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Márcia Woolf é obcecada pela qualidade em promoção

Criada para ser dona-de-casa, a publicitária fez carreira em agências e hoje comanda sua equipe de marketing

Por | 11/01/2007

bruno@mundodomarketing.com.br

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Márcia Woolf é obcecada pela qualidade em promoção

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

Quem conhece a sócia-diretora da agência de promoção PromoOffice, Márcia Woolf, não oferece água nem cafezinho durante uma reunião. Café, ela não bebe. Água, só um copo pela manhã. Mas Coca-Cola... são dois litros por dia. "Já acordo tomando Coca-Cola. Quando é um cliente que já conheço, vou para reunião com a minha garrafinha de Coca-Cola Light embaixo do braço", conta a publicitária que hoje atende a clientes como Tim, Petrobras, Terra e Ampla.

Quando Márcia diz que vai a reunião, ela vai mesmo. E não são poucas. Muitas vezes, é ela quem está na ponta do atendimento. Faz questão de ficar no front por uma questão de manutenção da qualidade oferecida durante os 13 anos da PromoOffice, que começou na sala do apartamento dela, no Rio. Antes, porém, a executiva passou pelas agências Denison, MPM Propaganda, CBBBA e J. W. Thompson. Neste período, atendeu contas como Vale do Rio Doce, Embratur, Lojas Americanas e Banco Nacional.

Formada pela PUC-RJ, a entrada neste mundo se deu pelo seu ímpeto. De família tradicional com o pai Oficial da Aeronáutica, Márcia era a ovelha negra da família. "Não planejei para ter a carreira que tenho. Fui criada para ter um marido rico e ser dondoca. Mas fui indo e quando vi já era diretora de contas na Thompson", afirma. "Depois que montei a agência na sala da minha casa, fomos para uma sala de 40 metros e agora estamos em dois andares", diz.

Hiperativa
Aumentou também o trabalho. Para dar conta de tudo e comandar a equipe, ela usa dois celulares, rádio, palm, notebook com acesso remoto à internet e está sempre acessando o e-mail. Hoje, a PromoOffice é a agência de promoção da Tim, Terra, Petrobras, Botafogo Praia Shopping, Ampla, entre outros. Muitas ações são de treinamento de promotores, de promoção no ponto de venda e de relacionamento, mas eles também planejam, criam e têm produzido cada vez mais eventos de endomarketing. "É muito atípico ter contrato em agências de promoções e hoje temos contrato com a Tim, com o Terra, com a Petrobras e dois com a Net Rio", comemora.

Apesar de já fazer parte do planejamento das empresas, Márcia acredita que ainda há um caminho grande pela frente quando o assunto é a consolidação deste mercado. Para ela, o que determina o relacionamento de longo prazo é o atendimento, sua paixão. "Quando chego no cliente quero saber o `porquê´ daquela ação, analiso a concorrência, pesquiso", ressalta. "Nós planejamos, elaboramos estratégias e digo até que tem coisas que não vão funcionar", observa.

Outra receita de Márcia, "muito supersticiosa, agitada, perfeccionista, detalhista e intensa", é com relação aos eventos, que nunca são realizados ao ar livre sem uma simpatia para não chover. "Por mais que haja planejamento, sempre tem algo que pode dar errado. O pessoal aqui brinca comigo porque falo que tem que checar, rechecar, trichecar e checar novamente, sempre", aponta.

Nessas idas e vindas, sempre de olho nos eventos que vai, ela elege o Fashion Rio como paradigma de projeto de marketing. "Acho o Fashion Rio super bem organizado. É um exemplo de um evento muito bem realizado, tanto em termos de estratégias quanto de planejamento e de divulgação", constata.

Quando sai desta rotina, mesmo parecendo incansável, ela vai sempre para casa durante a semana para curtir os filhos que já estão na faculdade. O rapaz faz Direito e a moça segue os passos da mãe orgulhosa, cursa Comunicação Social. Nos fins de semana e nos poucos dias de férias ao longo do ano ela prefere viajar. Seus últimos destinos foram Gramado, Buenos Aires, Amsterdam, França e as constantes idas a Teresópolis, região serrana do Rio.

Visão de Marketing
"As agências de publicidades hoje já têm que recomendar ações de promoção e endomarketing"

"Bom senso na nossa profissão é essencial. O senso de oportunidade também é importante"

"Não existe cliente bom nem cliente ruim. Existe cliente que você não sabe lidar"

"O funcionário é a alma do negócio. Se trabalhar mal pode custar milhões"

"Todas as ferramentas de comunicação se complementam e cada uma delas deve ser utilizada caso a caso".

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