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Crise derruba intenção de compra neste Dia dos Namorados

Apenas 56% dos entrevistados da pesquisa nacional da Boa Vista SCPC devem presentear no domingo. No ano passado, o índice era de 92%. Um terço deve reduzir o valor do presente

Por | 10/06/2016

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

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O número de brasileiros que pretendem presentear neste Dia dos Namorados teve uma queda acentuada em relação ao ano passado. Pouco mais da metade dos entrevistados (56%) na pesquisa nacional realizada pela Boa Vista SCPC disseram que devem presentear neste ano. O índice é 36 pontos percentuais mais baixo em relação a 2015, quando 92% dos repondentes afirmaram ter interesse em comprar um mimo para o parceiro.

A queda na intenção de compra atinge todas as classes sociais. A falta de condições financeiras e o endividamento foram os principais motivos apontados (48%) e o desemprego foi a principal razão para 12%. Entre aqueles que pretendem presentear, o valor médio a ser gasto também foi impactado. Se em 2015 a média foi de R$ 313,00, para este ano os presentes devem ficar em torno de R$ 260,00. No geral, 67% devem gastar no máximo R$ 200,00.

Os principais itens a serem comprados são os de vestuário (27%) e aparelho de celular (18%). Neste ano, os itens de perfumaria tiveram um leve crescimento na intenção de compra, passando de 8% registrados em 2015 para 14%. Apesar de boa parte presentear com bens de consumo, o presente ideal que os parceiros gostariam de receber está atrelado à experiência. A maioria (37%) gostaria de ser supreendido com uma viagem e 27% adoraria ser convidado para um jantar romântico.

E-commerces esperam 12% a mais de vendas
Apesar de muitos brasileiros estarem mais comedidos em relação ao presente neste Dia dos Namorados, o comércio eletrônico espera faturar 12% a mais neste ano em comparação ao ano passado. As vendas online devem somar neste ano R$ 1,6 bilhão segundo levantamento do E-bit para a data. O número de pedidos deverá ser de aproximadamente de 3,94 milhões, uma variação de 6%, e o tíquete médio de R$ 406, variação de 6% ante 2015. Os produtos mais procurados pelos consumidores para presentear são livro, celular e smartphone, perfume, tênis, sapato feminino, DVD, vinho, camiseta masculina e vestido feminino.

Enquanto as lojas virtuais esperam ampliar as vendas, o varejo tradicional está apostando as fichas em promoções para atrair os apaixonados. Este é o caso dos shoppings que prepararam ofertas especiais a fim de estimular as compras. Em São Gonçalo (RJ), o Partage Shopping sorteará 12 vale-compras de R$ 1.000,00 e uma viagem com acompanhante para Maceió entre os clientes que gastarem acima de R$ 150,00. Para participar basta trocar cupons e notas fiscais emitidos até domingo, 12 de junho, no balcão de trocas, no primeiro piso.

Serão válidas notas das lojas do shopping em qualquer valor que, somados, sejam de R$ 150 ou mais. Os 12 vale-compras no valor de R$ 1.000,00 poderão ser gastos em qualquer loja do shopping, integralmente, ou em várias delas. A viagem para Maceió contemplará acompanhante com passagem aérea e hospedagem premium no Maceió Mar Hotel. A viagem é uma cortesia da CVC.

Shoppings investem em promoções
O BarraShopping (RJ) focou sua estratégia nos casais modernos e tecnológicos e sorteará 24 kits com smartphone e smartwatch, além de um carro zero. Ao todo serão distribuídos R$ 200 mil em prêmios. Para concorrer, os clientes deverão juntar R$ 350 em notas fiscais das lojas do shopping e trocar por um cupom nos estandes da promoção. Serão sorteados diariamente dois kits Samsung compostos por um smartphone Galaxy S7 e um relógio inteligente Smartwatch. Além disso, haverá ainda o sorteio de um Jeep Renegade, eleito o carro do ano 2016, no dia 13 de junho.

O Shopping Bay Market, em Niterói (RJ), preparou para o fim de semana para os namorados. O empreendimento montou um ambiente propício para os casais apaixonados, que contará com decoração romântica, música ao vivo e cardápios especiais. O shopping também terá um caricaturista e uma `mensageira do amor´ presenteando os casais com flores. A programação é gratuita e acontecerá na Praça de Alimentação. 

O Shopping da Gávea promove a campanha intitulada "O Amor Está no Ar", que visa encantar os casais que passarem pelo local nos dias que antecedem a data festiva. Estátuas vivas representando cupidos vão interagir com os clientes nos corredores do mall. No sábado, para completar a ação, a fachada do shopping amanhecerá tomada por balões em formato de coração, que poderão ser levados por quem passar por ali.

O West Shopping propagará o amor aos casais apaixonados por meio de belas frases que prometem mexer com todos os corações. A campanha `Doses Poéticas de Amor´ premiará os clientes com canecas exclusivas, assinadas pelo designer gráfico e tipografista Phellipe W., artista conhecido por seus textos e traços autênticos no Instagram, divulgados em seu famoso perfil `Coisas Boas Acontecem´, que acumula milhares de fãs, com mais de 180 mil seguidores. Serão três modelos de ilustrações, inspiradas nos temas `Amor´, `Sonho´ e `Som´, todas com frases do universo romântico. As estampas foram especialmente criadas pelo designer para a campanha.

Para ganhar uma das peças exclusivas, o cliente terá que comprar R$ 300 nas lojas participantes do West Shopping, apresentar as notas fiscais e se cadastrar no stand de trocas, entre os dias 31 de maio e 12 de junho de 2016 ou enquanto durar o estoque. Há limite de dois brindes, de estampa diferente, por CPF, sendo considerada a diversidade de modelos disponíveis.

Ações olímpicas
O Santa Cruz Shopping preparou uma promoção que promete agradar em cheio os casais apaixonados da Zona Oeste. Até o dia 13 de junho está em vigor a campanha `Mães e Namorados - Concorra a 16 smartphones´, promoção que começou no dia 18 de abril. A cada R$ 200 em compras nas lojas participantes, o cliente poderá trocar as notas fiscais por cupons para participar da ação. Ao todo, 14 clientes já foram contemplados com um modelo de celular Moto G - 3ª Geração, da Motorola. Os sorteios dos dois aparelhos restantes serão realizados no mall, nas próximas segundas-feiras, às 17h. A central de trocas funcionará de segunda a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos e feriados, das 15h às 21h.

Os empreendimentos administrados pela Aliansce Shopping Centers ativaram a "Promoção Campeã". Os clientes do São Gonçalo Shopping, Bangu Shopping e Grande Rio poderão concorrer a pares de ingresso para os Jogos Olímpicos, além disso, dois casais serão premiados com uma estadia no Navio Oficial Rio 2016. Para participar da promoção é preciso juntar R$ 200,00 em notas fiscais de compras feitas nas lojas participantes da promoção. Depois, é só trocar as notas por um cupom para participar do sorteio. 

O Pátio Alcântara também sorteará pares de ingressos de modalidades olímpicas. Para participar da campanha `Promoção Campeã - Mães e Namorados´, que está em vigor até o dia 11 de junho, a cada R$100 em compras nas lojas participantes, o cliente poderá trocar as notas fiscais por cupons para participar da ação. Os sorteios serão realizados no mall, todas as sextas-feiras, sendo o último sorteio no dia 13, sempre às 13h.

O Shopping Metropolitano Barra está investindo na sofisticação para atrair os consumidores. A cada R$ 250,00 em compras, os clientes concorrem a 20 voos panorâmicos de helicóptero, sobrevoando alguns dos principais pontos turísticos da cidade, e uma estadia no hotel Hilton Barra com café da manhã, para duas pessoas. O shopping também vai montar vitrines com sugestões de looks, selecionados por uma produtora de moda, até a data.

A promoção contemplará 20 participantes. Para concorrer, o cliente deve apresentar as notas fiscais no valor de R$ 250,00 em compras realizadas até o dia 13 de junho. Tanto os clientes participantes de promoções do shopping, quanto as trocas de cupons feitas de segunda a quinta terão cupons em dobro. Os benefícios são cumulativos para as duas situações. O sorteio será no dia 14 de junho.

A administradora Ancar Ivanhoe ativou a campanha "O Amor está no Ar" para este Dia dos Namorados. Até o dia 12 de junho, 13 shoppings do Grupo sorteiam vales-viagens que variam entre R$4.000 e R$10.000 para os clientes com direito à acompanhante. Aqueles que frequentarem os shoppings no Rio de Janeiro - Shopping Nova América, Boulevard Rio e Botafogo Praia - concorrem a viagens a cada R$200 em compras. O mesmo vale para quem passar pelo Shopping Metrô Itaquera, em São Paulo (SP), Pantanal Shopping, em Cuiabá, e Porto Velho Shopping, em Porto Velho (RO).

No North Shopping Jóquei, North Shopping Fortaleza, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping, em Fortaleza (CE), os clientes precisarão desembolsar ainda menos e com apenas R$100 podem participar da campanha. Já no Natal Shopping, no Rio Grande do Norte, Shopping Parque das Bandeiras, em Campinas (SP), e Shopping Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, os consumidores disputam por uma viagem a dois para as Serras Gaúchas a cada R$200, R$150 e R$100 em compras, respectivamente. O sorteio da campanha "O Amor está no Ar" será realizado nos shoppings Ancar Ivanhoe, às 12h, do dia 13 de junho.

A promoção Dia dos Namorados MorumbiShopping (SP) acontecerá até domingo, dia 12, celebrando o amor e a música. A cada R$ 350 em compras, os clientes trocam suas notas por um cupom da sorte e concorrem a 440 pares de convites para shows exclusivos de Maria Gadú, Zeca Baleiro, Lenine e Tulipa Ruiz. Além de escolher o espetáculo de preferência, conforme disponibilidade, o cliente também receberá um kit conveniência contendo: 5 horas de estacionamento gratuito, duas águas, dois cones de nuts, dois refrigerantes, duas pipocas para o show.

O Shopping Center 3 está abordando a beleza da diversidade em sua ação para a data. As imagens que ambientam o centro de compras durante a temporada mostram várias mãos formando corações e casais diferentes, para lembrar ao consumidor que o Shopping tem o presente ideal para todos os apaixonados, independente de idade, etnia ou pluralidade de gêneros. O tema diversidade também veste a sua tradicional escultura AMO SP, um concorrido cenário para selfies, instalado na fachada principal de frente para a Avenida Paulista. A ideia é incentivar os casais a postarem suas fotos utilizando as hashtags da campanha: #AmorSempre, #DiadoAmor e #GestodoAmor.

O DiamondMall, em Belo Horizonte (MG) fez uma parceria com a FOM, marca fabricante das almofadas, para presentear os consumidores. A cada R$ 400,00 em compras, os clientes ganham um brinde exclusivo da FOM e ainda concorrem a um carro Hyundai ix35 GLS, na cor prata metalizado.

Também na capital mineira, o Pátio Savassi (MG) se inspirou na música na promoção "Se o coração disparar, é só mudar de marcha". A campanha conta com imagens de casais conectados pela música, em um clima de romance e cumplicidade. A promoção terá a mecânica "Comprou, ganhou, concorreu". A cada R$ 400,00 em compras, o mall vai presentear os clientes com headphones customizados com estampas exclusivas. Além disso, os clientes ainda concorrem a sorteios de cinco pares de bicicletas da marca BMW.

Marcas compartilham amor
Com o mote #PerguntaLaOndeTemAmor, baseado na estratégia de ser um Lugar Completo para seus consumidores, a Ipiranga resolveu dar uma força para seus três milhões de seguidores apaixonados das redes sociais. A ação de marketing, que integra online e off-line, irá extrapolar o ambiente virtual e ocupará os postos da cidade do Rio. Por meio desta ação, a Ipiranga, que busca suprir as demandas diárias de seus consumidores quer incentivar as pessoas a se declararem para o amor da sua vida. A mecânica é simples: consiste em postar um foto no perfil no Instagram, usando a hashtag da ação #PerguntaLaOndeTemAmor e com uma declaração de amor. As melhores declarações serão selecionadas pela Ipiranga, e publicadas no dia 12 de junho nos canais oficiais da rede, inclusive nas faixas eletrônicas distribuídas por 50 postos Ipiranga na cidade do Rio de Janeiro.

A rede de temakeria Koni também está apostando na interação digital e aproveita para reforçar sua ação de fidelidade. Os clientes Koni que tiverem o aplicativo Bonuz deverão enviar uma foto deles mesmos dando um selinho na parceira ou parceiro. As fotos validadas pelo Bonuz, ganharão uma recompensa (harumaki de chocolate ou banana) em qualquer loja. O resgate de recompensa vai até o dia 15 de Junho de 2016.

Para os pedidos online, por meio da plataforma Gokoni, os clientes deverão responder na observação do pedido "Qual é aquela programação, aventura, lugar ou desejo que você sempre quis realizar com seu amor, mas vive postergando?". A rede irá realizar o desejo mais interessante. Quem quiser se relacionar com a rede, poderá ir até a unidade da Farme de Amoedo, Ipanema (RJ), neste sábado, das 10h às 17h, onde será realizada a ação "Trago a pessoa amada em 30 segundos". O clientes será desafiado a convencer o parceiro (a) em meio minuto a leva-lo até a loja. O casal vencedor levará duas bicicletas dobráveis, uma para cada.

A marca de preservativos Skyn fará uma ação diferente, vai registrar em vídeo a intimidade de um casal apaixonado. Desenvolvida em parceria com o projeto Amor-Amora a campanha #vaiteramor celebrará a paixão de forma real. O processo de seleção será feito pelas equipes e Skyn e Amor-Amora junto a internautas. O passo seguinte será a gravaçao de um vídeo making of com depoimentos e registros das imagens em clima intimista e sensual. O resultado será postado no dia dos namorados em no Facebook da marca.

A Magazine Luiza resolveu unir os amantes que estão distantes. A empresa disponibilizou um serviço que vai permitir o envio de beijos virtuais. Os interessados devem acessar a plataforma pelo celular ou redes sociais da marca. Lá, poderá escolher uma foto da pessoa amada da galeria e, então, começar a beijá-la pela tela do celular. Os beijos vão aparecendo na imagem e, ao concluir, é só postar no Facebook, ou salvar a foto para compartilhar pelo Instagram, Whatsapp e outros - pra homenagear o amado.

A Casa Valduga resolveu dar mais valor ao vinho, que além de fazer parte da comemoração da data pode se transformar na própria mensagem de amor. Em parceria com o artista plástico João Paulo Vargas, a marca preparou três cartões exclusivos, com ilustrações feitas à base de tinta e vinho. Quem comprar qualquer rótulo da vinícola, será presenteado com um dos wine cards exclusivos. A campanha Tinta & Tinto estará disponível em todo o país e também conta com posts especiais nas redes sociais da Casa Valduga.

Ofertas
Para comemorar o Dia dos Namorados, a MaxMilhas criou um site interativo, por meio do qual é possível fazer a declaração de amor, à pessoa amada, de norte a sul do planeta. Em troca, a empresa presenteia o internauta com um voucher de desconto de R$ 50 para usar na compra de qualquer passagem. Para participar da promoção `Qual é a cidade ideal para declarar o seu amor?´ basta acessar o hotsite, por meio do login social, e fazer a declaração. Ao terminar, aparece uma animação personalizada com a mensagem declarada e o usuário é contemplado com um cupom de desconto. Durante a navegação pelo site interativo, ainda é possível conferir as outras declarações de amor para se inspirar.

A Reserva fugiu do clichê da data com jovens casais e apostou no amor na terceira idade com a ação "Eternos Namorados", que traz idosos trocando carinhos. Para essa data a boutique carioca também desenvolveu uma arte exclusiva em parceria com o Instagramer 'UM CARTÃO". A estampa da camiseta pica-pau traz frases típicas de relacionamentos em todas as suas fases, abordando o tema namorados de maneira irreverente e bem-humorada. Os clientes que gastarem acima de R$ 800, levarão a peça exclusiva. A partir de R$ 1.000 terão direito a duas camisetas. Os clientes podem escolher entre dois modelos: masculino e feminino. A promoção é válida até o dia 12 de junho de 2016 ou enquanto durarem os estoques.

A rede de hotéis íbis, bandeira econômica da operadora hoteleira AccorHotels, está com uma promoção em sua diária. Os casais que reservarem quartos com antecedência pagarão R$ 69 na diária. A tarifa é válida apenas para check-in no dia 12, em todos os hotéis ibis, ibis Styles e ibis budget do Brasil.

A Prudence criou um kit com preservativos, gel com aroma de morango, além de um jogo erótico de tabuleiro. Com preço sugerido de R$ 29,00, o Kit Prudence Fetiche pode ser encontrado em farmácias e mercados de todo o Brasil. Neste ano, a embalagem conta com um flowpack com três preservativos da linha Cores & Sabores Uva, com o sabor, cor e aroma característicos da fruta, outro com três unidades do preservativo Ultra Sensível, que apresenta uma textura mais fina para proporcionar mais sensibilidade, uma bisnaga do Gel Prudence Morango, e um jogo erótico, denominado "Jogo Proibido".

A Intimissimi e a Swarovski se uniram para realizar uma ação especial intitulada Intimissimi Loves Swarovski, bem no clima que a data pede. Nas compras acima de R$ 390,00 feitas nas lojas participantes Intimissimi, o cliente ganha uma calcinha exclusiva com pingente de cristal Swarovski em formato de coração, além de um voucher no valor de R$ 50,00 para ser usado em lojas selecionadas da Swarovski, mediante compras acima de R$ 300,00. As clientes que comprarem qualquer produto na Swarovski, ganharão um voucher no valor de R$ 50,00 para ser usado na Intimissimi nas compras acima de 200 reais. A ação vai acontecer entre os dias 1 e 12 de junho.

Empresas investem em experiências
Muitas marcas estão aproveitando a celebração para oferecer momentos especiais para os casais para estreitarem o relacionamento com os consumidores. A Cervejaria Therezópolis se juntou ao Zona Sul Atende para premiar o cliente que mais compra as cervejas da marca no mercado. O consumidor receberá um convite inesperado para um jantar romântico para duas pessoas, na Vila St. Gallen, em Teresópolis, e um pernoite na cidade serrana do Rio. A promoção se alinha ao slogan da fabricante "Se é especial merece Therezópolis".

Para os parceiros que buscam surpreender o outro com sofisticação, a FlyHelo se juntou ao Café Journal para oferecer uma experiência única para seus clientes: um passeio panorâmico de helicóptero seguido de um jantar romântico. O pacote para o casal sai por R$ 1.690,00 e as reservas estão limitadas a disponibilidade de mesas no restaurante. Além disso, todos os clientes que jantarem no Café Journal na noite do dia 12 de junho serão presenteados com um voucher de R$ 250,00 de desconto para voar com a FlyHelo.

O Social Comics resolveu levar relacionamentos reais para o universo dos quadrinhos. O site de streaming de HQs escolheu a história de quatro casais brasileiros por meio da promoção "Sua História de Amor em Quadrinhos", feita em parceria com o Dínamo Estúdio. A ação foi desenvolvida pela agência de Marketing e entretenimento Woon. Cada casal selecionado ganhou quatro páginas (totalizando 16), sendo que cada conto será aberto por uma pintura da foto dos apaixonados. As histórias serão lançadas no domingo, dia 12.

Lojas de chocolates esperam faturar
Terceira data mais importante para mercado de chocolates, atrás apenas da Páscoa e Natal, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), as marcas especializadas esperam faturar com o Dia dos Namorados. A Kopenhagen desenvolveu dois novos produtos para a data. Um é a caixa Sentimentos, com 208 gramas, e composta por bombons que representam paixão, amor, saudade e carinho. A outra é a Petit Precious que traz cookies e bombons com recheados.

A Cacau Show investiu em novos formatos, sabores e caixas presenteáveis. Entre as opções estão cartão com corações de chocolate, placas com mensagens e versões apimentadas para esquentar as comemorações, como o kit Sexy Caliente, que vem com uma algema de cetim, venda unissex para os olhos, guia com dicas sexuais e bisnaga de chocolate com sabor de trufa tradicional.

A Brasil Cacau também está oferecendo opções de caixas presenteáveis. Entre as opções está a embalagem Kiss Me que vem com bombons em formato de coração em duas versões: com chocolate branco e recheio sabor beijinho de coco e ao leite com recheio de morango. Outra opção é a caixa Chocolove, que vem com bombons de chocolate ao leite com recheio de geleia de pimenta vermelha e amargo recheado com mel.

A Sonho de Valsa aposta na caixa presenteável desenvolvida para as datas especiais. A iniciativa faz parte da ação "Qualquer presente fica mais romântico com Sonho de Valsa", criada pela Wieden+Kennedy. A caixa vem com 11 unidades do bombom e a embalagem traz uma área em que é possível escrever um bilhete para a pessoa amada. A ação faz parte do posicionamento "Pense menos, ame mais", que incentiva as pessoas a aproveitarem plenamente os momentos simples da vida a dois, sem racionalização. 

Para apresentar a novidade a marca da Mondelēz fechou parceria exclusiva com a Lojas Americanas e Americanas.com, que oferecerão aos clientes sugestões de presentes, dos mais variados tipos, para serem dados juntamente com a nova embalagem de Sonho de Valsa e transmitir o amor de quem presenteia.

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