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Dia dos Pais movimenta ações promocionais das empresas

Chivas Regal, shopping Vila Olímpia, Extra, Claro e O Boticário são marcas que apostam na data para lançar produtos e aumentar vendas

Por | 11/08/2011

claudio@mundodomarketing.com.br

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O Dia dos Pais é outra oportunidade para as empresas faturarem e se relacionarem com os consumidores. A data desperta o interesse de companhias como Chivas Regal, Extra, O Boticário e de shoppings como Vila Olímpia, de São Paulo, que investem em ações de Marketing para aproveitar o aumento do fluxo de clientes nos estabelecimentos e gerar experiências entre as marcas e os consumidores.

Depois do Natal e do Dia das Mães, o Dia dos Pais disputa com o Dia dos Namorados o terceiro lugar entre as principais datas do calendário comercial. A expectativa para 2011 é de um crescimento de 8% nas vendas, em comparação a 2010, quando foi registrado um aumento de 6,8%, segundo a Serasa Experian.

As redes sociais não ficam de fora da estratégia das empresas. O whisky Chivas Regal é uma das marcas que aposta na interação com os internautas no Facebook e no Twitter. A empresa convida os consumidores a postarem fotos suas com seus pais e concorrerem a dois ternos feitos sob medida no atelier de Ricardo Almeida e a um jantar para pai e filho no restaurante Fasano, acompanhado do whisky da marca.

Vinho inspira lançamento de produtos
Os investimentos da empresa no período são justificados pelo apelo masculino que o produto tem. "Após os festejos de fim de ano, o Dia dos Pais é a data mais representativa para as vendas de Chivas. Muitos filhos começam a beber whisky junto com os seus pais, como uma tradição. A parceria com Ricardo Almeida, embaixador da marca, pretende unir o fator presente e experiência em uma única ação", explica Bruno Correa, Grouper das Marcas Super Premium da Pernod Ricard Brasil, responsável pelo whisky Chivas, em entrevista ao Mundo do Marketing.

O vinho também é outro produto que instiga ações de Marketing por parte das empresas. O Boticário lançou o perfume Duo Malbec Nebbiolo, inspirado na bebida e que contém álcool vínico das duas variedades de uva em sua formulação, que também dão nome ao produto. A novidade pretende transmitir aos pais presenteados a ideia de tradição, associada ao cultivo do vinho.

Outra empresa que realiza uma iniciativa semelhante é a Cacau Show. A marca desenvolveu a Seleção do Sommelier, em conjunto com Manoel Beato, especialista em vinhos do Grupo Fasano. Os bombons trazem um livreto com dicas sobre harmonizações de vinhos e chocolate. Outro lançamento é o Safra Especial, que contém 28 tabletes de chocolates, acompanhados de um abridor de vinhos. A marca também repete a parceria com o artista plástico Luciano Martins, que criou as embalagens dos chocolates Meu pai é Chef, que trazem de brinde um avental ilustrado pelo profissional.

Shoppings investem em relacionamento com consumidor
O Dia dos Pais também traz movimento para os shopping centers. Segundo dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings, o setor espera um crescimento de 8% para o período. Projetando um aumento de 15% para a data, o Vila Olímpia, de São Paulo, investe em uma ação para unir pais e filhos na data. O centro comercial sorteará 10 ingressos para consumidores assistirem ao Prêmio Petrobrás do Brasil de Fórmula 1, em Interlagos.

Para concorrer, os consumidores devem trocar as notas fiscais de compras no estabelecimento a partir de R$ 300,00. Esta é a segunda vez que a empresa aposta em uma ação para gerar experiência entre os clientes e o shopping. No mês de maio, o Vila Olímpia levou 1.400 consumidores para uma sessão exclusiva do musical "Mamma Mia", em cartaz no período. "Nosso objetivo é expandir o relacionamento com os clientes e para o próximo ano pretendemos realizar este tipo de ação em outros eventos pontuais, como lançamentos das coleções de moda de outono e inverno", diz Emerson Lucas, Gerente de Marketing do Vila Olímpia, em entrevista ao portal.

 Outros shoppings também investem em ações para se relacionar com os consumidores no Dia dos Pais, aproveitando o aumento do fluxo no período. Em comemoração à data, o Plaza Niterói, localizado no Rio de Janeiro, realizará uma ação para aproximar pais e filhos, com a participação de desenhistas que criarão caricaturas dos pais como super-heróis, a partir de fotos trazidas pelos filhos. A ação está relacionada à plataforma de comunicação do estabelecimento "Cada pai é um herói diferente"

Varejo aposta em telefonia, informática e eletrônicos
Mais da metade dos varejistas estão otimistas em relação ao Dia dos Pais 2011. Segundo o Índice de Expectativa Empresarial do Serasa Experian, 55% dos empresários acreditam em um crescimento nas vendas neste período. Além dos eletrônicos, tablets, smartphones e celulares estão entre os presentes preferidos pelos pais para este ano.

