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Marcas entram nas comemorações dos 450 anos do Rio

Celebrado neste domingo, aniversário é tema de diversas ações realizadas no mês de março. Há de avião a shopping adornados com a temática, além de lançamentos de produtos

Por | 27/02/2015

renata.leite@mundodomarketing.com.br

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O Rio de Janeiro completa 450 anos neste domingo, dia primeiro de março, com celebrações que começaram ainda no ano passado, quando o logotipo oficial do aniversário foi divulgado. Até um túnel, que está sendo aberto na Região Portuária da cidade, carrega no nome uma homenagem à data, além da realização de diversos shows populares em pontos turísticos do Rio. Não foi somente a prefeitura que entrou na comemoração. As marcas também aproveitam o momento para realizar ações que remetam ao município, que é um dos principais polos culturais e econômicos do país.

O logotipo aberto, que permite a apropriação pelas pessoas, lançou diversas oportunidades para as empresas que optaram por entrar na celebração. Uma das companhias que embarcaram na brincadeira de customizar o rosto formado pelos algarismos da data, no grafismo criado pela agência Crama Design Estratégico, foi a Tam. A organização adesivou uma de suas aeronaves, que voará envelopada a partir de março. O Airbus faz parte da frota da ponte aérea Rio-São Paulo. Os traços que compõem o cabelo do rosto remetem às ondas do mar.

Os passageiros também visualizarão homenagens à capital do Rio de Janeiro no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), em ação realizada em parceria com a Tintas Coral. Na última quinta-feira, dia 26 de fevereiro, começa a ser pintado pelo artista plástico Paulo Consentino o painel de 21 metros quadrados com cenas típicas cariocas e dos pontos turísticos da cidade dentro do Terminal 2.

Quem passar pelo local poderá ver o desenho ganhando forma, dia a dia. O término da pintura está previsto para domingo, na ação que levar a arte de rua pela primeira vez para dentro do aeroporto. A obra será exposta do lado de fora do ambiente de embarque e desembarque durante a primeira semana de março. Depois, permanecerá até o fim do ano em exposição no Terminal 2 da porta de entrada e saída do Rio de Janeiro.

Ações nos shoppings
O BarraShopping também aguarda a chegada da data oficial de fundação da cidade para prestar sua homenagem. Durante todo o mês de março, a partir da noite do dia primeiro, o totem que sinaliza a entrada do estabelecimento comercial, localizado na Avenida das Américas, receberá uma iluminação especial azul, cor da bandeira do município. Já as unidades pertencentes ao BRMalls, como Casa & Gourmet, Center Shopping, Ilha Plaza, NorteShopping e Shopping Tijuca, terão fachadas e jardins iluminados na mesma tonalidade.

O Shopping Leblon será mais um a iluminar a fachada de azul. A ação especial, que ocorre em parceria com o Comitê Rio 450 Anos e envolve diversos empreendimentos e monumentos da cidade, acontecerá ao longo de todo o mês de março. 

O RioSul entrou para as comemorações estampando sua customização do logotipo do Rio 450 na fachada. Um painel de 600 metros quadrados foi instalado na área externa do shopping. O cabelo criado para o rosto formado pelos algarismos remete aos diversos pontos turísticos da cidade, como o Cristo Redentor, o Morro Dois Irmãos, os Arcos da Lapa e o Jardim Botânico.

Já a Maurício de Sousa Produções aproveitou o momento para levar seu mundo lúdico para as ruas cariocas. Para fortalecer ainda mais a presença da empresa na Cidade Maravilhosa, que é homenageada pelos seus 450 anos junto ao pai da Turminha, que comemora seus 80 anos, estampou os taxis da Barra da Tijuca com a Mônica Toy. O vidro traseiro de 200 veículos foram customizados, circulando desta forma de 20 de fevereiro a seis de março.

Já a rede de supermercados Zona Sul personalizou o logotipo desenvolvido para as festividades e incluiu o espírito "Carioca de Coração" na imagem que forma um rosto com os números 4, 5 e 0. Foram criadas três faces que representam os moradores do município, que serão usadas de maneira diferentes pela empresa.

