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Inovação e planejamento estão no DNA da BFerraz

Com Skol Beats e Super Casas Bahia no portfólio, a agência é referência no mercado de promoção e eventos

Por | 19/07/2006

bruno@mundodomarketing.com.br

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Inovação e planejamento estão no DNA da BFerraz

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

É impossível falar sobre a agência de Marketing Promocional BFerraz sem se referir diretamente a Skol Beats e a Super Casas Bahia. Porém, esses dois mega eventos são apenas a ponta mais visível de um iceberg que flutua pelo mercado brasileiro como uma referência em promoção e eventos, mas que também navega como um tubarão por mares como incentivo, endomarketing, marketing direto, marketing de guerrilha, entre outros.

O formato da agência de Bazinho Ferraz (foto) é de full promotion. "Nascemos com o conceito de oferecer a um cliente desde ações no PDV, passando por promoção e evento, até ações de marketing direto e de incentivo", conta o Presidente da BFerraz em entrevista ao Mundo do Marketing. Do surgimento da empresa - há apenas sete anos - até hoje, eles já realizaram trabalhos para clientes como Ambev, Audi, Philips, Visa Vale, Casas Bahia, Samsung e tem a conta de promoção da Telefônica, da Adidas, da Disney e do Bradesco.

Apesar de jovem, a inovação está no DNA da BFerraz. "Fomos umas das primeiras agências de marketing promocional a ter um raciocínio estratégico", afirma Bazinho. A gestão também é um ponto forte. "Somos uma agência muito organizada e que tem processos para facilitar o andamento dos projetos", ressalta Ana Ferraz, Diretora de Atendimento.

Cases
E já que não há como deixar de falar de Skol Beats e Super Casas Bahia, vamos a eles. De acordo com Bazinho, o Skol Beats (foto) nasceu como um patrocínio da marca a um festival de música eletrônica. "O nosso desafio foi tornar um evento patrocinado em um evento proprietário", diz Ferraz, que agora produz o maior festival de música eletrônica do mundo e está entre os casos de maior sucesso de evento como experiência de marca.

A Super Casas Bahia não é menos grandiosa e teve, na última edição, a participação de três clientes da agência - Casas Bahia, Disney e Bradesco. É um verdadeiro acontecimento para o mercado de varejo do Brasil, uma feira onde trabalham três mil pessoas durante 40 dias no pavilhão de exposições do Anhembi. É um grande centro de compras da maior varejista do país em que os clientes se aproximam das marcas e ainda podem se divertir, como foi em 2005 com a apresentação do show da Disney "100 Anos de Magia". Nada menos que um auditório com capacidade para três mil pessoas foi montado dentro da própria "loja". Só assistiu ao espetáculo quem comprou R$ 90,00 com cartão Bradesco Visa.

Ações como estas somente são possíveis porque "Temos uma equipe dedicada e integrada, com espírito jovem e criativo", aponta Bazinho Ferraz. "Temos que ter tanto um raciocínio estratégico quanto operacional para fazer uma ponte eficiente entre a agência e o desejo do cliente", adiciona Ana. Para auxiliar no planejamento, a agência desenvolveu a B/Radar. "É uma parabólica de tendências que nos orienta no desenvolvimento de qualquer projeto. Ela diz qual é o perfil do consumidor do cliente e dá base para o planejamento estratégico e para a criação", relata Bazinho.

BYPY
A parabólica da B/Ferraz, inclusive, captou uma oportunidade e a empresa se juntou ao grupo YPY para criar a holding BYPY, especializada em serviços de comunicação. "Criamos essa holding de olho nas tendências da comunicação mundial e no que os clientes precisam", explica Bazinho, que agora tem entre seus sócios Nizan Guanaes e Guga Valente.

A expectativa de crescimento para este ano é de 20% e o que o clima da agência se mantenha nas nuvens. "É um clima único. Temos uma sinergia e um companheirismo muito forte e presente", diz Ana (foto) sobre os 100 funcionários. "Todos gostam de trabalhar aqui e isso acaba gerando uma engrenagem fundamental para uma agência dar certo", completa, afirmando que esta é a receita para manter o padrão de inovação.

Acesse
www.bferraz.com.br

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