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A estratégia da Ambev, Chevrolet, Trident e Fila no Skol Sensation

Festa chega à terceira edição no Brasil e é boa oportunidade para relacionamento entre as marcas e o público jovem

Por | 15/06/2011

sylvia@mundodomarketing.com.br

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A estratégia da Ambev, Chevrolet, Trident e Fila no Skol SensationOferecer uma noite inesquecível. Esta é a proposta do Skol Sensation, que chega à terceira edição em 2011. Ao lado da própria Skol, marcas como Trident, Chevrolet e Fila patrocinam o evento, com um objetivo em comum: se aproximar de um público jovem e com alto poder de consumo. Os ingressos custam pelo menos R$ 200,00 e podem chegar a R$ 1.900 para quem optar pelo pacote que dá direito a jantar na Villa Daslu e ida ao evento de helicóptero ou limosine, além de camarote exclusivo com open bar e petiscos.

Realizada em 14 países, apenas por aqui a festa Sensation recebe o naming right da cervejaria da Ambev. Este ano, a iniciativa conta ainda com o apoio da Cacau Show, que terá um ponto de venda no local e promoverá ações com brindes e degustações nas áreas vips, e da CVC, que é responsável por comercializar o Skol Sensation Weekend, pacote exclusivo que mescla hotel temático, festas pré-evento e atendimento personalizado.

"Desde a primeira edição, o Skol Sensation recebe 40 mil pessoas por ano. Os ingressos sempre esgotam. Em 2010, o espaço cresceu cerca de 20%, e este ano mais 10%, mas continuamos operando o projeto para 40 mil pessoas. A ideia é levar a noite mais fantástica para a vida dos participantes", explica Marcelo Flores, Diretor da Playcorp, responsável pela produção do evento, em entrevista ao Mundo do Marketing.

A estratégia da Ambev, Chevrolet, Trident e Fila no Skol SensationTransmissão ao vivo
De olho neste público seleto, a Skol não perdeu a oportunidade de se associar a um evento deste porte. "A Skol tem um histórico muito grande de plataformas de experiência de marca e vem trabalhando eventos de Carnaval, surf, música eletrônica. A marca Sensation tem em seu DNA a inovação, as tendências e os jovens, tudo o que queríamos trazer para a Skol", ressalta Harry Lewis, Gerente da Plataforma Jovem de Skol, em entrevista ao portal.

A estratégia de Marketing conta com ações que vão desde filmes para TV até blitz em bares e faculdades. A marca também lançou uma lata temática Skol Sensation e fará, pela primeira vez, a transmissão ao vivo do evento. Acessando o site oficial, os internautas poderão direcionar as câmeras para onde quiser, com o próprio mouse, e acompanhar de perto a experiência da festa.

A marca também ampliou o camarote, com capacidade para mais de mil pessoas que poderão degustar o chopp Skol. Para promover o consumo responsável, cada convite vem acompanhado de um ticket de metrô para ir e voltar da festa com segurança. Outra iniciativa é a parceria com todos os estacionamentos ao redor do Anhembi, onde é realizado o Skol Sensation: quem quiser pode deixar o carro até às 16h do dia seguinte, sem custo.

Ações da Fila começam antes da festa
Passando por uma fase de reposicionamento, a Fila decidiu participar do Skol Sensation para reforçar a marca entre os consumidores. Para promover sua coleção de roupas, a empresa esportiva terá uma loja que venderá apenas peças brancas, além de um lounge personalizado onde os visitantes poderão tirar fotos.

"Quando falamos de Fila, sentimos que há um recall de marca de um público de 30 anos para cima. Estamos começando a fazer um trabalho para criar conexões com os jovens de 18 a 30 anos. Este também é o primeiro evento que participamos que não é esportivo. Queremos ter o lifestyle como diferencial, para que as pessoas usem as roupas da Fila não só em momentos de esporte", diz Marcelo Amarante, Diretor da Fila no Brasil, ao Mundo do Marketing.

A estratégia da Ambev, Chevrolet, Trident e Fila no Skol Sensation

A estratégia alinhada ao Skol Sensation também permeia as ações pré-evento. A empresa, que já garantiu a presença da marca Fila por dois anos na festa, tematizou a loja conceito, na Rua Oscar Freire, que conta com vitrines decoradas e roupas brancas, o dress code do evento. No ponto de venda, os consumidores também podem comprar ingressos para a edição deste ano.

Fim de semana de Skol Sensation
No Brasil, apenas o pavilhão do Anhembi tem estrutura para receber a festa, que espera proporcionar momentos inesquecíveis a partir de ações interativas com os frequentadores. Por isso a importância da temática de cada edição. Em 2009, o mote era Tree of Love, enquanto em 2010 o tema foi The Ocean of White.

A estratégia da Ambev, Chevrolet, Trident e Fila no Skol SensationEste ano será o Mistério de Wonderland, que promete levar os visitantes a uma viagem no mundo das maravilhas. Um ponto chave para todas as edições é o dress code: quem vai ao Skol Sensation precisa estar vestido de branco. A exigência tem o objetivo de fazer com que todos se sintam integrados à festa, remete ao conceito de paz e também coloca os frequentadores como parte do jogo de luzes e tecnologia durante o evento.

O resultado do esforço para se diferenciar e surpreender? Mais de 80% dos frequentadores disseram não ter com o que comparar o Skol Sensation, segundo uma pesquisa realizada pela Playcorp. Para ampliar a experiência, uma das novidades da edição deste ano é o Skol Sensation Weekend. Durante o fim de semana, o Sheraton WTC São Paulo estará reservado para o público que comprou o pacote.

Marcas apresentam novidades no evento
Também de olho nos milhares de frequentadores que serão impactados pelas marcas durante o Skol Sensation, a Chevrolet escolheu o evento para apresentar o modelo elétrico Volt, que ainda não tem lançamento previsto para o Brasil. Será a primeira aparição do carro no país e a expectativa é atrair a atenção dos jovens, que demonstram interesse por assuntos ecologicamente corretos e são clientes em potencial.

"A estratégia é de construção de marca. Não temos expectativas de venda, queremos posicionar a Chevrolet e mantê-la desejada e respeitada entre os jovens. A ideia é mostrar as coisas legais que a Chevrolet está fazendo no mundo e conversar com este público", conta Roger Armellini, Gerente de Marketing da Chevrolet, em entrevista ao Mundo do Marketing.

A estratégia da Ambev, Chevrolet, Trident e Fila no Skol SensationOutra marca presente no Skol Sensation é a Trident, da Kraft Foods. O patrocínio à festa está alinhado ao novo posicionamento, sob o mote "Vamos rir mais". Desde o fim de 2010, a marca está presente em eventos de música e entretenimento, como o festival Planeta Terra, também realizado na capital paulista. Agora, a Trident se associa ao Skol Sensation e também ao Rock in Rio, que será realizado em outubro, no Rio de Janeiro.

A empresa contará com um espaço para degustação do seu mais recente lançamento, o Trident Sensations, que aproveita a semelhança com o nome do evento. No stand, os consumidores poderão interagir e tirar fotos, que estarão disponíveis na fan page da marca no Facebook. A Trident levará ainda uma cabine para gravar vídeos divertidos de até 30 segundos e que está presente em ações da marca desde o Carnaval.

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