Para se diferenciar e entregar algo a mais para os consumidores na data, o Extra dá vales-recarga de R$ 20,00, na compra de aparelhos participantes da promoção em suas lojas. A rede espera aumentar as vendas de telefonia móvel em 20% em 2011, em comparação a ano anterior. "Nossa estratégia é oferecer diversidade de modelos e preços. Neste ano temos celulares a partir de R$ 49,00 até R$ 1.000,00 sendo comercializados em nossas unidades", diz Alessandra Shima, Gerente de Comercial de Telefonia do Extra, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Já o Walmart prevê um crescimento de 20% para o Dia dos Pais em suas lojas e uma expectativa ainda maior para o e-commerce da marca. Em 2011, o setor deve movimentar R$ 625 milhões e, de olho nessa expansão, a empresa projeta um aumento de 50% nas vendas. Para facilitar o acesso à busca pelo presente ideal, a rede varejista segmentou as ofertas por perfil de personalidade e preço, criando o hotsite "Manual do Pai". No portal, os consumidores poderão encontrar ofertas de notebooks, grande aposta do Walmart para a data, ferramentas e produtos têxteis, a partir de R$ 19,90.

Veja outras iniciativas que os shoppings e as marcas também estão realizando para o Dia dos Pais:

:: Os estabelecimentos Granja Viana e Tamboré, em São Paulo, presenteiam os consumidores, nas compras a partir R$ 400,00, com garrafas de vinho Adobe e Tall Horse Shiraz e promovem cursos gratuitos de enologia. Os consumidores também poderão concorrer a uma viagem para o Chile para conhecer uma vinícula;

:: O shopping Villa Lobos, de São Paulo, exibe a exposição "História dos Videogames", apresentando aparelhos desde o início dos anos 1980 até os lançamentos mais modernos;

:: O Barrashopping e o New York City Center, no Rio de Janeiro, criaram uma decoração especial para a data e projetam um crescimento de 10% nas vendas em 2011;

:: A Claro criou uma réplica gigante de um celular nos shoppings de Brasília e Goiânia, onde os filhos poderão tira fotos como se estivessem dentro dos aparelhos e enviar aos pais via torpedo ou rede social;

:: A Tim ampliou o escopo da promoção Infinity para rádios e ligações à longa distância. Os pais que forem presenteados com aparelhos que possuam os planos da empresa poderão falar com qualquer número pertencente à operadora de telefonia móvel e rádios sem descontar os minutos do pacote adquirido;

:: Os sites Video Store e Sonora, do portal Terra, também desenvolveram ações para se relacionar com os consumidores. Até o dia 14, os internautas poderão conferir uma rádio exclusiva com intérpretes masculinos, como Bee Gees, Chico Buarque, Zeca Baleiro e Pink Floyd. Já a loja virtual de filmes criou uma seleção de produções em que a paternidade é parte da trama, como Gran Torino, Sobre Meninos e Lobos e Syriana - A Indústria do Petróleo;

:: A Giuliana Flores criou um hotsite especial para oferecer opções de presentes no Dia dos Pais. O e-commerce espera um aumento de 25% na data e investe em parceria com Havaianas, Guinnes e Kopenhagen;

:: A Lojas Colombo fechou uma parceria com a Nokia para premiar usuários do Twitter e Facebook com celulares da marca. A empresa estimula os consumidores a compartilharem qual modelo da Nokia combina mais com o seu pai, entre as opções tradicional, conectado, empresário e músico. A rede espera um crescimento de 10% a 13% no Dia dos Pais neste ano;

:: O Ponto Frio realiza a ação "Fórmula LG Megaloja", na megastore da Marginal Tietê, em São Paulo. Na compra de produtos da marca, os consumidores poderão interagir com um simulador de corrida instalado na untidade, até o dia 28 de agosto;

:: A Avianca também explora as redes sociais em comemoração ao Dia dos Pais. Os internautas que postarem fotos na pagina do Facebook da marca, que simbolizem o significado da data concorrem a cinco passagens de ida e volta em algum trecho nacional operado pela empresa;

:: O Outback faz uma parceria com a Brahma para a venda casada de seus produtos. Os consumidores que comprarem algum prato do restaurante e mais um chopp da marca ganham um chaveiro e abridor de garrafas exclusivo;

:: A Pizzahut do Rio Grande do Sul oferecerá um jantar para o internauta que enviar a melhor resposta para as perguntas "Se seu pai fosse um super herói, qual ele seria e por que?. O vencedor poderá levar mais dois acompanhantes e terá direito a um rodízio nas unidades do shopping Praia Belas ou Pizzahut de Caxias do Sul;

:: A WineTag e a Decanter, em São Paulo, estão sorteando vinhos durante o mês de agosto. Quem adquirir algum rótulo da enoteca poderá ganhar outro ou também uma degustação com direito a acompanhante;

:: A Riachuelo criou uma coleção de calçados, roupas e acessórios para o Dia dos Pais. A empresa oferece ainda a promoção "Combo Paizão", que na compra de um produto participante, permite que o consumidor adquira outro igual por mais R$ 10,00. A rede também desenvolveu um catálogo virtual para divulgar as ofertas.

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