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360º Comunicação se reestrutura com projetos diferenciados

Agência muda de nome e contrata ex-superintende de Marketing da Unimed-Rio em meio à crise

Por | 29/10/2009

pauta@mundodomarketing.com.br

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O passar dos anos mexeu com as estruturas da antiga agência 360º BTL. Tanto é que a empresa mudou de nome - agora é 360º Comunicação - e passou a atuar com foco maior em ações dirigidas. Desde a sua entrada no mercado, há cinco anos, a agência já realizou diversos projetos e ações de ativação. Agora, a meta é profissionalizar e caracterizar cada vez mais os seus departamentos de forma clara.

Recentemente, em dezembro de 2008, Marcelo Giannubilo deixou o cargo de Superintende de Marketing da Unimed-Rio para assumir a direção executiva comercial da 360º Comunicação. Entre as primeiras percepções do executivo ao entrar na agência, o fortalecimento dos planejamentos em ações de Marketing e as pesquisas de mercado são os destaques que sustentam os projetos da empresa.

Com ações encaminhados para a próxima Copa do Mundo de Futebol e eventos de música eletrônica, a 360º Comunicação acredita que o que atrapalha algumas empresas a pensar novos projetos é a ausência de capacidade dos jovens profissionais. É cada vez mais comum as companhias contratarem profissionais sem bagagem para assumirem cargos de grande importância nos departamentos de Marketing.

360º Comunicação se reestrutura com projetos diferenciadosRaio X do mercado promocional
A afirmação de que é fundamental fazer pesquisa e planejamento para realizar uma ação promocional não é novidade. De acordo com Giannubilo, sem estas duas etapas, o projeto não tem consistência. "É preciso estar embasada por uma gama de informações que a sustentem. Não é só questão de competência. Devemos avaliar também o parceiro que vai nos ajudar a fazer tal projeto", acredita.

Na visão do diretor executivo comercial da 360º Comunicação, o mercado está deixando de ser controlado pelo dono da empresa que responde por tudo. "A cabeça do gestor tem que estar em tudo o que a sua empresa faz. O que não pode é dividir tudo e colocar nas mãos de especialistas porque desta forma existirá um hiato grande entre os diretores e a base", explica.

Outro grande problema comum no mercado promocional é de clientes que não sabem pedir. O que se vê é o cliente elaborar um briefing diante da apresentação do projeto. "Saber pedir é muito importante. Nosso trabalho é transformar um briefing em uma solução. Esqueça a fórmula e busque a melhor tradução. A gente trabalha com o problema", diz Marcos Lacerda (foto), mais conhecido como MaLa, sócio-diretor da agência, em entrevista ao Mundo do Marketing.


360º Comunicação se reestrutura com projetos diferenciadosEventos antes e depois

Enquanto se denominava uma empresa BTL (Below The Line), a 360º desenvolveu eventos em sua maioria de projetos. Hoje, a agência trabalha também com promoção, apesar de ainda atuar fortemente na área de eventos, principalmente com convenções. Em uma ação realizada para a multinacional Philip Morris, a 360º Comunicação usou um container para levar experiência de marca aos participantes de um evento. "Notamos que a barraca usada pela empresa em eventos estava ultrapassada. Criamos um container mobiliado, sem expor a marca. O sucesso foi tão grande que já estamos fazendo o terceiro container. Se compararmos os gastos com as duas peças durante um ano, o container é 20% mais econômico. Se transformou em um ponto-de-venda", conta Marcelo Giannubilo (foto).

Para o Atualuxo, a empresa inovou ao colocar uma pista de carrinho de controle remoto para ativar a marca Audi. Os participantes que fizessem o circuito em menor tempo ganhavam de brinde uma réplica em miniatura original da marca. "Na prática, fazemos promoção, endomarketing, design, relacionamento. Hoje somos 34 profissionais na agência e buscamos um grande cliente em cada categoria de atuação", planeja MaLa.
 
Outra ação de peso foi a parceria entre o Grupo Pão de Açúcar e a Embratel. A agência tinha o desafio de aumentar o número de linhas telefônicas vendidas. Foi criado um projeto para que a empresa estivesse presente nos PDVs do Grupo Pão de Açúcar. O aniversário do Extra foi patrocinado pela Embratel e até no comercial de TV havia a marca da telecom, além dos mais de 25 milhões de tablóides distribuídos com a comunicação da empresa de telecomunicações inserida.

Projetos de ontem e de hoje
"Além de tudo isso ainda usamos comunicação nos caixas, nas gôndolas. O resultado foram 10 mil linhas telefônicas vendidas e o volume de intenção de compra chegou a 30 mil linhas", aponta Giannubilo. Para o futuro, a 360º Comunicação aposta na Copa do Mundo de 2010. Em um projeto em fase de negociação, a agência pretende criar um espaço reservado exclusivamente para torcedores que queiram assistir aos jogos. "Em qualquer lugar do Brasil, durante a Copa, o dono do bar coloca um telão. Não existe um lugar específico para o público assistir aos jogos".

Por isso, a agência já selecionou um espaço na cúpula do WTC para oferecer tudo o que tem em uma Copa do Mundo. "Os ambientes serão divididos por continentes onde cada um terá atrações. O local receberá pessoas convidadas por patrocinadores ou as que comprarem ingressos para assistir aos jogos", diz o diretor executivo comercial da 360º Comunicação ao site. "Estamos animados porque vamos trabalhar com patrocinadores, com o consumidor final e com a mídia", completa o executivo.

*Atualizado em 30/10

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