mercados de telefonia móvel, repetidoras de radio, data centers, hospitais, farmácias, restaurantes e outros. Os gestores, muitas vezes, sofrem com falta de informação sobre o que está acontecendo nos locais de atendimento ao público quanto a quedas de energia. A solução permite que os negócios sejam monitorados e visualizados pela internet de qualquer dispositivo, inclusive móvel - por ser baseado na nuvem.

A marca foi lançada em 2012 por três engenheiros brasileiros e a simples missão tem o potencial de gerar uma grande mudança global: o software também funciona com energia solar e pode monitorar estações meteorológicas para captar sinais de desastres naturais.

Veja a lista de empresas selecionadas pela Interbrand:

Crescendo junto: construindo negócios em torno das pessoas

  • Seenit
  • Glossier
  • VSCO
  • mymuesli


Crescimento em ação: vivendo histórias

  • Away
  • Casper
  • Shinola
  • Thinx


Potencial de crescimento: plataformas para melhorar o desempenho

  • 90 Seconds
  • FameBit
  • Percolate
  • WeWork


Crescimento para o bem: marcas criadas com propósitos

  • Rubicon Global
  • Sensorbox
  • Sweetgreen
  • Zady
  • M-Pesa


Crescimento por meio da clareza: a transparência de duas vias

  • DuckDuckGo
  • Everlane
  • LOLA
  • Transferwise


Crescimento pessoal: uma empresa melhor

  • Betterment
  • Headspace
  • One Medical
  • Blue Apron
  • Duolingo


Crescimento de dados: os dados para o valor

  • BeMyEye
  • iCarbon X


Crescimento de mecosystems: ligação de redes

  • LINE
  • Tuluntulu
  • Carousell
  • DePop


Crescimento Virtual: máquina de realidades

  • Niantic
  • Within
  • Magic Leap
  • Civil Maps


Crescimento global: quebrando fronteiras

  • Xiaomi
  • DJI Global
  • WeChat
  • Paytm


Saúde e bem estar

  • iCarbonX
  • LOLA
  • Omada Health
  • One Medical
  • Peloton


Financeiro

  • Nubank
  • Nutmeg
  • Faircent
  • Acorns


Alimentos e bebidas

  • Deliveroo
  • Zomato
  • Blue Apron
  • Do Bem


Incubadores de inovação

  • IBM Watson (IBM)
  • S´well (Starbucks)
  • Venmo (PayPal)
  • Oculus (Facebook)
  • AllState (Esurance)


Aqueles para observar

  • Twist
  • Prizm
  • Maple
  • Project September
  • Orchard Mile
  • Sthaler/Fingopay

Leia o estudo completo, em inglês.





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