Lojas alinham Marketing ao Fashion?s Night Out | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Lojas alinham Marketing ao Fashion?s Night Out

Marcas investem em ações diferenciadas durante evento mundial de moda

Por | 11/09/2009

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O mundo da moda se uniu literalmente ontem, dia 10 de setembro. Em 14 cidades do planeta, centenas de marcas participaram de uma ação voltada para combater a recessão e celebrar a força da indústria fashion no mundo de varejo. A primeira edição do Fashion´s Night Out, realizado pela revista Vogue a partir de uma iniciativa de Anna Wintour, editora-chefe da edição americana da revista, e Jonathan Newhouse, chairmain da Condé Nast International, aconteceu simultaneamente em Nova York, Madri, São Paulo, Rio de Janeiro, Paris, Moscou, Milão, Pequim, Londres, Berlim, Atenas, Nova Delhi,Tóquio e Taipei.

No Brasil, o evento ocorreu nos shoppings Leblon, no Rio de Janeiro, Shopping Iguatemi e Rua Oscar Freire, em São Paulo. Cada loja preparou uma ação específica para seu consumidor, assim como os shoppings ofereceram shows e uma noite de festa onde as lojas participantes ficaram abertas até as 24h.

Para atrair a atenção do consumidor, as lojas não pouparam esforços. De drinks a acrobatas aéreos, o mundo da moda buscou nas estratégias de Marketing o modelo perfeito para `vestir´ a loja e fazer brilhar os olhos dos consumidores ao entrar em seu espaço. Apesar de o evento durar apenas um dia, a expectativa de lojistas e shoppings é boa com relação às vendas, já que a Vogue escolheu e recomendou dez peças de cada marca participante para serem expostas ao público.

Lojas alinham Marketing ao Fashion´s Night OutPreparar, direcionar e agir
O Fashion´s  Night Out é um evento mundial que celebra a moda, as tendências e reforça a importância do setor para o varejo de cada cidade participante. A preparação do Shopping Leblon começou quatro meses antes da data marcada, segundo Daniele Hornos, gerente de Marketing. "Nosso objetivo é consolidar o shopping como um espaço com DNA de moda e tendências e fixar isto na mente dos consumidores", diz Daniele (foto) em entrevista ao Mundo do Marketing.

A HP tem a moda como um dos pilares da sua nova estratégia de Marketing, já que o objetivo é buscar a diferenciação através de valor. Para impactar os consumidores presentes no Shopping Iguatemi em São Paulo, a marca pôs acrobatas aéreos para fazer uma representação artística interativa com uma tela gigante. Além da HP, outras grandes marcas também desfilaram ações de Marketing impactantes para o público.

A Nestlé ofereceu degustação do chocolate premium Nestlé Gold, Água Perrier e sorvete Molico 0% de Gordura, através de um carrinho que circulou pelos Shoppings Iguatemi e Market Place, além da loja Daslu. Já a Amsterdam Sauer ofereceu em sua loja no Iguatemi uma noite dedicada aos cinco sentidos. No espaço, os consumidores encontraram perfumes ambientes e receberam massagens nas mãos. Apreciaram ainda música ambiente, degustaram doces e espumante. Tudo isso serviu para chamar a atenção para a nova coleção de jóias da marca.

Lojas alinham Marketing ao Fashion´s Night OutExposição através de drinks e salão de beleza
A H.Stern também percebeu que o Fashion´s Night Out é uma oportunidade para oferecer um ambiente climatizado, o que torna a visita à loja um momento de prazer. "A H.Stern busca oferecer este clima de bem-estar sempre, mas, com o envolvimento de tantas outras marcas numa data específica a `shopping experience´ se torna ainda mais convidativa. Faz parte da nossa rotina servir café, capuccino, refrigerante e espumante", explica Christian Hallot, embaixador da H.Stern, ao site.

Para este evento, a marca ofereceu aos visitantes drinques preparados pela sommelier Deise Novakoski, da equipe do restaurante Eça, que pertence à H.Stern, localizado no Rio de Janeiro. Além de alavancar as vendas dos produtos expostos pela Vogue (foto), a H.Stern espera mais deste evento. "Fazer parte de um evento assinado pela Vogue Internacional é uma boa exposição para a marca. Não esperamos retorno mensurável, mas sim ver a adesão do público ao evento e fazer com que nossos visitantes saiam da loja satisfeitos", afirma Hallot.

A Unilever montou o Seda Urban Salon no Fashion´s Night Out. Trata-se de um salão-conceito que ofereceu coquetel para convidados e contou ainda com as DJs Adriana Recchi, Japa Girl e Marina Dias, em São Paulo. Além de promover os produtos das lojas participantes, o evento rendeu bons frutos para a rede social de Moda, byMK.

Lojas alinham Marketing ao Fashion´s Night OutVirtual X Real
Em um ação de Marketing interativo em parceria com a loja MOB da Oscar Freire, em São Paulo, a byMK possibilitou que os internautas montassem looks virtuais que foram apresentados em uma TV LCD de 42 polegadas com tecnologia Touch Screen durante o evento (foto). "Queremos ser sinônimo de inovação para a indústria de moda. A tela de LCD na loja conversa com o site, que conversa com outras redes sociais, como o Twitter", explica Flávio Pripas, um dos criadores do byMK em entrevista ao site.

Além de interagir com consumidores presentes no evento, a byMK incluiu os internautas na ação através do site byMK. Desta forma, os usuários da rede puderam comentar os looks montados na MOB. "Tanto para a MOB, quanto para o byMK, esta ação significa inovação. Ela está presente na experiência do cliente no ponto-de-venda, na integração do PDV com a web e na forma de atingir o cliente independente de canal", avalia Pripas.

Além do buzz, o fundador do byMK buscou converter a presença de convidados da rede social na loja em vendas. "A comunicação aberta através de redes sociais como o byMK pode ser uma ferramenta importante para as marcas e lojas", acredita o executivo. A oportunidade de vender mais está diretamente ligada à presença do público. Segundo a gerente de Marketing do Shopping Leblon, Daniele Hornos, são cerca de 20 mil pessoas por dia passando pelas vitrines das lojas. Por isso, o departamento de Marketing do shopping carioca percebeu a necessidade de fixar na mente dos consumidores o shopping  como referência em tendências mundiais.

Lojas alinham Marketing ao Fashion's Night Out
Shopping Leblon, no RJ, recebeu o público com shows durante o evento que ocorreu das 18h às 24h

Comentários


Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss