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IV Seminário Marketing 360º: marcas devem manter excelência em todos canais de venda

Gerenciando os canais

Por | 16/10/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

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Por Guilherme Neto
guilherme@mundodomarketing.com.br

Marcelo Cherto iniciou a parte da tarde do segundo dia de palestras do IV Seminário Marketing 360 falando sobre a importância do bom gerenciamento de todos os canais de Marketing de uma empresa. O Presidente do Grupo Cherto e membro da Academia Brasileira de Marketing afirmou que a forte concorrência entre marcas decorrente do aumento da oferta e da globalização obriga as empresas a oferecer uma excelência ainda maior na oferta de seus produtos.

"Hoje não existe mais taxa de market share, mas sim share of wallet. A camiseta compete com o celular, o McDonald´s concorre com o pipoqueiro. As empresas disputam a atenção do consumidor, o tempo e até o coração dele", explica Marcelo Cherto.

Crise econômica é oportunidade
Para ele, a crise econômica atual provocará uma seleção natural de empresas no mercado, sobrevivendo apenas aquelas que souberem orquestrar o fluxo de informação em todos os canais da empresa. "Se um canal falhar, pode por em risco toda a reputação da marca", alerta Cherto.

Cherto acrescenta que a crise também gera oportunidade, explicando que o consumidor não deixa de consumir e procura alternativas quando não pode mais pagar por um determinado bem ou serviço. Por enquanto, ele acredita que a crise não afetou o Brasil e lamenta que muitos empresários estejam "desesperados sem motivo". "Estamos negociando para adquirir três empresas por um bom preço. Nós vamos comprar e vamos conseguir vender", promete o executivo.

Para ele, é muito arriscado investir muito dinheiro com o lançamento de novos produtos em épocas como essa, principalmente se ela vem apoiada por canais de venda despreparados. "Todos eles refletem-se até a hora da compra no ponto-de-venda, o principal momento de experiência com a marca pelo consumidor", explica.

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