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Tempero da Casa une experiência aos detalhes

Agência de comunicação busca se diferenciar com uma ?pitada? exclusiva

Por | 06/11/2009

sylvia@mundodomarketing.com.br

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Unir a experiência de 20 anos da agência de criação Casa de Vídeo à vontade de inovar nos detalhes deu origem à Tempero da Casa. A agência de comunicação é resultado de pedidos dos clientes que queriam "algo mais", além do comum, do tradicional. Esta demanda foi traduzida no "tempero" que a agência promete dar a cada projeto, de forma singular. Atualmente, o forte da empresa são os eventos, mas entre os trabalhos incluem-se ações como as de incentivo, endomarketing, lançamentos de produtos, relacionamento, capacitação e premiação.

Para entrar em um mercado tão competitivo, a primeira etapa, obviamente, foi aprender a participar das concorrências, como explica Helder Peixoto, sócio-diretor da Tempero da Casa e CEO da Casa de Vídeo, em entrevista ao Mundo do Marketing. "Depois, aprendemos a fazer eventos diferenciados", diz. Esta foi a forma que a Tempero encontrou para se destacar e hoje ter em seu portfólio clientes como Citibank, Visa, Credicard, Honda, Roche, Pfizer, Kimberly-Clark, entre outros.

O nome escolhido não foi à toa. A agência vai além da ideia de que é preciso dar um toque especial às ações realizadas e convida os clientes a provar do seu próprio tempero. "Marcamos reuniões na hora do almoço e servimos uma comida caseira. Queremos oferecer um ambiente que seja a cara desse almoço porque acreditamos que poucas agências usam esse tempero caseiro em suas ações", compara Peixoto.

De olho no agronegócio
O objetivo é fugir do lugar comum, o que a Tempero da Casa chama de "industrialização". "Não queremos ser industrializados. Queremos crescer, como todo mundo, mas com a cara das empresas, com detalhes", comenta Riane Pontarelli, sócia-diretora da Tempero, em entrevista ao site. "No mercado é comum o cliente encontrar um grupo de pessoas que nunca viu na vida. Aqui, a ideia é formar um time em que o cliente nos encontre do começo do processo até o final", complementa Peixoto.

Para manter este clima caseiro, a agência tem como sua principal ferramenta de Marketing o boca a boca e a confiança conquistada pela Casa de Vídeo no mercado nos últimos 20 anos. Aliada à "pitadinha" exclusiva que cada cliente recebe da Tempero da Casa, está a tecnologia, ingrediente fundamental para o sucesso dos eventos que unem o lado artístico a inovações.

Um exemplo são as ações realizadas para a Syngenta, voltada para o mercado de agronegócio. Atualmente, a agência percorre o país com bolhas itinerantes. Em uma semana são realizados três eventos em cidades diferentes para levar as novidades do mercado aos agricultores. A cada dois dias, uma equipe de cerca de 20 funcionários monta e desmonta as bolhas que contam com informações sobre o cultivo de produtos como café, soja e cana.

Mais de 20 mil consumidores impactados
Em cada tenda, os convidados encontram informações sobre um produto específico e como melhorar a sua qualidade e aumentar a sua produtividade. Os produtores ainda podem conhecer as soluções da empresa de forma interativa. Outro projeto realizado pela Tempero da Casa para o mercado de agronegócio conta com uma carreta de 14 metros que há dois anos roda o Brasil inteiro com foco nos pequenos produtores. A iniciativa apresenta os produtos e as características da empresa aos consumidores. Desde o início, as ações já impactaram mais de 20 mil agricultores.

As ações têm sua origem na proposta inicial de planejamento estratégico da agência que continha ofertas como o caminhão e as bolhas. Atualmente, a Tempero da Casa estuda um novo projeto para a carreta para o ano que vem. "Temos que aproveitar o investimento em outras ações. 2010 é ano de Copa, por exemplo", aponta Helder Peixoto, deixando uma dica.

Os eventos também dividem espaço com ações como as de incentivo para o Citibank e os mais variados lançamentos de produtos. Para a própria Syngenta, a Tempero da Casa rodou o Brasil divulgando uma certificação para o algodão cultivado no país. A ação reuniu outdoors, promotoras, cartões-postais com o selo, entre outras ferramentas que indicavam onde encontrar algodão de qualidade. Atualmente a agência comanda por Riane Pontarelli conta com cerca de 40 funcionários. Talvez este tempero seja a explicação para que, em época de crise, enquanto todos demitem, a agência continue contratando.

* Com reportagem de Bruno Mello.

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