Marcas fazem ações promocionais e de relacionamento no Dia da Mulher | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Marcas fazem ações promocionais e de relacionamento no Dia da Mulher

E-commerce aposta nos já frequentes descontos, enquanto shoppings e lojas oferecem preços baixos e mimos. Floriculturas esperam baixa nas vendas em relação ao ano passado

Por | 06/03/2015

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Embora esteja longe de ser uma das datas campeãs de vendas, o Dia Internacional da Mulher, celebrado neste domingo, dia oito, resulta em oportunidades para o varejo, inclusive o online. Em 2014, as compras de presentes no e-commerce cresceram 17% sobre o ano anterior. Muitas lojas virtuais aproveitam o momento para oferecer os já frequentes descontos sazonais e assim alavancar a saída de produtos.

O Walmart.com é um dos sites que está adotando a estratégia, disponibilizando a redução de 40% nos preços em diversas categorias, como Moda, Beleza e Saúde, Perfumaria e Esporte e Lazer. Os valores mais baixos estarão no e-commerce até domingo. Entre os itens contemplados estão o secador de cabelo Lizz Ionic (R$ 79,90), o massageador com aquecimento HoMedics (R$ 79,90) e a bicicleta Azark Trail (R$ 659,90).

A estratégia se repete na Renner, cuja loja online oferece está oferecendo diversas ofertas para as consumidoras. Além de produtos com até 60% de desconto, a compra virtual ainda terá abatimento extra de 15% no valor total do carrinho. Esse segundo decréscimo ocorre no momento do pagamento.

Renner promove a campanha #EncanteAsMulheres
A rede Renner apostou também em uma campanha digital para estimular a sociedade a encantar as mulheres e incentivar a cumplicidade com elas. Nas redes sociais, a varejista divulgou o filme "Jardins", que mostra a história de três personagens reais que veem suas casas transformadas com a ajuda de companheiros e amigos. O vídeo encerra com a provocação "E você, como vai encantar as mulheres?", estimulando as pessoas a registrarem homenagens com a hashtag #EncanteAsMulheres.

No domingo, oito de março, a loja de departamentos presenteará suas clientes com flores vermelhas, que serão distribuídas nas 249 lojas da rede em todo o país. Além disso, neste mesmo dia, as unidades localizadas no Shopping Iguatemi (Porto Alegre), Barra Shopping (Rio de Janeiro), Shopping Center Norte (São Paulo) e Park Shopping (Brasília) oferecerão coquetel, das 16:00 às 20:00, no qual as homenageadas também contarão com atendimento especializado de beleza e cuidados com a pele em parceria com Lancôme, Clarins, Maybelline, Dior e Paco Rabanne.

A Natura também está apostando em descontos nas vendas online. Desta sexta até domingo, mais de 20 produtos, entre itens de perfumaria, maquiagem e sugestões de presentes estarão com descontos de até 40% para compra na Rede Natura. A entrega é feita diretamente pela marca e o frete é grátis nas compras acima de R$ 99,00.
 

E-commerce em promoção
Já O Boticário começou a semana oferecendo 20% na linha Floratta. A empresa fez uma ação em que convida as mulheres a aflorarem o olhar feminino que deixa tudo mais delicado. Pelas redes sociais, ela estimulou as consumidoras a responderem a pergunta "Por que você ama ser mulher?". As melhores respostas estão sendo repostadas no canal oficial da rede.

O Shoptime criou um hotsite especialmente para a data. Durante todo o fim de semana, as consumidoras poderão encontrar ofertas especiais. Para facilitar, o e-commerce separou os artigos por sete estilos: sofisticada, espontânea, versátil, prática, divertida, família e feminina.

Ainda no ambiente digital, a alemã Merk aproveita o Dia Internacional da Mulher para lançar um aplicativo exclusivo para as mulheres, para ajudá-las nas atividades no dia a dia. O D´ella permite o controle de ciclos menstruais e crie alertas para lembrar a hora de tomar anticoncepcionais. A ferramenta tem ainda funções para fotos, que permitem a customização com filtros para compartilhamento nas redes sociais Facebook e Instagram, além de possibilitar a edição de imagem, corrigindo imperfeições e realçando a beleza feminina. O aplicativo está disponível para iOS e Android.

Flores registram alta na procura
As flores estão entre os presentes mais buscados na data. Apesar disso, as expectativas do setor não são boas este ano. O varejo acredita que as vendas serão cerca de 15% menores do que as obtidas no mesmo período do ano passado, segundo pesquisa da Hórtica Consultoria e Inteligência de Mercado, com apoio do Sindicado do Comércio Varejista de Flores e Plantas Ornamentais do Estado de São Paulo (Sindiflores), realizada em todo o Brasil.

A maioria (79,5%) das floriculturas e demais empresas do ramo acreditam nos impactos negativos sobre o comércio em função de a data ser comemorada em um domingo e do agravamento da crise econômica no país. Apenas 27% das varejistas aguarda um faturamento maior em relação à data em 2014. A expectativa é que o ticket médio seja de R$ 55,00, ante os R$ 54,10 do ano passado.

