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CC&M aposta em eventos para ações promocionais

Agência especializada promove ações para clientes como Pão de Açúcar, Chandon e Bauducco

Por | 03/11/2009

sylvia@mundodomarketing.com.br

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A crescente demanda por ações promocionais, no ponto-de-venda e a realização de eventos como experiência de marca fez agências especializadas como a CC&M focar seus esforços em promover marcas como Grupo Pão de Açúcar, Chandon e Bauducco, ao longo dos últimos 13 anos, utilizando essas ferramentas.

De acordo com Luiz Leite, sócio-diretor da agência, o segredo para manter-se firme no mercado durante tantos anos é apresentar um trabalho sério. "O cliente deve ter um motivo para justificar a nossa existência. Para isso, precisamos fazer bem feito. Se for para o cliente se arriscar, ele mesmo faz", diz o sócio-diretor da CC&M, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Outro fator fundamental é atuar de forma múltipla, em qualquer área, desde que tenha foco em Marketing. Essa versatilidade é responsável por ações que englobam desde o incentivo de vendas de telefones Embratel em supermercados Pão de Açúcar até a entrega de uniformes para as escolas públicas.

Eventos como oportunidade de negócios
Recentemente, a agência foi responsável pelo evento que comemorou os 50 anos do Grupo Schaeffler. Para a data, foram organizadas três grandes festas. Uma delas, voltada para os funcionários, contou com um público de 5.500 pessoas e show da cantora baiana Margareth Menezes, além de sorteios. Já o evento para clientes e fornecedores teve show da também baiana Daniela Mercury. Para finalizar, a empresa ainda fez um evento focado na área de negócios.

Ações como essas são um exemplo da multiplicidade da agência que, em uma mesma oportunidade, reuniu o planejamento de um evento corporativo, uma campanha de incentivo com premiação e uma ação de entretenimento. "Os eventos não devem ser somente uma festa. Eles precisam ser entendidos como uma ação, um negócio", explica Luiz Leite.

Mas, nos últimos meses, as ações em pontos-de-venda tiveram destaque graças à crise. "A diminuição de verbas resultou em um foco maior nos pontos-de-venda. Ações de degustação estão em alta e ajudam na decisão de compra. Se o produto é bom e o preço é favorável, o cliente degusta e compra", acredita o sócio-diretor da CC&M.

Maratona Pão de AçúcarMaratona Pão de Açúcar
Entre as principais ações realizadas pela CC&M destaca-se a Maratona Pão de Açúcar de Revezamento de São Paulo. Promovida pela agência desde a sua segunda edição, a 17ª Maratona Pão de Açúcar reuniu este ano, no dia 20 de setembro, mais de 30 mil atletas. O evento é parte do projeto esportivo da agência, que conta há três anos com uma célula com foco em Marketing Esportivo.

Além de incentivar práticas saudáveis, a corrida é uma boa alternativa para que as empresas promovam suas marcas. Na última edição, a Taeq apresentou o novo sabor de barras de cereal. Junto com o seu kit, os atletas receberam a novidade em uma embalagem personalizada. A iniciativa fez com que mais de 30 mil consumidores experimentassem o lançamento. O mesmo foi feito na edição anterior, quando os maratonistas foram os primeiros a provar os isotônicos da marca, na época de seu lançamento.

O envolvimento das empresas também é responsável pelo sucesso da ação. "Muitas companhias fazem campanhas internas e dão subsídios para que os funcionários participem", explica Leite. É o caso de nomes como Itaú, Cultura Inglesa, Unibanco e Santander. Só o Itaú leva 3 mil atletas para a corrida. Como resultado, a Maratona é a maior da América Latina em número de participantes, que se dividem em equipes de dois, quatro ou oito pessoas para percorrer, ao todo, 42km.

Maratona Pão de Açúcar KidsDe olho nas crianças
O trabalho de qualidade é reconhecido pelo boca a boca. Uma pesquisa feita durante a inscrição revelou que 40% dos competidores estavam participando pela primeira vez. Muitos por indicação de amigos. "O evento serve como porta de entrada. Há atletas que começaram na Maratona Pão de Açúcar e hoje participam de outras competições", afirma o sócio-diretor da CC&M.

Há também quem comece desde pequeno. O sucesso da Maratona levou à criação da Corrida Pão de Açúcar Kids que este ano chegou a sua 11ª edição. Realizada no dia 24 de outubro, a prova reuniu 4.500 crianças e um público de cerca de 12 mil pessoas. O circuito infantil contou ainda com a categoria Fraldinha, para crianças nascidas entre 2006 e 2008.

Este ano, a edição reuniu empresas como Cartoon, Qualitá, Taeq, Gomes da Costa e Telefônica que promoveram suas marcas entre pais e filhos. Os eventos são fruto de um trabalho de mais de 1.200 pessoas, responsáveis pela montagem, e toda a equipe da CC&M que, a partir do final da última edição, já começa a idealizar a próxima.

Números da Maratona Pão de Açúcar 2009
• Mais de 30 mil atletas
• Aproximadamente 5 mil equipes
• 1.500 pessoas envolvidas na produção, montagem e organização do evento
• 250 diárias de segurança/bombeiros
• 220 pessoas trabalhando na limpeza e reciclagem
• 11 pontos de distribuição de água
• 300 mil copos de água
• 900 toneladas de estrutura metálica
• 5.000 m² de carpete
• 4,5 mil metros de lycra para cobrir a estrutura
• 3 passarelas
• 1 palco
• 45 caminhões
• 8 motos da organização
• 120 tendas distribuídas na Praça dos Atletas e percurso do evento
• 25 ambulâncias UTI - móvel
• 25 médicos
• 25 auxiliares de enfermagem
• 4 motos, com médicos, equipadas com material para atendimento de urgência
• 2 auxiliares de enfermagem em cada área de troca
• 6 auxiliares de enfermagem no local de chegada

Ações da CC&M
• Direção técnica da corrida
• Produção e Instalação do material de merchandising
• Montagem de toda área de prova que inclui o percurso, pórticos de largada e chegada, área vip, postos de troca e pódio
• Locação de 3 Passarelas
• Praça dos Atletas com 90 tendas e painel de leds de alta definição com transmissão simultânea da prova
• Ativação das tendas da Cultura Inglesa e Boston SCI
• Tendas de apoio (médica, guarda-volumes, etc.)
• Montagem e operação de 11 postos para distribuição de 300 mil copos de água gelada
• Montagem e operação de 5 postos Taeq para distribuição de 33 mil isotônicos gelados
• 11 mil metros de gradeamento
• Montagem de uma plataforma com 3m de altura do chão com de 300m² para área para área corporativa e local de premiação
• Seguranças para todo o patrimônio e áreas necessárias
• Sonorização com sistema line-array para melhor dispersão e alcance do som
• Contatos com todos os órgãos públicos envolvidos para liberação do evento
• Entrega dos kits dos atletas
• Montagem final em 5h e desmontagem e limpeza de toda a área em 1h15

* Com reportagem de Bruno Mello.

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