Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Promoção conquista lugar no planejamento estratégico

Planejamento em promoção significa também aliar as características da marca em torno de uma estratégia maior

Por | 08/11/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Promoção conquista lugar no planejamento estratégico

Por Mariana Oliveira
redacao@mundodomarketing.com.br

Muitas pessoas ainda pensam que promoção reúne apenas eventos isolados em torno de uma marca ou produto. O interesse crescente dos profissionais em planejamento mostra que o segmento está cada vez alinhado com os objetivos estratégicos das empresas através do contato com o consumidor.

A principal finalidade do marketing promocional é ser uma ferramenta de contato, transmitindo experiência em forma de ações mais concretas do que apenas uma marca isolada.  Para tanto, o briefing da empresa e o posicionamento que ela quer passar sobre o produto são imprescindíveis.

A B/Ferraz foi a maior premiada no Ampro Globe Awards deste ano e Fernanda Flandoli, Diretora de Planejamento Estratégico da agência, contou em entrevista ao site que o maior segredo da empresa é a equipe. Ela explica que na B/Ferraz, as estratégias passam por várias mãos antes de chegar ao consumidor final, o que valoriza o trabalho. O planejamento estratégico é uma das primeiras fases, pois fará a ponte entre os objetivos do cliente e o planejamento da campanha. "O planejamento não diz como vai ser, mas desenha a estrutura do posicionamento e do conceito do negócio", informa.

As fases seguintes incluem a Criação, que materializa as idéias concebidas através dos conceitos indicados no planejamento, e a Logística, que viabiliza a campanha. Fernanda diz que é necessário estar sempre atualizado e saber lidar com imprevistos, ter jogo de cintura e intuição, mas a partir de um conceito consistente, as criações são naturalmente bem-sucedidas.

Ferramenta de ativação
A importância de relacionar a estratégia de promoção ao planejamento estratégico são as características que destaca Leandro Martins, Diretor de Planejamento Estratégico da SM Comunicação. Ele explica que a promoção é um instrumento para consolidar a marca junto ao consumidor, de modo que sem isso ela não trará os resultados que se espera. "É preciso pensar em como a marca se concretiza e criar ações que ativem esta marca", garante.

Para isso, Leandro explica que o planejamento de uma ação deve passar por fases que incluam o contato com o conceito que a empresa quer passar, o entendimento dos pontos de contato como shoppings e supermercados e o comportamento do consumidor nestes locais. O planejamento logístico e das ações, a produção de peças e o treinamento das equipes envolvidas são a fase final que culminam na realização do evento.

Ser diferente
Se a experiência e o trabalho em equipe são valorizados pelas agências, os diferenciais da marca são sempre valorizados pelas empresas e pelo consumidor. Fernando Tige, Diretor de Arte da NBS foi duas vezes vencedor do Prêmio Promoção e destaca a diferenciação das ações como a forma mais eficiente de atingir o consumidor.

Tige conta que é preciso criar o maior impacto possível sem fugir da idéia central e relata que nas ações elaborados para o lançamento da marca Nestea, a NBS investiu em ações que explorassem o conceito de leveza associado ao produto, chegando a exibir um aquário. Ele afirma ainda que criar e gerar novas mídias é um grande desafio para todos os envolvidos na área.

Para ter sucesso nesta aérea, experiência e pesquisa são fundamentais, mas é preciso ser um profissional bem formado, curioso, interessado e organizado. Assim pensa a Ampro - Associação Brasileira de Marketing Promocional - vice-presidente de educação da entidade, Cláudio Mello. Por isso, a Ampro está com inscrições abertas para seu curso de Planejamento em Marketing Promocional, com início em janeiro de 2007.

Acesse
www.ampro.com.br
www.bferraz.com.br
www.nbscom.com.br
www.smcom.com.br





Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss