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Dia das Crianças promete reaquecer varejo

Intenção de compra dos consumidores subiu para 81%. Valor do presente será de até R$ 200,00 para 66% dos entrevistados, com destaque para eletrônicos, tablets e celulares

Por | 09/10/2014

priscilla@mundodomarketing.com.br

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O Dia das Crianças é a aposta do varejo para retomar o crescimento das vendas, que ficou abaixo do esperado em outras datas como Dia dos Namorados e Dia dos Pais. Empresas de diversos segmentos investem em ações a fim de atrair um número maior de clientes para a terceira época comemorativa de maior consumo no comércio. Se depender da intenção de compra, os empresários podem comemorar.

Segundo pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), 81% das pessoas planejam gastar com presentes para os pequenos. Este índice é superior à intenção declarada para o Dia dos Namorados (66%), Dia dos Pais (75%), sendo inferior apenas ao Dia das Mães (86%). O valor do presente será de até R$ 200,00 para 66% dos entrevistados. Os que almejam gastar acima deste valor somam 34%, percentual que era de 20% em 2013. A surpresa ficou por conta da Classe C, na qual 5% dos pesquisados disseram que pretendem gastar mais de R$ 1 mil com o presente, fatia superior aos 4% das classes A e B.

Dos agraciados, 53% serão filhos, 23% sobrinhos, 12% afilhados, 5% netos e 7% outras crianças. Os tablets, celulares e eletrônicos são a categoria de presente que mais cresceu, comparada ao ano anterior, escolhida por 23% dos consumidores. Os brinquedos representam 47%, enquanto vestuário e calçados ficam com 17% e outras categorias de presentes com 13%. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê crescimento de 3,1% nas vendas em relação ao ano passado.

Promoções no varejo
Observando a tendência por eletrônicos, algumas varejistas adotaram uma comunicação estratégica para os pimpolhos. A Casas Bahia disponibilizou em sua loja virtual mais de 120 mil itens, em cerca de 30 categorias diferentes, como games, livros, DVDs e Blu-Rays, moda e esportes, bonecos de pelúcia, eletrônicos, entre outros. Os pais podem escolher, com base em um filtro, os personagens mais pedidos pela garotada. A Ricardo Eletro também apostou no canal online para ajudar os pais a decidirem pelo produto ideal para os filhos. A empresa lançou um hotsite para a data comemorativa com indicações para diferentes faixas etárias.

O formato de página especial também foi adotado pelo Walmart, que foi além e criou a experiência do serviço "unboxing". Por meio de vídeos, os pais podem conferir como funcionam determinados brinquedos e, assim, se sentirem mais seguros ao adquirir algum item pelo site. O Mercado Livre também criou uma seção de ofertas que estará disponível até o dia 12. Os artigos aparecem com até 60% de desconto. Já as lojas Marisa darão um DVD a cada R$ 60,00 gastos em roupas infantis com pelo menos uma peça Disney ou Marvel. O comprador poderá escolher entre seis títulos. A promoção é válida para lojas físicas e virtual.

O supermercado Zona Sul distribuirá kits artísticos com argila e tinta guache para os consumidores que fizerem compras em suas unidades entre os próximos dias 10 e 12. O mote da campanha é estimular a criatividade e a brincadeira com algo ecologicamente correto. Já o Carrefour promove desde o dia 25 de setembro uma corrida por brinquedos dentro de suas unidades. A cada R$ 60,00 em compras de quaisquer produtos, o cliente ganha um número da sorte. Se sorteado, ele tem direito a um minuto para pegar os itens selecionados por seu filho. Além dos brinquedos, também fazem parte da ação outras categorias, como tablets, celulares, alguns modelos de videogame e bicicletas.

Uma ação semelhante será realizada em parceria pela Multiplus e a PBKids. A experiência acontecerá no próprio Dia das Crianças, quando 12 pequenos terão um minuto para escolher o que quiserem na filial do Mooca Plaza Shopping. Os participantes e seus filhos formarão uma dupla numa corrida contra o tempo, em que tudo o que colocarem no carrinho em um minuto poderá ser levado para casa. Para participarem da experiência, os escolhidos precisaram pagar com pontos do plano de fidelidade.

Diversão nos shoppings
A fim de aumentar o movimento de seus corredores e áreas de lazer, os shoppings também investiram em atrativos para a data. O Shopping Barra, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, irá promover o evento de moda infantil Barrinha Fashion nos dias 10 e 11 de outubro. As marcas apresentarão suas coleções Primavera/Verão 2015 nos corpos de filhos de clientes e convidados do centro comercial. Antes dos desfiles, haverá uma programação cultural com teatrinhos encenados pelo grupo Stripulia. Quem visitar o Shopping Village Mall até o dia 19 poderá se divertir na Oficina de Criação LEGO, que traz opções de montagem para os construtores. No local, há uma exposição de esculturas grandes feitas com os blocos da marca

Já o Shopping Santa Cruz, também na capital carioca, terá o show dos palhaços Pankeka e Pankekinha, além de apresentação de mágico e ventríloquo. Haverá ainda um caricaturista fazendo desenhos das crianças, que poderão levar para casa o mimo. Também na região, o Passeio Shopping realizará uma oficina de decoração de cupcake no dia 10 de outubro, das 14:00 às 16:00.

Em parceria com o Senac da unidade de Campo Grande, a professora Patrícia Gonçalves ensinará as crianças como decorar os doces de um jeito didático e divertido. Para participar do evento, o cliente deverá chegar com 30 minutos de antecedência para se cadastrar, já que as vagas são limitadas. Podem participar crianças a partir de cinco anos de idade, desde que acompanhadas de seus pais ou responsáveis.

Seguindo o lado lúdico e educativo, o Canoas Shopping, no Rio Grande do Sul, preparou o Book Lovers Kids, evento que associa cultura, incentivo à leitura e entretenimento, que irá até o dia 23. Além de feira de livros, haverá uma exposição de trabalhos de ilustradores e uma área infantil para crianças a partir dos seis anos, onde acontece uma agenda cultural com contação de histórias, jogos de narrativas, histórias cantadas, entre outras atividades. O Central Plaza Shopping, em São Paulo, recriou carros de Fórmula 1 para divertir a criançada. Os baixinhos de três a 10 anos vão acelerar em réplicas de veículos de corrida de verdade, com direito ao ronco do motor. Os minicarros elétricos possuem barras anti-impacto emborrachadas e monitores especializados para acompanhar os pequenos.

Produtos kids como chamariz
O investimento no ponto de venda mostra como as empresas querem convencer o cliente com apenas uma "olhadinha". A Centauro inaugurou uma nova comunicação visual em algumas de suas lojas, especialmente para o mês das crianças. Ao todo, 40 unidades receberam as modificações, que possuem agora um espaço exclusivo para os produtos voltados aos pequenos e um painel interativo para que eles possam escrever o que querem ganhar de presente. O objetivo é melhorar a experiência dentro da loja e, futuramente, desenvolver projetos similares para todo o país.

A Prata Fina desenvolveu uma linha de joias voltada ao público infantil, com valores entre R$ 19,00 e R$ 95,00. A campanha "Joias das rainhas" visa oferecer uma opção original de presente para a data comemorativa e de se comunicar de forma direta com este nicho. Já a Tip Top aproveitará o dia 12 de outubro para lançar sua coleção verão 2015, com peças na temática Art Nouveau. A marca de roupas para crianças reforça a inclusão de proteção UV 50+ em todas as peças de elastano.

Outras lojas aproveitaram a data para destacar produtos para a garotada já existentes em seus catálogos. Foi o caso do designer Bruno Latini, com pingentes de ouro em formato de brinquedos, da grife Lenny Niemeyer, com saídas de praia, e do Clube Melissa, com as sapatilhas para bebês.

Lançamentos
As novidades costumam atrair pais que querem se mostrar antenados ao que chega ao mercado. E é esse um dos motivos pelo qual algumas marcas anunciam suas novidades. A Estrela apostou na união entre tecnologia e graciosidade com o Meu Espelho Encantado, que responde a algumas perguntas das meninas. As bonecas também surgem com interatividade. A fabricante ativou este ano a linha Brinca Comigo com as versões Isa e Malu. A primeira vem com um tablet que auxilia as crianças com as letras, os números e os formatos geométricos, que aparecem na brincadeira. A segunda vem com um celular e microfone que soam frases e canções. Os produtos licenciados também ganharam espaço, com destaque para os jogos Cara a Cara Frozen, Fala Sério e Aquaplay Princesas.

A Bandeirantes aproveitou a época para ampliar sua linha de quadriciclos elétricos. Entre as novidades, está o Quad Adventure, nas cores azul e rosa. O brinquedo é movido por bateria recarregável de seis volts, vem com câmbio com duas marchas e atinge velocidade de 3,5 km/h. Outro lançamento, o Quadriciclo Kid Passeio, possui haste direcionável e removível, que permite ao adulto conduzir a criança e transportar o item com facilidade. A empresa também apresenta o Quadriciclo Fashion, na cor pink, e o Quadriciclo EL 12V, nas versões vermelho e azul. Além de terem mais potência, atingindo até sete km/h, os modelos têm rádio FM no painel, acelerador manual, duas marchas e bateria recarregável de 12 volts. Todos os produtos vêm com carregador automático.

A Crayola desenvolveu para o Dia das Crianças a versão rosa do "Marker Airbrush", produto que permite usar canetinhas para grafitar papéis, tecidos, vidros, além das paredes. Os estênceis aparecem em formatos de flores, borboletas e bichinhos. O kit contém também 12 canetinhas em cores sortidas. O preço sugerido é R$ 199,90.

Já a Bento Store fez uma parceria com a padaria Lilóri, de São Paulo, para a confecção de uma lancheira para os pequenos. O produto tem tiragem limitada e venda exclusiva na confeitaria. O modelo faz referência à tradição americana de levar a merenda para a escola em um saquinho de papel. Feita de material de polietileno de alta densidade, resistente e com apelo ecológico, o item é reutilizável e dura muito, não rasgando e com fundo que não se rompe com o peso. O produto também possui revestimento térmico, que mantém a temperatura dos alimentos, um imã que facilita o selamento da abertura da sacola e revestimento exterior que ainda funciona como uma lousa mágica para as crianças. Elas podem fazer desenhos na superfície e personalizar a lancheira da forma que quiserem. O conteúdo pode ser apagado com um pano com água.

O restaurante Big X Picanha, por sua vez, criou dois pratos diferentes para agradar o paladar do público kids. O Filetadinho de Fraldinha e Filetadinho de Frango são acompanhados por salada, arroz enfeitado com carinha feliz e batata sorriso. Cada refeição custa R$ 15,90. Na compra destes, o cliente receberá uma máscara colecionável dos monstrinhos de brinde.

Ação Social
Com tantas ações voltadas ao consumo, algumas marcas pensaram nas crianças que não têm condições de receberem algum presente na data. As Lojas Americanas e a Americanas.com amplaram o projeto "Livros nas Praças" para regiões da Baixada Fluminense. Até o próximo domingo, dia 12, a empresa promoverá uma série de atividades especiais nas regiões onde passará. O público poderá conhecer e conversar com Teka Barcellos, autora do livro "Maria Passarinho", além de ter sessões de contação de histórias de contos da Literatura Brasileira e lendas indígenas, acompanhadas de músicas e da tradicional distribuição de gibis.

A varejista doou 10 mil gibis de personagens tradicionais (Gasparzinho, Luluzinha, Popeye e outros) para serem entregues aos pequenos visitantes. O projeto tem como objetivo estimular a leitura, levando para as comunidades um ônibus transformado em biblioteca, onde as pessoas podem ler e realizar empréstimos de livros gratuitamente. As atividades especiais para crianças da região serão realizadas nas paradas de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Belford Roxo. Até dezembro, o veículo passará por 10 praças do estado do Rio de Janeiro, como São João de Meriti, Belford Roxo, Campo Grande e Gamboa.

A Central Nacional Unimed irá doar três mil brinquedos para crianças assistidas por entidades sociais por meio do engajamento de internautas, que deverão criar um avatar divertido no hotsite da campanha. O mote da ação são os amigos imaginários da infância. As pessoas interessadas em ajudar a causa o farão sem custo. Basta selecionar ou tirar uma foto e customizá-la com imagens de acessórios que remetem a piratas, princesas, super-heróis, entre as dezenas de fantasias disponíveis na plataforma criando uma personagem. A cada imagem criada, uma criança será presenteada.

A fim de agregar experiência ao serviço oferecido, a TAM convida seus passageiros mirins e adultos a conhecerem um pouco mais sobre a história da aviação. A ação "Bagagem Histórica" acontece no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com os tradicionais carrinhos de bagagem se transformando em réplicas das aeronaves em exposição no Museu TAM, em São Carlos.  Os pequenos aviões estarão disponíveis no Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em um estande customizado próximo à área de check-in da companhia. Os pequenos passageiros poderão "pilotar" os aviõezinhos enquanto escutam um capítulo da história da aviação, já que cada modelo trará um fone de ouvido e uma gravação sobre a saga da aviação e da aeronave utilizada pela criança.

Leia também: Quem é o consumidor infantil? Estudo do Mundo do Marketing Inteligência.

Segmentação | Estratégia | Consumidor infantil | Potencial de mercado

 





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