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Devassa traz fundador da Playboy para o Carnaval do RJ

O milionário Hugh Hefner é uma das apostas da marca de cerveja do Grupo Schincariol para manter sua popularidade durante o ano de 2012. Empresário estará presente na Sapucaí

Por | 14/02/2012

sylvia@mundodomarketing.com.br

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devassa,carnaval,2012,musa,hugh hefner,playboyJá não é mais novidade esperar surpresas da Devassa no período que antecede o Carnaval, época do ano em que a cerveja concentra boa parte dos seus investimentos em Marketing. Depois de ter Paris Hilton como garota propaganda ao lançar a Devassa Bem Loura e causar um verdadeiro burburinho com a escolha da cantora Sandy como musa, agora a marca da Schincariol pretende impactar os consumidores com a decisão de trazer Hugh Hefner, o fundador da Playboy, pela primeira vez ao Brasil.

O milionário de 85 anos estará presente no Espaço Devassa, no Sambódromo do Rio de Janeiro, durante os dois dias de desfile e, lá mesmo, escolherá a nova musa Devassa. São quatro candidatas brasileiras, previamente escolhidas pelo próprio Hefner, que desfilarão na segunda-feira de Carnaval, dia 20, na tentativa de ganhar a preferência do empresário norte-americano e assumir o posto de Garota Devassa durante o ano de 2012.

A ideia é apresentar uma anônima como rosto de toda a estratégia de comunicação da marca, desenvolvida pela agência Mood, mostrando que não é necessário ser uma celebridade para ser uma garota Devassa. Para engajar os consumidores, a escolha de Hefner será exibida ao vivo na fan page da cerveja, direto do camarote na Sapucaí.

Foco no eixo Rio-São Paulo
Com a decisão de colocar uma desconhecida do público à frente da marca, sustentanda pela fama do criador da Playboy, a Schincariol pretende manter a popularidade da cerveja. Na época do lançamento com Paris Hilton, a Devassa conquistou 65% de conhecimento de marca, índice que pulou para 90% quando Sandy passou a protagonizar a estratégia de comunicação.

devassa,carnaval,2012,musa,hugh hefner,playboyOs resultados de vendas, no entanto, são guardados a sete chaves pela companhia. A única informação liberada pela Schincariol é que, hoje, somando todas as marcas, a empresa representa 15% do total de cervejas comercializadas no Brasil. Com a Devassa, o objetivo é conquistar o Sudeste, já que a Nova Schin tem forte presença no Nordeste.

"Precisávamos ter uma marca mais forte no eixo Rio-São Paulo. É muito difícil ter uma marca nacional", conta Luiz Claudio Taya, Diretor de Marketing da Schincariol, durante coletiva de imprensa realizada hoje, dia 14, no Rio de Janeiro.

Devassa quer vender 20% a mais na Sapucaí
Outro braço importante da plataforma de Carnaval é o próprio Espaço Devassa. Este ano, o local está maior - a área das frisas cresceu de 160 para 240 metros quadrados - e recebeu um investimento 15% maior do que em 2011. A decoração comemora os 10 anos da cerveja nascida no Rio de Janeiro e destaca tons de vermelho, além de elementos que remetem à capital carioca.

No terceiro andar foi montada uma Cervejaria Devassa, onde os convidados poderão degustar as variações Loura, Negra e Ruiva da cerveja. O espaço também terá a presença de marcas parceiras, como Fasano, que será responsável pelo buffet, além de Philips, Johnson & Johnson e Diletto, que promoverão ações para estreitar o relacionamento com os consumidores.

O investimento da cerveja no Carnaval não para por aí. A Devassa é a cerveja oficial do desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, onde tem exclusividade na venda do produto. Com a construção das novas arquibancadas, que somam mais de 12,5 mil lugares, chegando a um total de 72 mil, a expectativa é vender 20% a mais no Sambódromo, comparado ao mesmo período de 2012.

devassa,carnaval,2012,musa,hugh hefner,playboyMarca aposta na Devassinha
Pelo segundo ano consecutivo, a marca também patrocina os "Bailes do Rio", uma série de sete eventos, incluindo o Baile Devassa, que resgatam os tradicionais bailes de Carnaval do Rio de Janeiro.

"O Rio de Janeiro é palco nessa época de grandes eventos. A autoestima do carioca mudou. É um grande momento para a cidade, com a Copa e as Olimpíadas. O Rio é um cenário fértil para qualquer marca que esteja aqui", acredita Taya.

O Carnaval também foi o momento escolhido pela Devassa para apresentar sua nova embalagem. A marca estreia a lata de 269 ml, apelidada de Devassinha. Para atrair a atenção dos consumidores, o lançamento ganhou uma edição limitada: 150 mil unidades foram separadas para compor um pack holográfico com 10 cervejas que pode ser levado direto à geladeira para atuar como um dispenser de latas.

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