Lojas alinham Marketing ao Fashion?s Night Out | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Lojas alinham Marketing ao Fashion?s Night Out

Marcas investem em ações diferenciadas durante evento mundial de moda

Por | 11/09/2009

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O mundo da moda se uniu literalmente ontem, dia 10 de setembro. Em 14 cidades do planeta, centenas de marcas participaram de uma ação voltada para combater a recessão e celebrar a força da indústria fashion no mundo de varejo. A primeira edição do Fashion´s Night Out, realizado pela revista Vogue a partir de uma iniciativa de Anna Wintour, editora-chefe da edição americana da revista, e Jonathan Newhouse, chairmain da Condé Nast International, aconteceu simultaneamente em Nova York, Madri, São Paulo, Rio de Janeiro, Paris, Moscou, Milão, Pequim, Londres, Berlim, Atenas, Nova Delhi,Tóquio e Taipei.

No Brasil, o evento ocorreu nos shoppings Leblon, no Rio de Janeiro, Shopping Iguatemi e Rua Oscar Freire, em São Paulo. Cada loja preparou uma ação específica para seu consumidor, assim como os shoppings ofereceram shows e uma noite de festa onde as lojas participantes ficaram abertas até as 24h.

Para atrair a atenção do consumidor, as lojas não pouparam esforços. De drinks a acrobatas aéreos, o mundo da moda buscou nas estratégias de Marketing o modelo perfeito para `vestir´ a loja e fazer brilhar os olhos dos consumidores ao entrar em seu espaço. Apesar de o evento durar apenas um dia, a expectativa de lojistas e shoppings é boa com relação às vendas, já que a Vogue escolheu e recomendou dez peças de cada marca participante para serem expostas ao público.

Lojas alinham Marketing ao Fashion´s Night OutPreparar, direcionar e agir
O Fashion´s  Night Out é um evento mundial que celebra a moda, as tendências e reforça a importância do setor para o varejo de cada cidade participante. A preparação do Shopping Leblon começou quatro meses antes da data marcada, segundo Daniele Hornos, gerente de Marketing. "Nosso objetivo é consolidar o shopping como um espaço com DNA de moda e tendências e fixar isto na mente dos consumidores", diz Daniele (foto) em entrevista ao Mundo do Marketing.

A HP tem a moda como um dos pilares da sua nova estratégia de Marketing, já que o objetivo é buscar a diferenciação através de valor. Para impactar os consumidores presentes no Shopping Iguatemi em São Paulo, a marca pôs acrobatas aéreos para fazer uma representação artística interativa com uma tela gigante. Além da HP, outras grandes marcas também desfilaram ações de Marketing impactantes para o público.

A Nestlé ofereceu degustação do chocolate premium Nestlé Gold, Água Perrier e sorvete Molico 0% de Gordura, através de um carrinho que circulou pelos Shoppings Iguatemi e Market Place, além da loja Daslu. Já a Amsterdam Sauer ofereceu em sua loja no Iguatemi uma noite dedicada aos cinco sentidos. No espaço, os consumidores encontraram perfumes ambientes e receberam massagens nas mãos. Apreciaram ainda música ambiente, degustaram doces e espumante. Tudo isso serviu para chamar a atenção para a nova coleção de jóias da marca.

Lojas alinham Marketing ao Fashion´s Night OutExposição através de drinks e salão de beleza
A H.Stern também percebeu que o Fashion´s Night Out é uma oportunidade para oferecer um ambiente climatizado, o que torna a visita à loja um momento de prazer. "A H.Stern busca oferecer este clima de bem-estar sempre, mas, com o envolvimento de tantas outras marcas numa data específica a `shopping experience´ se torna ainda mais convidativa. Faz parte da nossa rotina servir café, capuccino, refrigerante e espumante", explica Christian Hallot, embaixador da H.Stern, ao site.

Para este evento, a marca ofereceu aos visitantes drinques preparados pela sommelier Deise Novakoski, da equipe do restaurante Eça, que pertence à H.Stern, localizado no Rio de Janeiro. Além de alavancar as vendas dos produtos expostos pela Vogue (foto), a H.Stern espera mais deste evento. "Fazer parte de um evento assinado pela Vogue Internacional é uma boa exposição para a marca. Não esperamos retorno mensurável, mas sim ver a adesão do público ao evento e fazer com que nossos visitantes saiam da loja satisfeitos", afirma Hallot.

A Unilever montou o Seda Urban Salon no Fashion´s Night Out. Trata-se de um salão-conceito que ofereceu coquetel para convidados e contou ainda com as DJs Adriana Recchi, Japa Girl e Marina Dias, em São Paulo. Além de promover os produtos das lojas participantes, o evento rendeu bons frutos para a rede social de Moda, byMK.

Lojas alinham Marketing ao Fashion´s Night OutVirtual X Real
Em um ação de Marketing interativo em parceria com a loja MOB da Oscar Freire, em São Paulo, a byMK possibilitou que os internautas montassem looks virtuais que foram apresentados em uma TV LCD de 42 polegadas com tecnologia Touch Screen durante o evento (foto). "Queremos ser sinônimo de inovação para a indústria de moda. A tela de LCD na loja conversa com o site, que conversa com outras redes sociais, como o Twitter", explica Flávio Pripas, um dos criadores do byMK em entrevista ao site.

Além de interagir com consumidores presentes no evento, a byMK incluiu os internautas na ação através do site byMK. Desta forma, os usuários da rede puderam comentar os looks montados na MOB. "Tanto para a MOB, quanto para o byMK, esta ação significa inovação. Ela está presente na experiência do cliente no ponto-de-venda, na integração do PDV com a web e na forma de atingir o cliente independente de canal", avalia Pripas.

Além do buzz, o fundador do byMK buscou converter a presença de convidados da rede social na loja em vendas. "A comunicação aberta através de redes sociais como o byMK pode ser uma ferramenta importante para as marcas e lojas", acredita o executivo. A oportunidade de vender mais está diretamente ligada à presença do público. Segundo a gerente de Marketing do Shopping Leblon, Daniele Hornos, são cerca de 20 mil pessoas por dia passando pelas vitrines das lojas. Por isso, o departamento de Marketing do shopping carioca percebeu a necessidade de fixar na mente dos consumidores o shopping  como referência em tendências mundiais.

Lojas alinham Marketing ao Fashion's Night Out
Shopping Leblon, no RJ, recebeu o público com shows durante o evento que ocorreu das 18h às 24h

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss