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IV Seminário Marketing 360º: a importância da pesquisa para gerar inovação

Peter Krieg apontou a importância da pesquisa com consumidores

Por | 16/10/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

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IV Seminário Marketing 360º: a importância da pesquisa para gerar inovação

Por Guilherme Neto
guilherme@mundodomarketing.com.br

O IV Seminário Marketing 360º também contou com a presença do americano Peter Krieg, CEO Mundial e um dos fundadores da Copernicus Marketing Consulting. A consultoria de marca atende clientes de todo o mundo através de seus escritórios localizados em Waltham, nos EUA, e em São Paulo.

Peter Krieg apontou para a importância da pesquisa com consumidores e o mercado antes do desenvolvimento de novos produtos, já que as vendas costumam cair após um tempo quando não há inovações. "As marcas hoje em dia fazem extensão de linhas, mas a realidade é que raramente elas trazem novos consumidores", explica.

Uma das táticas aconselhadas pelo executivo que tem gênios como Philip Kotler em seu círculo de amizades é promover jogos entre consumidores. Segundo ele, é preciso não apenas perguntá-los o que eles gostam ou desgostam, mas estimulá-los a falar sobre uma marca e seus produtos.

Fãs da marca e jovens são as melhores fontes de idéias
"Os fãs da marca são quem trará os melhores resultados e respostas à marca em ações como essa. É preciso entendê-los e investir neles para então pensar em novos consumidores", alerta Krieg, que indica ainda os jovens como uma fonte rica de grandes idéias.

Outra estratégia é acompanhar a rotina de alguns consumidores, desde antes da compra até o seu momento de uso, muitas vezes fazendo filmagens durante todo o processo. Krieg alerta ainda a importância de manter-se antenado e procurar replicar tendências em novos produtos, mas sempre agregando inovação.

Peter Krieg encerrou alertando do risco de ações de Marketing baseadas apenas em intuição, sem uma base de pesquisa ou testes de produto antes de investir milhões em lançamentos. "As que se baseiam apenas em intuição são as que acabam falhando. As empresas deveriam reservar 15% de sua verba para experimentos", disse.

Sobre a crise econômica mundial que tem o seu país natal, os Estados Unidos, como origem, Krieg fala que momentos como esse são idéias para que os profissionais de Marketing repensem suas estratégias para investir em pesquisa e inovação. "O sucesso não é uma questão de destino, mas de escolha", diz Peter Krieg.





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