Os homens que passarem pelo Largo da Concórdia, no Brás, e na Ladeira Porto Geral, na região central da capital paulista neste sábado, a partir das 09:30, serão convidados a oferecer rosas para as mulheres em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Além da entrega das flores, quem quiser poderá vestir camisetas e usar cartazes com mensagens alusivas à necessidade de se combater a violência contra a população feminina.

Shoppings organizam atividades especiais para elas
Espaços preferidos de muitas mulheres, os shoppings centers de todo o país também prepararam surpresas para encantar as consumidoras. O ParkShopping Campo Grande, no Rio de Janeiro, tem ampla programação para mimar as clientes com atividades, serviços de beleza e palestra. Até domingo, um estande estará montado em frente à entrada principal do shopping onde poderão ser feitos penteados, maquiagem, aula de pilates, alongamento e oficina de customização de camisetas. Já o Santa Cruz Shopping apresentará a Banda Certo Duo com o show Divas, nesta sexta-feira, a partir das 19:00, na Praça de Alimentação. 

O Shopping Grande Rio, em São João de Meriti (RJ), também preparou uma semana de atividades para agradar às mulheres. Entre os dias dois e oito de março, as primeiras 200 mulheres que juntarem R$ 200,00 em compras e efetuarem o agendamento do serviço no estande no corredor do cinema ganharão um tratamento capilar com os produtos da linha Keramax. O agendamento deverá ser realizado no mesmo dia da troca de notas, sendo apenas um tratamento por CPF. A ação é realizada em parceria com a Skafe Cosméticos. O Ilha Plaza distribuirá rosas para as clientes na entrada do shopping e nas cancelas do estacionamento.

Em Goiás, o Shopping Sul promoverá desfile de moda para mostrar a beleza do universo feminino sob diversos ângulos.  Para aumentar a autoestima das consumidoras, o estabelecimento transformará suas clientes em verdadeiras modelos. Donas de casa, executivas, estudantes, professoras, advogadas ou garis, qualquer uma poderá participar do evento que acontecerá na tarde deste domingo, dia oito. As roupas e acessórios serão emprestados pelos lojistas.

Em Minas Gerais, as mulheres serão mimadas pelo Boulevard Shopping Belo Horizonte. As consumidoras que passarem pelo centro de compras receberão uma rosa. Outras 60 foram selecionadas para desfrutar de um dia de beleza com direito a serviços de escova e hidratação no cabelo, oferecidos pelo Salão Emporium da Beleza. Além disso, elas receberão kits personalizados com presentes de várias lojas do próprio Boulevard.

Lojas oferecem descontos
Não só os shoppings, mas as lojas também preparam ações. A rede de roupas Afghan criou a promoção #forçafeminina e dá 15% de desconto no preview outono-inverno. Já as peças da coleção primavera-verão terão 60% de desconto. No domingo, a linha Navegar da Cantão estará 10% mais barata. A Chifon congelou preços: todas as blusas sairão por até R$ 49,90 e qualquer vestido por até R$ 69,90. Na Contém 1g, no Shopping Tijuca, nas compras acima de R$ 250,00, a cliente ganha uma produção de make, que poderá ser feita de segunda a quinta, em um prazo de até 30 dias.

Nas lojas Quem Disse Berenice batons vermelhos sairão pela metade do preço. Na The Beauty Box, no Shopping Tijuca, nas compras a partir de R$ 100,00, a cliente ganha um lápis de olho. Na unidade do Plaza Shopping elas poderão desfrutar de coquetel com brigadeiros e flores de chocolate, além de serem presenteadas com um retoque de maquiagem. A rede de salões Werner presenteará com uma escovinha de cabelo as clientes que gastarem a partir de R$ 150,00.

Em Porto Alegre, a Pizza Hut dará 50% de desconto na pizza grande sabor Toscana. A oferta é válida apenas para o delivery e, para terem direito, as consumidoras terão que dizer: "Hoje eu Pago Meia".

Brassagem coletiva
O Dia Internacional da Mulher terá direito à brassagem coletiva só para convidadas. O cozimento do malte, importante processo para a fabricação de cerveja, acontecerá domingo na Cervejaria Nacional, em São Paulo, e será uma atividade conjunta entre o Lamas, especializado na comercialização para produção caseira, e o Instituto da Cerveja. A ação é uma iniciativa global da Muntons em incentivo a entidade Pink Boots Society, organização internacional sem fins lucrativos, em um projeto que tem como objetivo inspirar, estimular e capacitar as mulheres no segmento cervejeiro.

No domingo, será executada a receita Unite Red Ale, criada pela cervejeira Sophie de Ronde, do Centro de Excelência da Muntons, na Inglaterra. Essa mesma receita será executada em diversos países que apoiam a ação ao redor do mundo. O chope será lançado em abril e vendido na própria Cervejaria Nacional, o valor arrecadado será revertido para a ONG Essas Mulheres e para a entidade Pink Boots Society. Paralelamente, a Lamas Brew Shop vai lançar um kit com a mesma receita para quem desejar fazê-la em casa e a venda também será revertida para a mesma instituição.

Leia também: Por que as mulheres compram e como conquistá-las? Estudo do Mundo do Marketing Inteligência.

Mulher | Comportamento do Consumidor | Consumidora | Planejamento Estratégico

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss