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Ampro discute certificação, legislação, tributação e o mercado do Rio

Processo de certificação foi o mais debatido porque as agências cariocas temem não conseguir o selo de qualidade da entidade uma vez que a maioria terceiriza boa parte de seus processos

Por | 14/01/2008

bruno@mundodomarketing.com.br

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Ampro discute certificação, legislação, tributação e o mercado do Rio

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

No maior evento já realizado pela Ampro - Associação de Marketing Promocional - no Rio de janeiro, que reuniu 75 participantes no Windsor Barra, a principal reivindicação ouvida pela entidade foi com relação à certificação das agências especializadas em promoção e eventos. A maioria teme por não conseguir o selo de qualidade conferido pela associação a partir deste ano por não dispor da estrutura mínima obrigatória necessária para preencher todos os requisitos do procedimento, que avalia no processo de promoção se todos os departamentos estão sob a gerência da agência, entre criação, planejamento e operações, e não terceirizados, o que representa a realidade da maioria das agências cariocas.

 A avaliação feita em conjunto com a certificadora internacional SGS se dará por competência e avaliará, além da estrutura mínima, cases e capacitação técnica em áreas como promoção, incentivo, relacionamento, eventos e web promotion. "Muitos dizem que fazem tudo, mas poucos fazem tudo com competência", afirmou Elza Tsumori (foto), Presidente da Ampro em apresentação neste sábado. Em debate com as agências do Rio, a Presidente reconheceu que, neste primeiro momento, algumas agências não conseguirão obter a certificação. "Esse é o ônus de se fazer algo pioneiro, mas tenho certeza de que na segunda fase de certificação teremos um processo melhor", completou.

Mas não é só a certificação que preocupa as agências de promoção e eventos da cidade maravilhosa. "A legislação é um Calcanhar de Aquiles aqui no Rio", disse Marcia Woolf, Diretora da Ampro no Rio de Janeiro. A sócia-diretora da PromoOffice organizou o encontro com um objetivo claro: conquistar novos associados a fim de ter maior representatividade diante dos clientes. A associação tem hoje 12 associados na cidade, mas ainda há 15 agências de fora. "Todos são concorrentes, mas podemos nos unir em torno de uma entidade séria para formar um grupo forte que possa ajudar no fortalecimento do mercado", afirmou. De acordo com Julio Feijó, Vice-Presidente Regional da Ampro, esta é a melhor fase pela qual passa o mercado do Rio, mas ainda é preciso mais. "Ainda não abrimos um capítulo aqui por questões financeiras, porque o mercado precisa atender às normas do estatuto da Ampro, que exige uma sede própria para a associação", ressaltou.

Leis impendem o crescimento
As restrições legais que impedem o crescimento da atividade também fazem o Governo deixar de arrecadar pelo menos R$ 500 milhões em impostos. "Cada dia há novas leis e alterações nas vigentes", afirma Antonio Salgado Peres Neto, Vice-Presidente de Legislação da Ampro. "Em 40 anos já houve duas mudanças de Constituição, mais de sete mil novas leis, duas mil medidas provisórias e a Lei 5768, de promoções continua a mesma apesar das 128 propostas de mudanças, das quais 71 foram negadas, 43 aceitas e 14 parcialmente aceitas", mostrou.

A legislação ficou parada no tempo, mas a atividade não. "Estamos vendo a entrada da publicidade na nossa área, o cliente está mudando o modelo de negócio dele e isso nos obriga a fazer uma grande reinvenção", conta Elza Tsumori.  "A inteligência, não só o talento, está sendo cada vez mais necessário. Se perdemos o bonde podemos perder a oportunidade para quem vem atrás", completa a Presidente da Ampro, fazendo referência clara à publicidade.

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www.ampro.com.br

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