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Promoção é marcada por crescimento mas já prevê novos desafios

Num ano de Eleições e Copa do Mundo, Marketing promocional obtém crescimento de 13% e já espera pelo Pan 2007

Por | 22/12/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

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Promoção é marcada por crescimento mas já prevê novos desafios

Por Mariana Oliveira
redacao@mundodomarketing.com.br

Talvez nenhuma outra área do marketing tenha tido um ano tão movimentado quanto a Promoção. Entre Copa do Mundo, Eleições, novas regras do CENP e até investigações de cartões de incentivo, o crescimento do setor foi o que sobressaiu. Segundo dados divulgados pela Ampro, a previsão de crescimento fica mantida em 13% em relação aos R$ 17 bilhões em 2005 e as expectativas para 2007 também são otimistas.

Em entrevista ao site, Elza Tsumori (foto), Presidente da entidade, conta que para o ano que vem, os jogos Pan-americanos - a serem realizados no Rio de Janeiro - devem atrair muitas ações, marcas e patrocínio, mas que apesar das ações pontuais, o Marketing Promocional também se fará mais presente no cotidiano das empresas. "Marketing promocional não é uma área que vive apenas de grandes eventos e sim, de ativação de venda e relacionamento com públicos-alvo todo o dia", garante.

No campo de incentivo, 1.400 empresas foram investigadas pelo Ministério da Previdência e da Receita Federal suspeitas de sonegar impostos e contribuições previdenciárias. O marketing de incentivo, no entanto, tem sua importância e credibilidade resguardadas à medida em que se mostra adequado às regras do governo. "A utilização de cartão é opcional como ferramenta de premiação, pois na verdade o que o incentivo faz na sua maior parte é aumentar o volume de venda de produtos", explica Elza, que completa: "O que fazemos no nosso dia-a-dia é atender às necessidades dos nossos associados e observar o uso de boas práticas e ética de todo o setor de marketing promocional".

Uma das conquistas para os profissionais foram as novas regras editadas pelo CENP em conjunto com a Ampro. Elas trouxeram mais reconhecimento e regularizaram alguns pontos, como relacionamento e merchandising. "Estamos neste momento com um grupo de trabalho na Ampro com o CENP que estudará as novas regras e somente depois disso é que as agências de marketing promocional poderão pleitear sua certificação", informa.

Integração
Uma das tendências consolidadas durante o ano foi a integração com outras áreas, demonstrada através de recentes fusões de agências de marketing com agências de comunicação. A B/Ferraz, uma das maiores do país, avalia 2006 como um ano de concretização do reconhecimento do mercado como um todo e já espera um crescimento de 20% em 2007.

O posicionamento 360 graus foi um dos diferenciais. "2006 foi o ano em que concretizamos o posicionamento de ser agência fixa de BTL junto às agências de propaganda, atuando em todas as ferramentas do full promotion, como acontece com a conta do Terra", constata Bazinho Ferraz, Presidente da B/Ferraz.

A Usina de Criação é outra empresa que viveu este contexto. A integração, embora esteja presente, é direcionada ao que o cliente necessita e cabe à agência viabilizá-la. "Este foi um ano decisivo para isto", afirma Paulo Santos, Sócio-Diretor da empresa.

O crescimento do mercado, no entanto, foi o que mais se refletiu no dia a dia das empresas. Principalmente o segundo semestre excedeu às expectativas e gerou resultados. "2007 será um ano maravilhoso a contar pelo fim de 2006", conclui Paulo Santos.

Acesse
www.ampro.com.br
www.bferraz.com.br
www.usinadacriacao.com.br





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