Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Shoppings investem alto para o Natal

Ações de marketing se intensificam na época que representa 40% do faturamento anual

Por | 26/10/2006

bruno@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Shoppings investem alto para o Natal

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

O natal é só no dia 25 de dezembro, mas os shoppings já estarão em clima natalino desde de novembro. O planejamento para esta época do ano que representa 40% do total de faturamento anual, entretanto, começa bem antes. Em abril, e em alguns casos em fevereiro, os shoppings já estão pensando no que fazer para atrair o consumidor com o bolso cheio do décimo terceiro.

O orçamento para as compras de natal, no entanto, está cada vez mais apertado e, por isso, o esforço para oferecer uma decoração diferenciada e fazer promoções de incentivo às vendas ganha importância a cada ano. De acordo com a Associação Comercial do Estado de São Paulo, o consumo crescerá somente 4 ou 5% com relação ao último ano.

Mesmo que a expectativa não seja das melhores, os shoppings investem pesado neste período. "Porque os lojistas estão lançando a coleção de verão, que também é a mais importante, já que no Brasil tem mais sol do que qualquer outra coisa. Por isso investimos para circular esta coleção", explica Jacqueline Lopes, Diretora de Marketing da Multiplan Gestão de Shoppings, novo nome da Renasce.

A empresa é a maior da América Latina e administra o MorumbiShopping, em São Paulo, e o BarraShopping, no Rio de Janeiro, entre os 14 empreendimentos da Multiplan no Brasil. Para se manter na dianteira, eles investem em inovação e em lançamentos exclusivos, como a inauguração da primeira Starbucks no Brasil, em dezembro, no Morumbi. Foi assim com a Zara e com a Fnac do BarraShopping, que vai comemorar seus 25 anos no mesmo período com apresentações do Cirque du Soleil.

Pingüins e Papai Noel
Há quem faça até nevar para atrair o público. Este é o caso do Shopping SP Market, que firmou parceria com a Warner Bros e está investindo R$ 1,5 milhão para ambientar o shopping com o tema do filme "Happy Feet: O Pingüim" e em diversas ações promocionais e de relacionamento para o fim de ano. Com isso, eles esperam aumentar as vendas em 12%.

Como decoração de natal virou obrigação para todos os shopping, a busca agora é pela diferenciação. "Por isso, vamos atrás das melhores atrações", afirma Maria Eugênia Duva (foto), Gerente de Marketing do SP Market. Nesta época, o shopping também investe no atendimento. "Não adianta fazer uma campanha maravilhosa se os funcionários não estiverem envolvidos", ressalta.

Quem também não pode ficar de fora das iniciativas natalinas é o Papai Noel. "Estamos sempre voltados para fazer mais do que as pessoas esperam, mas a magia do Papai Noel não pode faltar", diz Aline Cattem, Gerente de Marketing do Top Shopping, que fica na região da baixada fluminense. O shopping está comemorando 10 anos e também vai oferecer serviços, entretenimento e produzir uma campanha publicitária com uma atriz global. "Teremos diversas oficinas de artesanato com o tema de natal", adianta a executiva.

Acesse
www.morumbishopping.com.br
www.barrashopping.com.br
www.shoppingspmarket.com.br
www.topshopping.com.br





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss