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Ação promocional no PDV é a menina dos olhos do mercado

Primeira pesquisa realizada pela AMPRO mostra um retrato do setor que espera superar em 13% o faturamento de 2006, que já foi na ordem de 20 bilhões

Por | 15/05/2007

bruno@mundodomarketing.com.br

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Ação promocional no PDV é a menina dos olhos do mercado

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

Investir em ações promocionais no ponto de venda está na agenda de 86% dos executivos entrevistados pela primeira pesquisa realizada pela AMPRO - Associação de Marketing Promocional - para traçar um retrato do marketing promocional no Brasil e vislumbrar as tendências deste setor que movimentou R$ 20 bilhões em 2006. Para este ano, a estimativa é que o mercado cresça mais 13%.

Mais do que a intenção em focar seus esforços no PDV, 66% dos entrevistados pelo IBOPE Solution afirmaram que já realizaram alguma ação nos locais de vendas. O segmento está à frente do marketing de eventos (53%), design gráfico e comunicação visual (49%) e ativação de vendas (46%). O marketing de incentivo, em voga neste momento, ficou em 8º lugar no ranking com 25% de aplicação nos últimos 12 meses.

Na intenção de futuros investimentos, porém, o incentivo também será um dos mais aplicados daqui por diante, com 65% da preferência dos executivos, seguido por eventos, com 53%, marketing digital, com 52%, e promoções com premiação, com 50% das escolhas. O levantamento patrocinado por 43 empresas associadas à Ampro ouviu executivos de marketing, trademarketing, comunicação, publicidade, promoções, vendas e eventos de 100 empresas nos segmentos de indústria, serviços e comércio.

Job x Contratação
A radiografia feita pela Associação também expôs o que o Mundo do Marketing já noticiou: grande parte das contratações das agências especializadas é feita por job (76%), e não por contratos de longo prazo. Neste caso, as concorrências são maioria pelas contas, com 84%. Outro dado que comprova o crescimento do setor é que em 68% das empresas a verba destinada às ações promocionais teve crescimento nos últimos três anos.

Um número na pesquisa, porém, mostra esse crescimento do setor pode ser abatido caso as empresas não meçam o retorno das ações promocionais, uma vez que 73% delas afirmaram que não fazem nenhum esforço de pós-venda para medir a satisfação do cliente com a ação. Por isso, 97% das empresas responderam que é importante ter indicadores.

Dos entrevistados pela pesquisa, 53% dos executivos são gerentes, 16% diretores, 12% coordenadores ou supervisores. Os demais trabalham como analistas, diretores gerais ou superintendentes, especialistas ou outros cargos. Grande parte deles (47%) estão locados na área de marketing da empresa, enquanto 19% está em Trademarketing, 12% em Comunicação e Publicidade e 7% na área de Promoções. Os demais atuam nas áreas de vendas, merchandising e eventos.

Acesse
www.ampro.com.br

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