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Dia dos Namorados deve marcar a reconciliação das empresas com o lucro

Estimativa é da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) em parceria com o Instituto Ipsos. Marcas fazem ações para incrementar vendas na data

Por | 12/06/2015

renata.leite@mundodomarketing.com.br

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Depois de mornos Dia das Mães e Páscoa, o varejo usa sua criatividade para fisgar o coração e o bolso dos apaixonados neste Dia dos Namorados. A expectativa é de que os brasileiros movimentem R$ 7,7 bilhões na data, valor apontado por pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) em parceria com o Instituto Ipsos. O levantamento, realizado com 1,2 mil consumidores em 72 municípios do país, mostra que a intenção de gasto médio por pessoa subiu 5% em relação a 2014, alcançando a cifra de R$ 155,69.

Neste tíquete, estão previstos desembolsos com presentes e comemorações. Uma possível alta nos gastos este ano se deve, em parte, ao mau resultado do período anterior, quando a data coincidiu com a abertura da Copa do Mundo. As roupas aparecem na preferência dos consumidores, com alta de seis pontos percentuais se comparado ao resultado de 2014. Também serão mais procurados programas como ir ao teatro ou ao cinema, jantar fora e viajar.

Os motéis prometem estar no roteiro de grande parte dos casais. A expectativa da Associação Brasileira de Motéis (ABMoteis) é de que a data movimente R$ 42 milhões no setor, 20% a mais do que no Dia dos Namorados de 2014. No Brasil, existem aproximadamente 5 mil motéis que movimentam R$ 4 bilhões por ano. A Jontex investiu para aproveitar parte do faturamento gerado pelos clientes e desenvolveu uma ação em parceria com a entidade.

Locais escolhidos para as comemorações
De oito a 14 de junho, a marca mantém no ar o site Jontex Love Week, por meio do qual os casais poderão reservar suítes especiais em mais de 100 motéis de todo o Brasil. Cada reserva feita pela página dará direito a um combo especial: 13 horas de pernoite, jantar e café da manhã inclusos e um kit Jontex completo. A marca também está distribuindo presentes para seus fãs no Facebook. Os internautas encontram convites diários para se inscreverem na aba "Love Week" e os mais rápidos ganham os brindes. Há ainda a postagem de conteúdo com dicas para os casais passarem momentos juntos em qualquer data.

Entre os locais escolhidos para a comemoração, os motéis aparecem em quarto lugar, com 20,2% das menções, segundo pesquisa da MeSeems, que ouviu 3.338 pessoas de todas as regiões do país, para identificar onde pretendem comemorar a data. Do total de entrevistados, 38% estão namorando, 42% estão solteiros, 19% estão casados e 1% divorciado. Antes dos motéis, apareceram os restaurantes (44,8%), a própria residência (41,4%) e o cinema (38,6%). Ainda foram citados no levantamento os bares (11,3%), as baladas (8%) e os teatros (3,8%).

De olho na alta demanda dos restaurantes, que aparecem na liderança entre os locais de preferência para a celebração, a Friboi criou a ação "Reserva de Confiança", por meio da qual garante aos casais um jantar sem filas e com 30% de desconto em locais que servem carnes da marca em São Paulo e no Rio de Janeiro. A longa espera por uma mesa em datas como o Dia dos Namorados é uma das grandes frustrações dos consumidores que escolhem o programa. Criada pela ID, a ação será ativada por meio da plataforma de reservas de mesas on-line Grubster. Nela, as pessoas podem visualizar uma lista de restaurantes e realizar a reserva. É preciso, entretanto, chegar cedo ao local. A "Reserva de Confiança" da Friboi é válida até às 12:00 do Dia dos Namorados.

Food trucks a postos
Em alta já há algum tempo, não poderiam faltar food trucks na data. A Wickbold é uma das marcas que aposta no caminhão gourmet para encantar os apaixonados. A companhia enviou o veículo estilizado para Campos do Jordão. Além da decoração temática, a equipe distribuirá aos que passarem por lá balões em formato de coração e bilhetes de correio elegante. Os sanduíches serão servidos nos pães especiais da marca, que levam grãos, e os recheios terão nomes de casais famosos do cinema, literatura, música ou televisão, como Romeo & Julieta e Eduardo & Mônica.

Com essa ação, a Wickbold pretende dar continuidade ao projeto iniciado em janeiro, além de levar o conceito #osabordeumavidamelhor a todos os consumidores que estiverem na região, para incentivar a alimentação saudável, a qualidade de vida e o bem-estar. Inspirar os consumidores a inventar pratos com pão é um dos principais objetivos da ação, que estimula novas formas de consumo para os produtos.

O design da Kombi foi inspirado na foto de um veículo antigo, que a empresa utilizava na entrega dos pães, e o conceito baseado no tema "Sabor de uma vida melhor". O projeto itinerante Wickombi foi desenvolvido pelas empresas do grupo Hangar Partners: Casa de Marcas, responsável pela criação e planejamento estratégico, Produtora Foguete, responsável pela produção e implementação, e Hangar.Ag, responsável pela amplificação em digital.

Ações nos restaurantes
Já a rede de restaurantes japoneses Manekineko, com seis lojas no Rio de Janeiro, criou duas ações para o Dia dos Namorados. Além de decorar as lojas com balões de ar em formato de coração, a consultora gastronômica Fernanda Marcolini montou um menu com um mix (combinado com 42 peças), uma sobremesa e um drink, o Mojito Love. Também está no ar uma ação para as redes sociais em que os 12 perfis que postarem as melhores fotos de casal, ganham um menu degustação de 40 peças, cada. A única regra é publicar com a hashtag #DiadosNamoradoseManekineko.

O Budha Spa Península fechou parceria com o Hotel Praia Linda, ambos na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, para presentear os clientes no Dia dos Namorados. Quem comprar um serviço no SPA até 11 de junho concorre a um jantar e uma hospedagem no hotel para a noite do dia 12. Quem for ao hotel na mesma data para fazer a refeição noturna em seu restaurante Velero concorre, por sua vez, a um Day Spa no Buddha Spa Península. A intenção é agregar valor às duas marcas.

Presença na web
A data deve movimentar, somente no varejo online (entre os dias 25 de maio e 12 de junho), cerca de R$ 1,99 bilhão, de acordo com estimativas da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). A receita, se confirmada, representa um crescimento acima dos 26% em relação ao mesmo período de 2014. A expectativa é de que os e-consumidores realizem 6,22 milhões de pedidos online, com destaque para as categorias "Beleza e Saúde", "Moda" e "Eletroeletrônicos".

A presença de muitos casais na web fez com que não só o e-commerce se preparasse para os pedidos, mas também que as empresas em geral tivessem atenção especial com o canal online. Uma das ações mais criativas da data foi executada pela Clear Channel, combinando os mundos real e virtual. A empresa, detentora dos relógios digitais urbanos desenvolveram uma releitura do tradicional correio elegante na campanha "Estamos todos apaixonados". A partir da meia-noite de quinta-feira, dia 11, as mensagens postadas no Twitter com a #euS2vc vêm sendo exibidas a cada dois minutos nos 70 mobiliários do Rio de Janeiro. A campanha se encerra à meia-noite de sexta, 12.

Na campanha de Dia dos Namorados deste ano, o Walmart.com mostra como o amor pode ser expresso no dia a dia. Dividido em seções, como "cozinhar um para o outro", "tirar uma selfie" ou "Assistir TV juntinhos", o hotsite traz páginas com opções de presentes como celulares e eletrônicos, além de moda, beleza, pelúcias, joias, lingeries e livros. Paralelamente a isso, o Walmart.com espalhou nas suas redes sociais uma série de cards com imagens que reforçam a campanha do "Amor Completo".

O Submarino também investiu em um hotsite, chamado "Submarino True Lovers - é muito amor envolvido", com sugestões para surpreender a pessoa amada. O ambiente está dividido em sete categorias, para facilitar a escolha do presente ideal para a data. Há opções de vestuário na "amo até sem saber combinar direito", de eletrônicos na "amo mesmo quando desliga primeiro" e de itens saudáveis, esportivos e de beleza na "amo super quando a gente se cuida", além de outras categorias.

Foco no relacionamento
Há ainda as ações que não miram tão diretamente na venda, mas buscam estreitar o relacionamento entre marca e clientes nesta data especial. A Claro, por exemplo, celebra o Dia dos Namorados com uma playlist exclusiva, com 39 músicas que falam de amor. Intitulada "Só Love, Só Love", ela traz hits clássicos como, "Ainda Bem", de Marisa Monte, "Por Você", de Frejat, e "Eu Sei Que Vou Te Amar", na versão de Caetano Veloso. Além disso, sucessos mais recentes como, "A Thousand Years", de Cristina Perri, estão presentes.

O Claro Música pode ser acessado pelo aplicativo, disponível para Android e iOS, no celular e tablet, ou pelo site. O usuário pode escutar as músicas já baixadas, sem a necessidade de conexão com a internet e ouvir os singles via streaming a qualquer hora e lugar. O serviço também está disponível para feature phones, para downloads por meio do Portal WAP.

Já a The Body Shop ofereceu Espumante Rosé Poética, Vinho Tinto Linha Intenso Carbanet e um voucher SPA para as mãos para os clientes que foram à loja no dia 11 de junho. O conceito da ação, criada pela agência Task Trade, teve como objetivo oferecer um clima de romantismo para todos os clientes que estiveram na loja na véspera da data e divulgar o Kit Especial, criado como opção para presente. Ao todo, a campanha foi realizada em mais de 20 lojas e passou por diversas regiões do Brasil.

Cartas voltam à cena
Outra marca que apostou no relacionamento é a Itubaína, refrigerante da Brasil Kirin. A ação ajuda casais a comemorarem o Dia dos Namorados de maneira romântica, relembrando um hábito que é cada vez menos comum. Para a ação "Dia dos namorados Itubaína Retrô", a marca convida seus fãs a escreverem cartas para a sua cara metade, por meio de um hotsite especialmente desenvolvido para a ação. Ao redigirem a mensagem, é possível escolher o estilo do papel e adicionar o endereço de destinatário. A carta é impressa, colocada em um envelope, postada via correio e entregue no endereço escolhido na semana do dia 12 de junho.

A Dudalina também desenvolveu ação voltada para os saudosistas. A marca está disponibilizando modelos de cartas em seu site, que podem ser preenchidos até esta sexta-feira, dia 12. O texto, no entanto, será enviado por e-mail, e, com ele, seguirá um vale desconto de 10% em compras a partir de R$ 399,00 para ser usado nas lojas da rede entre 12 e 30 de junho.

Promoções
A data também é marcada por muitas promoções, feitas pelas marcas que desejam atrair os consumidores que buscam preços baixos. O Nescafé Dolce Gusto está oferecendo descontos nas compras feitas em seu site, que variam de 10%, para qualquer máquina do portfólio e para a escolha de mais de 10 embalagens de bebidas, a 20%, no caso dos usuários que adquirem 20 cápsulas. A loja online da marca portuguesa de cafés Delta Q também baixou os preços de sua cafeteira Qool Automática. O equipamento passou de R$ 359,00 para R$ 299,00, com direito a 100 cápsulas gratuitas para levar para casa.

Já na GAP, todos que forem às lojas entre os dias três e 12 de junho e comprarem uma calça jeans da Coleção 1969 Denin ganham um exclusivo fone de ouvido. Além disso, a marca desenvolveu uma playlist especial para a data. Todas as unidades do país participam da ação, com exceção da unidade do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, focada apenas no público infantil.

O Yahoo e o Paypal se uniram em uma promoção de Dia dos Namorados e oferecem descontos de até 18% em presentes a quem possui conta no Yahoo Mail (atualmente são 10 milhões de usuários ativos) e compre com PayPal, até o dia 12 de junho, em dois sites escolhidos com afinidade com a data e com o público-alvo. A seleção de ofertas está concentrada em categorias como Saúde e Beleza, Roupas/Calçados/Acessórios, Eletrônicos de Consumo e Artigos Domésticos. Entre as marcas participantes da ação, estão a perfumaria Sépha (descontos até o dia 12 de junho) e a floricultura online Giuliana Flores (promoção válida até o dia 13 de junho). Os usuários do Yahoo foram contatados por e-mail e receberam um link para as promoções.

Descontos de até 70%
Os abatimentos também chegam à rede de hotéis Meliá. O e-commerce da companhia oferece descontos que variam de 15% a 35% nas reservas realizadas pelos clientes MeliáRewards nas cidades de São Paulo, Campinas e Brasília. Os pedidos tinham que ser realizados no site entre os dias primeiro e 11 de junho e a hospedagem, acontecer de 12 a 14 deste mesmo mês. Já na Óticas Dinz, na compra de óculos de sol com valor a partir de R$ 400,00, o cliente recebe 50% de desconto na compra do segundo par. A campanha tem abrangência nacional, no entanto os diretores têm a liberdade de adotá-la em suas unidades.

O Sonho de Valsa, por sua vez, preparou uma verdadeira prova para os namorados poderem aproveitar seus descontos de até 70%. Desde o dia primeiro de junho, a marca desafia os casais a escolherem o presente da pessoa amada em apenas 10 segundos. As ofertas são disponibilizadas em parceria com o Groupon e incluem promoções de viagens pelo Brasil, restaurantes, sessões de beleza, entre outras experiências românticas e produtos.

Até esta sexta, o público tem acesso a uma oferta por dia, clicando nos links disponíveis nas mídias sociais ou no hotsite da campanha.  Ao ser impactado, o usuário tem 10 segundos para decidir se quer ou não aproveitar a promoção. Se optar por comprá-la, o visitante é direcionado para o ambiente do Groupon e ainda ganha um desconto extra, oferecido pelo Sonho de Valsa. Se não comprar após 10 segundos, recebe uma mensagem informando que terá uma nova chance para pensar menos e amar mais no dia seguinte, com uma nova oferta.

Distribuição de mimos
Os presentes dados pelas marcas também costumam atrair compradores para dentro das lojas. Em celebração ao Dia dos Namorados, a L´Occitane en Provence apresenta a ação especial #loveloccitane, em que os consumidores ganham uma embalagem em lata e dois Cremes de Mãos de 10ml de algumas das linhas mais admiradas da marca francesa: Amêndoa, Flor de Cerejeira, Karité Baunilha e Karité Rosas.

Para receber esse mimo, é preciso acessar, a partir do dia quatro de junho, a página, fazer a inscrição no hotsite e curtir a fanpage da L´Occitane en Provence no Facebook. Na sequência, é enviado um e-mail com a confirmação e o número de cadastro, que deve ser apresentado na compra de qualquer valor nas lojas participantes, para retirada da composição exclusiva. A embalagem acompanha ainda um "vale Bálsamo Labial", que poderá ser adquirido mediante qualquer compra nas lojas L´Occitane en Provence, de primeiro a 21 de julho.

A marca também se aliou à Lindt em outra promoção. A partir de primeiro de junho, nas compras acima de R$ 70,00 em produtos da fabricante de chocolate em supermercados ou nas lojas Lindt, o cliente pode ganhar um presente exclusivo da francesa de cosméticos. Basta apresentar o cupom fiscal referente à compra dos produtos Lindt e realizar uma compra de qualquer valor nas lojas L´Occitane en Provence participantes para ganhar uma composição, que traz: um  Nécessaire, um Óleo de Banho Hidratante Amêndoa (35ml) e um Creme de Mãos Amêndoa (10ml). Toda ação é válida até 30 de junho ou enquanto durarem os estoques.

Outra parceria que está rendendo descontos para os consumidores é a da MarterCard e Samsung.Os clientes da bandeira que adquirem o aparelho Samsung Galaxy S6 terão R$ 300,00 de desconto, em promoção é válida até 14 de junho. Com isso, o aparelho passa a custar R$ 2.999,00. O smartphone pode ser adquirido com o abatimento em diversas lojas parceiras, tais como Carrefour, B2W, Fast Shop, Fnac, Lojas Insinuante, Ricardo Eletro, Wal-Mart, entre outras.

Entre os dias dois e 15 de junho, a UV.Line está realizando uma ação por meio da qual busca levar diversão para os consumidores. A marca propõe a eles que tirem fotos românticas com seus pares, postem-nas no Instagram com a hashtag #namoradosuvline, marcando o perfil @uvlineoficial. Em um concurso, o post com mais likes receberá como prêmio um kit com produtos para o casal. O vencedor será anunciado no dia 15 de junho nas redes sociais da companhia.

Lançamentos para a data
Há ainda as companhias que desenvolvem produtos especialmente para a data. Alguns são sazonais, enquanto outros entram em definitivo para o portfólio da empresa. Outra opção é a combinação de ofertas que formem um conjunto presenteável. A Bento Store aproveitou o Dia dos Namorados para lançar o kit casal perfeito Simplesmente BENTO, com uma Lunchbox OOTs com duas granolas em vidro S Simplesmente, a Salty e a Sweet. A Lunchbox pode ser encontrada nas cores verde, laranja, azul, cinza e rox. O valor do kit é de R$ 170,00 e estará disponível para compra do dia 30 de maio a 12 de junho.

Já O Boticário preparou sete fragrâncias sem gênero para o Dia dos Namorados, além de batom, nécessaire e kits variados para presente. Os perfumes estão disponíveis nas lojas, no e-commerce e com as revendedoras desde 25 de maio e são batizados cada um com uma tentação: Egeo Provoque, Egeo Atraia, Egeo Seduza, Egeo Devore, Egeo Agarre, Egeo Deseje e Egeo Desfrute. As latas e os frascos de cada fragrância têm texturas e elementos gráficos distintos que remetem a cada proposta.

Shoppings
Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o Dia dos Namorados deve elevar as vendas do setor em cerca de 5%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2015, as lojas que esperam receber maior número de clientes em busca de presentes são as de artigos esportivos, telefonia, jóias e perfumaria.

O Bay Market, em Niterói, Rio de Janeiro, aposta no cinema e dará meia-entrada a todos os casais, mesmo sem carteirinha ou identidades, nas sessões de 11 a 17 de junho. Os clientes só têm que dizer ao companheiro "eu te amo" na hora da compra do ingresso. Já os casais que forem ao Niterói Shopping neste mês poderão tirar fotos em um ambiente montado pelo resort Village Haras Morena na praça de alimentação e concorrer a um prêmio. Para participar da promoção, devem enviar as imagens para o e-mail concursocultural@niteroishopping.com.br até o fim do mês. As mais criativas ganharão duas diárias no resort. O espaço conta com flats de alto padrão, piscina, lago, quadra esportiva, playground e muito contato com a natureza. 

O Alameda Shopping, no Distrito Federal, traz a promoção "Laços de amor", que irá sortear um voucher de R$ 400,00 em compras em lojas participantes. O sorteio acontece no dia 20 de junho nas redes sociais. Para concorrer, é preciso ir a uma das oito lojas que participam da iniciativa, escolher um look de sua preferência, experimentar, tirar uma selfie ao lado do totem da promoção, disponível próximo à todas as lojas participantes. Depois, o participante deverá seguir o perfil do Alameda Shopping e da loja escolhida no Instagram e no Facebook, postar a foto nas redes sociais marcando o shopping e a loja. Na descrição, ainda deverá ser marcado mais cinco amigos e as hashtags da promoção na descrição: #LacosdeAmor e #AlamedaShopping25anos.

Dia dos Namorados junino
Já o Recreio Shopping, no Rio de Janeiro, combinou o Dia dos Namorados com a Festa Junina em um arraiá para os apaixonados. A ação começa no Dia dos Namorados, mas terá duração de seis dias divididos em dois fins de semana (12 a 14 de junho e 19 a 21 do mesmo mês). Enquanto isso, o BarraShoppingSul reuniu um time de humoristas consagrados da comédia brasileira para promover shows exclusivos para os clientes. As apresentações irão acontecer no Centro de Eventos do shopping. Para ganhar um par de ingressos Stand Up Comedy, os consumidores deverão trocar as notas fiscais de compras a partir de R$ 600,00. O valor também dá direito ao cupom para concorrer ao sorteio de um Jeep Renegade, a ser realizado no dia 22 de junho, às 10:00, na Praça Rosa dos Ventos. A promoção acontece de 28 de maio a 21 de junho, ou enquanto durarem os estoques de ingressos.

Os livros de colorir também foram parar em uma campanha de shopping. "Deixe o amor florir em você" é a campanha do Dia dos Namorados 2015 do Centervale Shopping, desenvolvida pela Mestra Comunicação. O conceito está atrelado ao brinde dado aos consumidores que atingem o ticket médio de R$ 300,00 em compras e trocam os cupons fiscais pelo livro de colorir Jardim Secreto.

Este ano, o BH Shopping promove uma ação diferenciada pelo aplicativo WhatsApp para o Dia dos Namorados. Nos dois dias que antecedem a data (10 e 11 de junho, das 14:00 às 18:00), o empreendimento disponibilizou um número para os clientes encaminharem dúvidas e indicações para presentear. A resposta foi dada em tempo real. O uso do aplicativo por empresas é crescente e pode ir muito além do SAC, como mostrou reportagem do Mundo do Marketing.

Notas fiscais por prêmios
Para elevar os resultados da temporada, o Atrium Shopping lança campanha promocional, com validade até 14 de junho. Cada R$ 200,00 em compras vale uma foto do casal, no formato 7,5cm por 15cm, produzida em cabine especialmente montada na praça de eventos e entregue na hora, além de uma caixa com o chocolate Kisses da Hershey`s, de 230g, tudo na medida para agradar os casais apaixonados.

Já no Shopping Costa Dourada, notas fiscais com valores a partir de R$ 200,00 podem ser trocadas por dois ingressos para o cinema do centro de compras. Os shoppings Itaigara e Via Parque estão dando viagens a Paris para os clientes. O Bangu Shopping optou por sortear duas Scooters Bee e quatro Go Pro Hero 4 entre os clientes, em troca de R$ 350,00 em compras. No Complexo Tatuapé, por sua vez, distribuirá 40 iPhones 6 entre os clientes que comprarem a partir de R$ 250,00.
Além dos prêmios, há outros tipos de ações desenvolvidas pelos centros comerciais para a data, como a do Spezzato Alphaville, que reproduziu, em parceria com a Papaiz, uma ponte dos desejos em referência à francesa, que foi retirada de Paris recentemente. Os casais puderam prender os cadeados no local até esta sexta-feira.

Aposta no digital
O BarraShopping criou três ações digitais interativas. A empresa lançou três desafios no Facebook e no Instagram, convidando os clientes a publicarem fotos temáticas com hashtag #DiadosNamoradosBarraShopping. Os internautas concorrem a prêmios, como a câmera digital Polaroid Cube. O centro comercial também desenvolveu um aplicativo com realidade aumentada para apresentar a máquina aos consumidores.

O APP, que pode ser acessado por meio de anúncios, displays de loja e algumas peças de mall, exibe vídeos com situações e ideias para o uso da câmera, seja no dia a dia, na praia, no campo, nos momentos de aventura e lazer. Com formato divertido e compacto, a Polaroid Cube é a primeira câmera digital de ação da Polaroid e é resistente à agua e quedas.
Além disso, um hotsite foi desenvolvido especialmente para a data com dicas de gastronomia, presentes e promoções. Os clientes também poderão acessá-lo por meio de um QRCode que estará nas peças da campanha.

Leia também: Potencial de consumo dos brasileiros em 2015. Pesquisa no Mundo do Marketing Inteligência.

Comportamento do Consumidor | Potencial de Consumo

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