Um logo institucional foi criado incluindo o coração da marca dentro do 0, que representa o olho. Esta arte será usada pelos funcionários e nas peças internas das lojas. Para a linha Amo Rio e ações externas, duas personagens foram desenvolvidas e poderão estampar bolsas retornáveis, camisetas e brindes. Uma imagem representa uma dona de casa com uma sacola de compras levando para casa produtos saudáveis. O outro mostra a alma do carioca que curte as belas praias da cidade se protegendo com um chapéu, enquanto toma água de coco. As artes foram desenvolvidas respeitando as determinações estabelecidas pela Prefeitura.

Reforçando a identidade
O consulado britânico também se apropriou do logotipo e lançou sua marca inspirada na campanha do Rio 450. A iniciativa representa a parceria de longo prazo entre os dois países. O desenho formado é o de um Guarda da Rainha. O objetivo é aprofundar as relações diplomáticas e o intercâmbio de estudantes e profissionais.

Já as cachaçarias associadas à Apacerj receberam do Comitê Rio 450 anos uma autorização de uso do selo de Cachaça Oficial do Rio 450 anos e também entraram nas comemorações do aniversário. Os rótulos das cachaças ganharam o símbolo em alto relevo elaborado pela mesma agência responsável pelo logotipo da celebração da cidade.

No e-commerce, a data será aproveitada para a realização de mais uma ação promocional. A loja virtual Casa Show oferece neste fim de semana, entre o dia 27 de fevereiro e primeiro de março, desconto de até 50% em 450 produtos. Ainda como parte da iniciativa, os pedidos acima de R$ 99,00, para serem entregues no Rio de Janeiro, contarão com frete grátis.

Lançamento de produtos
Para a rede de restaurantes Outback, a data tornou-se oportunidade para lançar opções novas no menu. Para a homenagem, a empresa oferece, em edição limitada, um novo sabor de Ice Tea. O produto foi selecionada por representar o clima tropical da cidade e agradar ao paladar de muitos cariocas. A versão introduzida é de limão e hortelã. O sabor é exclusivo e estará disponível no sistema de refil, em todas as unidades do Rio de Janeiro durante o mês de março.

A Lecadô adotou estratégia semelhante. Em comemoração ao aniversário lançou o Pavê Carioca, em edição limitada. A torta é elaborada com biscoito champanhe, doce de abacaxi com coco e pedaços de abacaxi. A finalização é feita com a cobertura de raspas de coco.

Já a Fiat preparou uma série especial do Novo Uno em comemoração ao aniversário do Rio de Janeiro. A versão Rio 450 receberá na tampa traseira e na lateral dos carros o logotipo criado para o aniversário. Além disso, os bancos dianteiros terão a forma reproduzida em um bordado especial.

A série carioca estará disponível apenas na versão Novo Uno Way 1.0, que ainda terá rodas de liga leve e nova cor nos anéis da grade dianteira, combinando com o retrovisor. O lançamento do veículo acontecerá no dia primeiro de março, data oficial da celebração, e será comunicado pontualmente, em uma campanha online focada no mercado carioca com o mote "Novo Uno Rio. Descolado como todo carioca!".

Picolé representando a carioquice
Com o mote "Viva a Carioquice", a Nestlé se junta às comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro com a linha de picolés La Frutta. Parceiro oficial do Comitê Rio450, a marca planejou um calendário de ações e lançamentos, que se estenderão até 2016 e incluem novo visual para homenagear a data. O estado é o segundo mercado para a empresa na categoria.

A criação de uma identidade visual exclusiva é o primeiro passo das ativações que se estenderão até meados de 2016. Nas ruas, a novidade estará estampada em freezers, carrinhos e no uniforme dos vendedores ambulantes. Já nas gôndolas, o sorvete La Frutta +Coco é o eleito para circular, até setembro de 2015, com uma embalagem comemorativa. O sabor é um dos mais vendidos da categoria e é especialmente popular entre os cariocas.

No segundo semestre, La Frutta convidará os cariocas a escolherem o sabor que melhor representa a Carioquice. A partir de junho, três combinações diferentes estarão disponíveis para votação nos canais da marca. O sabor vencedor ganhará uma edição limitada, que estará disponível entre os meses de setembro de 2015 e fevereiro de 2016.

Mesmo quem não entrar em nenhum dos restaurantes e shoppings, nem cruzar com o Novo Uno ou o avião da Tam, irá se deparar com o logotipo nos espaços públicos da cidade. Os relógios instalados nos bairros ganharam uma animação com o grafismo e 50 faixas de pedestres de ruas do município foram decoradas com o símbolo. A Secretaria de Conservação começou a pintá-las no início do ano.

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